Como escalar seu negócio sem aumentar a equipe

Descubra como escalar seu negócio sem aumentar a equipe. Transformação digital, tecnologia e os desafios a superar. Aprenda a expandir de forma sustentável

A maioria dos empresários, diretores e gerentes de áreas corporativas busca na tecnologia a resposta para suas dúvidas sobre como escalar seu negócio, área ou equipe.

Esse processo de usar recursos tecnológicos como base para melhorar a performance e o resultado das empresas, além de aumentar a produtividade, a qualidade dos serviços prestados e a abrangência de cada departamento, é tão forte que chegou a receber um nome: transformação digital.

A transformação digital é apontada como um caminho sem volta das empresas rumo à digitalização de processos e iniciativas.

É uma revolução que, como afirma o Gartner, envolve não só a área de TI das organizações, mas também — e principalmente — as pessoas.

Encontrar uma forma de transformar o negócio e escalar por meio da tecnologia é a “pergunta de um milhão de dólares” que muitos tentam responder.

Como escalar seu negócio por meio da transformação digital?

A transformação digital pode ser definida como o alinhamento entre a estratégia do negócio e a tecnologia com o objetivo de garantir melhor atendimento aos clientes, maior eficiência das áreas da empresa, emprego mais estratégico da mão de obra e aumento dos resultados corporativos.

Para ser bem-sucedida, a transformação digital precisa contar com uma mudança na cultura empresarial.

Se, antes,o empresário ou responsável por algum setor pensava em contratar mais pessoas para realizar mais e melhores tarefas, agora ele precisa pensar em como padronizar e automatizar os processos sem abrir mão de personalizá-los.

É exatamente nesse momento que as tecnologias baseadas em big data, internet das coisas e inteligência artificial, como os chatbots, se tornam essenciais.

Qual tecnologia pode ser adotada pela sua empresa?

Mais que ensinar o que são os conceitos técnicos de inteligência artificial ou big data, por exemplo, indicaremos como um software específico pode ser usado para introduzir a sua empresa na era da transformação digital.

Um bom exemplo é a utilização de chatbots para executar diversas atividades.

Chatbots são robôs (bots) conversacionais (chat) que utilizam dados para interpretar a linguagem natural, interagir e responder às solicitações, dúvidas e necessidades dos usuários.

Esses softwares podem ser conectados aos sistemas da organização, como o de gestão empresarial (ERP) ou de gestão do relacionamento com clientes (CRM), para personalizar os diálogos com as pessoas usando as informações contidas nesses outros softwares.

A grande vantagem dos chatbots é a de utilizarem canais de comunicação com os quais as pessoas já estão acostumadas, como os chats de redes sociais e sites, para favorecerem melhor experiência de compra, engajamento e atendimento aos seus clientes. Ou seja, um cliente não precisará instalar nenhum aplicativo nem aprender uma maneira nova de interação para se comunicar com a sua empresa.

Logo, os chatbots são úteis para automatizar a comunicação de demandas básicas sem que seja necessária a atenção de um colaborador. Isso diminui a quantidade de ligações recebidas pelo serviço de comunicação com o consumidor e a necessidade de pontos físicos de comunicação.

A vantagem para os clientes é ter bom grau de personalização de seus diálogos com o sistema, sem ter que aguardar em filas nem precisar se deslocar.

Já para a empresa, o benefício é disponibilizar um canal básico funcionando 24 horas por dia, em todos os 365 dias do ano, sem aumentar seus custos.

Em outras palavras, os chatbots conseguem combinar inteligência artificial para decodificar a linguagem natural e responder aos usuários, reduzindo gastos e a necessidade de pessoas para executar ações básicas, sendo um excelente exemplo de como escalar seu negócio.

O que não deve impedir sua jornada rumo à transformação digital?

Existem três grandes desafios que não podem impedir a adoção da transformação digital na sua empresa: a falta de iniciativa, o desconhecimento tecnológico e a crença de que os custos são elevados.

1. Falta de iniciativa

Se transformação digital significa alinhar a estratégia da empresa às tecnologias que ela utiliza, então os empresários e diretores das organizações são os primeiros responsáveis por essa mudança.

Em vez de deixar cada área definir os softwares e sistemas a serem utilizados, a direção da empresa deve tomar para si o trabalho de analisar e identificar como a tecnologia viabiliza suas metas e garante resultados estratégicos.

Por exemplo, é possível indicar o uso de chatbots para realizar pesquisas de satisfação de clientes com base na metodologia Net Promoter Score (NPS).

Também se pode usar a mesma tecnologia de sistemas conversacionais para reduzir a inadimplência e criar um sistema de cobranças mais amigável.

2. Desconhecimento tecnológico

Não entender conceitos complexos, como computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas e outros, não deve ser uma limitação.

Atualmente, diversas empresas oferecem demonstrações, diálogos com especialistas e avaliação de suas soluções, o que permite aos líderes de áreas de negócios contratar softwares realmente úteis e práticos para suas operações.

É possível, por exemplo, contatar um consultor da Zenvia e obter todas as informações sobre como os chatbots podem viabilizar diversos aspectos do seu negócio e liberar seus colaboradores para atividades mais estratégicas.

3. Crença de que os custos são elevados

Muitos softwares e sistemas podem ser contratados pagando-se apenas pequena taxa mensal sem que a empresa contratante precise investir em infraestrutura de TI e equipe capacitada para dar suporte nem gaste com atualização de licenças antigas.

Descobrir meios de como escalar o seu negócio sem aumentar suas equipes é uma tarefa relativamente fácil quando o conceito de transformação digital está bem difundido por toda a empresa.

As pessoas deixam de pensar na complexidade das tarefas para buscar tecnologias que as automatizem, otimizem e ofereçam insights para melhorar a performance de sua área.

Por isso, as inovações já não causam medo, mas apontam caminhos para os empresários e diretores corporativos seguirem com segurança. Basta dar o primeiro passo rumo a essa revolução digital!

Como você pôde perceber, os chatbots são uma tecnologia capaz de reduzir custos, melhorar a experiência dos clientes e aumentar a capacidade das pessoas e departamentos sem necessitar de novas contratações.

O uso de chatbots é uma das formas práticas de responder à questão sobre como escalar seu negócio e introduzir a empresa na transformação digital.

Escrito por

Zenvia