Com Quantos LEADS a Sua Equipe de Vendedores Pode Lidar? (2022)

Você sabe como calcular a carga ideal para sua EQUIPE COMERCIAL? Existe uma quantidade limitada de leads com a qual cada vendedor pode trabalhar bem. ?

Você sabe como calcular a carga ideal para sua equipe comercial?

Assim como um malabarista pode manter no ar uma certa quantia de bolinhas sem que caiam as outras, existe uma quantidade limitada de prospectos – também conhecidos como leads – com a qual cada vendedor pode trabalhar bem.

Seja para formar uma nova equipe de venda ou para saber qual a dimensão de sua prospecção pode suportar sua estrutura atual, é importante estimar de antemão qual é a “carga ideal” de sua equipe.

Primeiro com um, depois com todos

O primeiro passo para calcular a carga de sua equipe é determinar com quantos leads novos um vendedor pode lidar, por sua conta, em um mês.

É importante considerar que a prospecção de clientes se acumula, e gera o efeito bola de neve que faz com que, na realidade, a capacidade seja menor do que se acreditaria (aqui contamos mais sobre esse efeito peculiar).

No Zenvia Conversion, interagimos com empresas que possuem diferentes hierarquias e tipos de equipes comerciais. Deixamos aqui para você algumas referências:

 

Vendedor focado em chamadas (como “call-center”).

Este vendedor não realiza nenhum tipo de trâmite relacionado à compra, não mostra produtos em um showroom, nem nenhuma outra coisa que não seja fazer chamadas telefônicas. Tem um sistema de trabalho muito estruturado (por exemplo, com pausas cronometradas) e realiza até 5 contatos por prospecto. Pode receber entre 13 e 15 prospectos novos por dia (300 – 350 leads/mês – supondo 23 dias de trabalho em um mês).

 

Equipe híbrida digital de primeiro nível

Entra em contato com prospectos de canais digitais, mas também realiza trâmites comerciais ou recebe clientes fisicamente (é o caso de uma equipe digital de concessionária de automóveis, por exemplo). Com ferramentas modernas de trabalho e trabalho muito disciplinado, pode atingir entre 7 a 10 novos leads por dia (160-230 leads/mês).

 

Equipe híbrida padrão

É o caso de uma empresa que já recebe contatos online, mas a maior parte de seus novos prospectos surge fisicamente ou por novas chamadas telefônicas (pode ser o caso de uma concessionária de revenda de automóveis usados ou loja de móveis, por exemplo). Pode receber de 3 a 5 leads novos por dia (70-115 leads/mês).

 

Equipe convencional de contato com o cliente

A maior parte dos seus contatos é feito em recintos ou na rua, junto com outras atividades a cargo dos vendedores, que consomem quase todo o tempo disponível. Podem receber entre 1 e 2 novos prospectos digitais por dia (25-60 leads/mês).

Estes números podem variar muito de atividade para atividade do empreendimento, e são apenas uma referência para lhe ajudar no exercício.

Com isso, é mais fácil conhecer a carga total de sua equipe!

Simplesmente aplicam-se esses mesmos valores a todos os seus vendedores.

Exemplo: Se um vendedor só consegue lidar de maneira equilibrada com 7 novos leads por dia, e há um total de 10 vendedores em sua equipe, quantos leads seria possível processar por mês? Muito simples:

7 leads novos é o quanto o vendedor pode lidar

x 23 dias úteis que há no mês

x 10 vendedores que há em sua equipe

= 1610 leads por mês

Se você desejar trabalhar mais do que essa quantidade, simplesmente você deverá priorizar quais tarefas deve realizar.

O mais importante é que você experimente, para o seu negócio em particular, qual é o número ideal que pode receber cada vendedor por mês e determine a dinâmica da sua prospecção a partir disso. ?


Zenvia Conversion é uma ferramenta de contato ágil, que facilita ao máximo a comunicação entre vendedores e clientes. Quer saber mais sobre Zenvia Conversion?Pode deixar seus dados em nosso site, clique no botão abaixo!

Categorias:
Escrito por

Nahuel Gomez