Confira os canais de comunicação para seu perfil empresarial

Definir os meios pelos quais sua empresa irá se relacionar com seu pública é uma etapa fundamental do planejamento estratégico de comunicação do seu negócio. Estamos falando da escolha dos canais de comunicação.

As possibilidades são muitas e o desafio é justamente decidir pelos canais mais adequados para a sua empresa. Ou seja, definir a forma mais eficaz de divulgar o seu serviço e produto.

Mas para decidir entre os diferentes canais de comunicação que nos cercam, é necessário considerar os critérios que devem ser levados em conta para a tomada dessa decisão. A seguir, algumas perguntas que você deve ter em mente para fazer a escolha certa!

O que será transmitido pelos canais de comunicação?

Para responder a essa pergunta, é necessário compreender o perfil de sua empresa e, a partir daí, definir o tipo de mensagem que será transmitida. É necessário considerar, então, as características da mensagem, como o seu formato e a linguagem empregada (formal ou informal).

Ter clareza em relação às configurações da mensagem é indispensável para que se escolha o canal mais adequado ao conteúdo que será transmitido, pois nem todas os canais de comunicação contemplam todos os tipos e formatos de mensagem.

Além disso, alguns tipos de mensagem podem ser disseminadas com mais sucesso em canais de comunicação específicos. Por exemplo, se o conteúdo de sua mensagem é imagético, será melhor transmitido em redes adequadas a materiais visuais.

Por que será transmitido?

Com essa pergunta, você deve se questionar em relação aos objetivos da comunicação que será implementada. Mais uma vez, o perfil de sua empresa deve ser levado em conta para que se considere de que forma a comunicação pode contribuir para o alcance das metas que estão em jogo.

Diferentes objetivos podem determinar diferente canais de comunicação. Por exemplo, a forma como a comunicação interna em uma empresa será efetuada deve estar alinhada ao objetivo de fazer circular as informações dentro da empresa. Já a forma como a comunicação externa se desenvolve deve estar de acordo com os objetivos da empresa ao se relacionar com agentes externos.

Quando se trata de clientes e o objetivo é fidelizá-los, por exemplo, devo pensar nos canais de comunicação que melhor se adequem às estratégias determinadas para isso. Mas antes, é importante conhecer o perfil do público que será atingido.

Para quem será transmitido?

Uma mensagem pode ser destinada a diferentes receptores. Prestadores de serviço, parceiros e clientes são alguns deles. Ter clareza sobre o perfil do receptor com quem irá interagir é um critério essencial para a escolha do canal de comunicação mais eficaz para alcançá-los. Afinal, meios diferentes podem atingir perfis diferentes.

Para conhecer a fundo o perfil de seu público é necessário fazer pesquisas que demonstrem suas expectativas em relação à empresa, a forma como interagem com seus serviços, o que buscam e, por fim, como consomem informações. Assim, será possível descobrir por quais canais de comunicação seu público costuma optar.

E não se esqueça de associar todas as respostas que deu a essas perguntas à natureza dos canais de comunicação que está considerando usar. Dessa forma, será possível avaliar se as características, as propostas e os objetivos deles são adequados para a estratégia de comunicação da sua empresa.

A escolha dos canais de comunicação é fundamental. Mas não pare por aí! Definido o canal, será necessário traçar um plano estratégico apropriado para ele. Entenda como isso pode funcionar no caso do SMS com o post Estratégias de comunicação com SMS: como planejar?

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia