Dicas de uso do SMS para livrarias

O perfil dos leitores mudou de forma expressiva em função da internet. Desta forma, as livrarias, bibliotecas, editoras e demais empresas do segmento, precisam acompanhar essa tendência para fidelizar o público e se reaproximar daqueles que preferem o digital à publicação física.

Embora muitos títulos estejam à disposição para download na web, ainda existe um mercado editorial forte a ser explorado no país. Segundo pesquisa elaborada pela Innovare Pesquisa, existem 88,2 milhões de leitores brasileiros que ainda compram exemplares físicos.

Assim surge o questionamento: como se aproximar destes leitores de forma eficiente e com baixo custo? Separamos dicas incríveis para que você saiba como usar SMS e fidelizar seus clientes!

Potencialize as vendas na livraria

Conforme a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, entre aqueles que não têm o hábito de ler, apenas 2% dos não leitores considerou que o preço dos livros era um motivo para não ler. O resultado mostra que é possível atrair este público com promoções e atendimento de qualidade. Quer saber como usar SMS para atraí-los?

Envie SMS para avisar a disponibilidade de um título solicitado;
O consumidor vai à livraria, mas não encontra o título disponível naquele dia. Ele, então, pede que seja avisado quando chegar. A mensagem chega de forma discreta e rápida no seu aparelho celular. A empresa não precisa deslocar um funcionário para ficar tentando fazer a ligação e ainda correr o risco de ligar em um momento impróprio ou não ser atendido.

Informe sobre promoções!

Com o cadastro do cliente, a loja sabe quais seus assuntos preferidos, as últimas compras e pode direcionar promoções de livros que sejam do interesse da pessoa. Exemplos de como usar SMS para ajudar nas vendas:
1. “Carla, o livro ‘Comer, Rezar e Amar’ está disponível na loja da Livraria Solar da Rua Tiradentes, 100.”
2. “Pedro, a Livraria Solar está com 20% de desconto em todos os livros de poesia! Seu cupom de desconto é o 7648723.”

Como usar SMS nas vendas on-line de livros?

As compras pela internet estão cada vez mais populares no Brasil. Levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria, revela que 72% dos consumidores que usam a web para fazer compras estão satisfeitos e 20% muito satisfeitos. Livros (13%), CDs e DVDs (12%) aparecem na lista dos produtos mais comprados pelos usuários. A partir desse novo comportamento do consumidor, é interessante avaliar a inclusão de um e-commerce nos negócios!

O SMS entra como um aliado na ação de marketing do negócio, já que o público que faz compras virtuais é ainda mais conectado ao smartphone. As mensagens podem informar sobre descontos, lançamentos e promoções exclusivas. Vale lembrar que o SMS tem um índice de leitura de 95%! Confira as dicas:

1. Carlos, clique no link e garanta 20% de desconto nas compras on-line da Livraria Solar.
2. O novo livro de Paulo Coelho está à venda com desconto de 10% para clientes exclusivos do e-commerce da Livraria Solar.

SMS para fidelizar o cliente

Atrair pessoas para dentro da loja e lhe proporcionar uma boa experiência é um dos maiores desafios de quem trabalha com vendas atualmente. O cheirinho do café pode ser uma boa isca para fazer movimentar seu espaço físico, pois combina com livro e uma boa conversa entre amigos. Então, além de enviar dicas de leitura e promoções, mande por SMS um desconto exclusivo de um café + pão de queijo na cafeteria dentro da sua loja ou de um parceiro do shopping. Unir as forças em tempos de crise é bom para todos! Um exemplo:

1. Gabriela, a cafeteria da Livraria Solar está com uma promoção imperdível! Você é nossa convidada, com direito a acompanhante, para um café. Aproveite e confira as novidades em livros, CDs e DVDs.

Dica plus: Organização em bibliotecas!

Você sabia que tem como usar SMS em bibliotecas também? Além de ser uma ferramenta importante em livrarias, o SMS é indicado para facilitar o dia a dia de bibliotecas, tanto públicas como privadas. Veja as situações em que o SMS pode ajudar:

1 – Por meio do envio de uma mensagem é possível lembrar o leitor que o empréstimo do seu livro encerra em breve. Essa simples lembrança ajuda a evitar multas e um possível desânimo do usuário que pode deixar de usar o serviço por lhe causar gastos.

2 – É uma forma de organizar as obras do espaço e garantir que o leitor volte.
Exemplos em que o SMS pode seu usado pelas bibliotecas:

“João, o empréstimo do livro ‘Cem Anos de Solidão’ termina amanhã. Evite multas.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.”

“Joana, o livro de Machado de Assis que você estava na fila de espera para ler está à disposição! Lembramos que sua reserva expira em 48hs.”

Escrito por

Zenvia