Como fazer publicidade no WhatsApp Business

Aprenda como configurar campanhas de cliques e de publicidade no WhatsApp Business e conecte sua marca a milhões de usuários.

Aprenda como configurar campanhas de cliques e de publicidade no WhatsApp Business e conectar sua marca a milhões de usuários.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma plataforma WhatsApp desenvolvida especialmente para pequenas e médias empresas.

Mais de 60 mil mensagens são enviadas diariamente via WhatsApp. É por isso que o Facebook desenvolveu esta versão voltada para os negócios: os clientes estão no WhatsApp, as empresas também.

Desta forma, o WhatsApp tem se posicionado como um dos meios para realizar estratégias conversacionais para aquisição e retenção de usuários.

Como tirar o máximo proveito das vantagens do WhatsApp Business?

Alguns benefícios que você pode obter ao usar o WhatsApp Business:

  • Você desenvolverá um marketing de relacionamento mais profundo com seus clientes
  • Você terá taxas de conversão mais altas
  • Você pode obter benefícios com um baixo investimento em marketing
  • Você terá melhores vendas, devido à proximidade que o trabalho com uma ferramenta conversacional proporciona

Como vender no WhatsApp Business?

Você pode vender no WhatsApp Business criando anúncios direcionados para a plataforma, o que você deve fazer é criar anúncios click-to-WhatsApp. Eles são semelhantes a outro tipo de publicidade disponível no Facebook, chamado Click-to-Messenger.

Os anúncios de conversas do Facebook são uma das melhores ferramentas que você pode aplicar para combinar com as automações disponíveis na plataforma. Eles se diferem dos anúncios mais tradicionais porque não direcionam os usuários a uma página de destino ou a um formulário tedioso, mas iniciam diretamente a conversa com eles.

Combinar esta ferramenta com um chatbot que captura e redireciona leads para o departamento correspondente, aumentará sua conversão para clientes como nunca antes. Zenvia Conversion oferece a você a configuração de sua conta WhatsApp Business para agilizar seus processos, junto com a integração de um chatbot para que suas conversas continuem mesmo fora do horário de trabalho. Você poderá servir a muito mais pessoas com menos esforço.

Com esta ferramenta você pode utilizar a plataforma de anúncios do Facebook para que as pessoas o contatem através do WhatsApp. Algumas coisas a ter em mente ao realizar esse tipo de publicidade:

  • O anúncio exibido terá uma frase de chamariz que, assim que o usuário clicar nele, iniciará a conversa no WhatsApp.
  • Você deve conectar sua linha do WhatsApp ao Facebook para poder configurar os anúncios do aplicativo WhatsApp Business.
  • Os anúncios podem ser exibidos em: Facebook Marketplace, feed do Facebook, feed do Instagram e seção de busca; finalmente, tanto no Facebook quanto no Instagram.

Quais são os objetivos da campanha de publicidade no WhatsApp?

Antes de configurar suas campanhas Click-to-WhatsApp, você deve primeiro definir alguns dos objetivos de marketing oferecidos pelo gerente de publicidade. Esses objetivos são divididos em três grupos de acordo com o status dos clientes em um funil de marketing:

Conhecimento

Aqui você poderá escolher um objetivo de Conscientização da Marca ou Conscientização da Marca ou um objetivo de escopo.

O reconhecimento da marca será útil se você precisar que mais pessoas tomem conhecimento da existência de sua marca e a tornem presente na mente de seus usuários/clientes.

Os objetivos de divulgação servirão simplesmente para alcançar mais pessoas.

Consideração

Para o estágio de consideração, o WhatsApp oferece uma ampla variedade de objetivos. Você pode direcionar sua campanha de acordo com uma meta de tráfego, engajamento, instalação de aplicativos, reprodução de vídeo, geração de leads ou mensagens.

O objetivo da mensagem será o mais simples e relacionado à plataforma WhatsApp, pois visa simplesmente que os usuários iniciem uma conversa com sua empresa.

Se você tiver um produto tecnológico, como um aplicativo, verá mais benefícios com a implementação do objetivo da instalação ou do envolvimento do aplicativo.

Conversão

Isso concentrará sua campanha em encontrar pessoas com maior probabilidade de conversão. Para isso, você tem três objetivos disponíveis: conversões, catálogo de vendas, visitas à loja.

Você precisará escolher um desses objetivos específicos antes de se sentar para configurar sua campanha do WhatsApp.

Passo a passo como criar anúncios e publicidade no WhatsApp Business

No gerenciador de anúncios, vá até a ferramenta “Criar anúncios” e escolha sua meta.

Etapas para anúncios com fins de reconhecimento de marca, engajamento ou reprodução de vídeo:

1.  Escolha o tipo de campanha e pressione o botão Avançar.

Paso 2

2. Selecione o público, a localização geográfica, o orçamento da campanha e o calendário da campanha. Clique em próximo para continuar.

publico facebook ads

3. Adicione o URL do seu site em Links.

4. Para configurar o apelo à ação ou ao apelo à ação, escolha “Enviar mensagem WhatsApp”.

whatsapp message

5. Lembre-se de ter uma página que possui o seu número do WhatsApp associado a ela, pois você deve selecioná-lo aqui no menu suspenso.

6. Publique seu anúncio.

Independentemente das propagandas que você faça por meio da plataforma do Facebook, recomendamos que você coloque botões personalizados em suas páginas e sites para que seu canal de comunicação tenha maior visibilidade e acessibilidade.

Ao contratar Zenvia Conversion, você pode ter um CRM para o WhatsApp e integrar todos os seus canais de comunicação em um só lugar. Ainda mais: pode incorporar um chatbot que ajuda suas equipes de vendas, comunicação com o cliente e marketing.

Escrito por

Nahuel Gomez