Fechando propostas de oferta de crédito via SMS

O envio de mensagens instantâneas no celular é uma das maneiras mais eficientes que os bancos e financeiras tem usado para se comunicarem com os clientes. Como no Brasil já são mais de 240 milhões de aparelhos celulares em uso, essa é uma excelente forma dessas empresas venderem os produtos e serviços bancários, traçarem estratégias para recuperação de crédito, estreitarem o relacionamento por meio da pesquisa de satisfação ou mesmo informar sobre as movimentações da conta.

No entanto, para ter sucesso na estratégia de uso do SMS como meio de comunicação é preciso planejar assertivamente como será feita a abordagem e a mensagem enviada para cada cliente, principalmente quando falamos de oferta de créditoLembre-se do quanto gostamos de um atendimento personalizado e da busca pela experiência positiva com as empresas. Assim, o cliente que não sentir que a empresa teve uma comunicação focada, trazendo uma solução para ele, vai acabar desconsiderando o seu contato. Veja então como elaborar a oferta de crédito via SMS de maneira simples e eficaz. 

1.Seja assertivo na mensagem

Se a proposta do seu banco é vender empréstimo pessoal para a base de clientes, crie uma campanha de SMS convidando os correntistas a participarem de uma sessão de chat com os atendentes para esclarecer as dúvidas e ver as opções mais atraentes para cada perfil. O mesmo pode ser feito se o banco já iniciou o relacionamento por telefone, mas precisa agilizar um trâmite burocrático (como assinatura de contrato) para concluir a proposta. Uma boa saída é usar o SMS para o aceite digital.

2. Adote boas práticas de envio de SMS

Para que a estratégia de comunicação via SMS tenha credibilidade perante ao cliente é fundamental adotar boas práticas. Por exemplo, só envie mensagens instantânea via celular após a autorização prévia do usuário quanto ao recebimento da mensagem (Opt-in). Planeje os horários de envios do SMS, priorizando os contatos durante a semana, em horário útil. Jamais mande aos domingos e feriados, exceto para os casos onde o SMS é esperado nestas datas. Outro ponto importante é sempre lembrar de identificar o remetente no final da mensagem para que o usuário saiba quem está passando aquela informação.

3. Cuide da imagem da sua instituição

O maior prejuízo de quem não respeita essas regras é em relação à imagem da marca. Quando uma empresa envia SMS com conteúdos que desrespeitam o usuário, isso pode resultar numa reação inversa do propósito inicial. Além disso, há também sanções legais e financeiras, como multas, que podem ser acionadas dependendo do caso. Portanto, seguir as regras gerais de utilização, faz toda a diferença para percepção do usuário final.

Para ter uma estratégia de envio SMS assertiva confira o e-book da Zenvia “SMS Corporativo para Bancos“. 

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia