Você sabe como os bancos usam o sms?

Os telefones celulares e smartphones se tornaram um item indispensável no cotidiano de muitas pessoas. Com eles, você consegue ter acesso a todo tipo de informação, rapidamente, na ponta dos dedos.
As agências bancárias podem tirar vantagem disso para tornar a vida de seus clientes muito mais fácil. Usando o SMS, por exemplo, elas podem informar sobre transações financeiras, saldos, pagamentos, entre tantos outros serviços que um banco oferece. O usuário recebe a mensagem instantaneamente, e pode gerir sua vida financeira de onde estiver.
Mas, vamos detalhar mais como os bancos usam o sms como estratégia para melhorar os seus processos e construir um relacionamento sólido com os seus clientes.

Cadastramento para o serviço
Em primeiro lugar, o cliente deve se cadastrar para receber esse serviço. Geralmente, essa opção está disponível nos caixas eletrônicos ou online.
O envio de mensagens é bastante popular, pois ajuda as pessoas a ter um controle maior sobre seu dinheiro e planejar melhor seus gastos e investimentos. Além disso, é uma medida de segurança, uma vez que o usuário sabe sobre todas as transações que são feitas em sua conta e pode detectar com agilidade se algo está fora do comum.

Mantendo o cliente informado
É possível oferecer ao seu cliente dados sobre qualquer movimentação financeira em sua conta, como o saldo disponível, o extrato e a fatura do cartão de crédito, transferências realizadas, saques, transações na poupança e nos fundos de investimento.
As mensagens de cobrança via SMS, por exemplo, são muito úteis, pois deixam o cliente avisado sobre futuros pagamentos e permite que ele organize seu orçamento de maneira mais eficiente.
Os SMS sempre devem conter informações básicas, como a conta onde as transações foram realizadas, valores e a data.

Pagamentos de boletos
O pagamento de boleto bancário via SMS é muito prático, pois pode ser feito com rapidez a qualquer momento e elimina a necessidade de gastar papel com a impressão. As mensagens dão detalhes sobre o preço, prazo, número do boleto e o cliente tem a opção de pagar na hora ou agendar o pagamento.
Esse sistema também foi desenvolvido para ajudar aqueles usuários distraídos, que sempre se esquecem de pagar suas contas. É possível enviar um aviso de vencimento via SMS e lembrá-lo da cobrança.

Oferta de outros serviços do banco
O SMS pode ajudar no crescimento dos negócios. Envie mensagens aos seus clientes com ofertas e serviços oferecidos pelo banco. Atualize-o sobre as condições de financiamento ou sobre os novos seguros de carro, por exemplo.
Esta estratégia é interessante, pois alguns usuários poderiam nem saber sobre a existência de certo serviço e, por meio do SMS, decidir pesquisar mais.
Apenas lembre-se de não exagerar e lotar a caixa de entrada de seu cliente de mensagens, pois rapidamente ele poderá se aborrecer. Use essa tática de marketing com bom senso e a comunicação entre o banco e os seus clientes será mais natural.

O SMS é uma excelente forma de fidelizar clientes e deixá-los tranquilos e satisfeitos com os serviços oferecidos. Saber como os bancos usam o sms em suas estratégias mobile pode te ajudar a compreender a importância do sms no relacionamento com seus clientes

Nota: Temos serviços especializados focados em soluções bancárias. Para saber mais entre em contato conosco!

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia