Como captar pacientes com a comunicação via SMS?

O uso de celulares cresceu muito no Brasil nos últimos anos. Em 2015, o número de linhas no Brasil já superava 280 milhões. Assim, a comunicação por meio do celular — especialmente via SMS — é uma ótima alternativa para estabelecer um bom relacionamento com clientes.

É muito comum que empresários e profissionais da área da saúde tenham dúvidas sobre como captar pacientes usando SMS ou mensagens de voz — que funcionam como uma ligação, pois o cliente pode atendê-la e ouvir uma gravação enviada pela sua empresa.

Pensando nisso, trouxemos dicas práticas sobre como essa ferramenta pode ajudar a sua clínica ou o seu laboratório a crescer de forma acelerada. Confira:

Divulgue ofertas e descontos

Existem muitas formas de publicidade para divulgar ofertas e descontos. Mas, quando sua empresa tem a intenção de divulgar condições especiais especificamente para determinado público, é preciso encontrar uma forma que alcance diretamente essas pessoas.

E celular tem se tornado a extensão do nosso corpo, pois estamos a tempo todo com o aparelho. E pouquíssimas pessoas deixam de ler uma mensagem que recebem no celular. Assim, o envio de SMS é uma ferramenta que aproxima o o paciente da sua clínica ou laboratório, pois traz uma comunicação direta, muito eficiente e com um alto retorno.

[Laboratório] Precisa fazer seus exames de rotina? Este mês estamos com 10% de desconto. Aproveite e deixe sua saúde em dia.

Comunique novos tipos de exame e de atendimento

Outra forma de captar clientes para o seu negócio via SMS é informar as pessoas sobre novos tipos de exames e de atendimentos. É muito importante que os clientes saibam quais serviços a sua empresa oferece.

[Clínica] Olá, Jony! Agora a <nome da clínica> oferece mais comodidade e realiza radiografias e ultrassons. Estamos ao seu dispor.

Ofereça planos e pacotes

Apresente a possíveis clientes quais planos e pacotes são oferecidos pela sua empresa. As pessoas têm uma ideia de que procedimentos de saúde têm um alto custo e, muitas vezes, não buscam saber como funcionam e quais são os seus benefícios.

Mostre aos clientes, de forma rápida, as vantagens de fechar um pacote com a sua empresa. Mostrando o seu trabalho, a sua empresa tem grandes chances de sucesso.

[Laboratório] Oi Marcio, agora também trabalhamos com os planos X e Y. Caso precise fazer exames particulares, parcelamos em até 6x s/juros. Att.

Informe os horários agendados

Clientes que agendam procedimentos e não comparecem são bastante recorrentes em clínicas e em laboratórios, e eles representam um grande prejuízo. Uma forma de evitar essa situação é enviar um SMS para comunicar e confirmar os horários agendados. Também é possível questionar se os pacientes têm dúvidas e informá-los sobre preparos, quando necessários.

[Clínica] Você tem uma consulta agendada p/ amanhã com o dermatologista Dr. Eduardo Santos, às 14h. P/ confirmar envie SIM, p/ desmarcar ligue p/ 3352-4682.

Você tem alguma dúvida sobre como captar pacientes por meio de SMS? Então compartilhe a sua questão no campo de comentários!

Escrito por

Zenvia