Com Quantos LEADS a Sua Equipe de Vendedores Pode Lidar? (2022)

Voc√™ sabe como calcular a carga ideal para sua EQUIPE COMERCIAL? Existe uma quantidade limitada de leads com a qual cada vendedor pode trabalhar bem. ūüėĀ

Você sabe como calcular a carga ideal para sua equipe comercial?

Assim como um malabarista pode manter no ar uma certa quantia de bolinhas sem que caiam as outras, existe uma quantidade limitada de prospectos ‚Äď tamb√©m conhecidos como leads ‚Äď com a qual cada vendedor pode trabalhar bem.

Seja para formar uma nova equipe de venda ou para saber qual a dimens√£o de sua prospec√ß√£o pode suportar sua estrutura atual, √© importante estimar de antem√£o qual √© a ‚Äúcarga ideal‚ÄĚ de sua equipe.

Primeiro com um, depois com todos

O primeiro passo para calcular a carga de sua equipe é determinar com quantos leads novos um vendedor pode lidar, por sua conta, em um mês.

√Č importante considerar que a prospec√ß√£o de clientes se acumula, e gera o efeito bola de neve que faz com que, na realidade, a capacidade seja menor do que se acreditaria (aqui contamos mais sobre esse efeito peculiar).

Na Sirena, interagimos com empresas que possuem diferentes hierarquias e tipos de equipes comerciais. Deixamos aqui para você algumas referências:

Vendedor focado em chamadas (como ‚Äúcall-center‚ÄĚ).

Este vendedor n√£o realiza nenhum tipo de tr√Ęmite relacionado √† compra, n√£o mostra produtos em um showroom, nem nenhuma outra coisa que n√£o seja fazer chamadas telef√īnicas. Tem um sistema de trabalho muito estruturado (por exemplo, com pausas cronometradas) e realiza at√© 5 contatos por prospecto. Pode receber entre 13 e 15 prospectos novos por dia (300 ‚Äď 350 leads/m√™s ‚Äď supondo 23 dias de trabalho em um m√™s).

Equipe híbrida digital de primeiro nível

Entra em contato com prospectos de canais digitais, mas tamb√©m realiza tr√Ęmites comerciais ou recebe clientes fisicamente (√© o caso de uma equipe digital de concession√°ria de autom√≥veis, por exemplo). Com ferramentas modernas de trabalho e trabalho muito disciplinado, pode atingir entre 7 a 10 novos leads por dia (160-230 leads/m√™s).

Equipe híbrida padrão

√Č o caso de uma empresa que j√° recebe contatos online, mas a maior parte de seus novos prospectos surge fisicamente ou por novas chamadas telef√īnicas (pode ser o caso de uma concession√°ria de revenda de autom√≥veis usados ou loja de m√≥veis, por exemplo). Pode receber de 3 a 5 leads novos por dia (70-115 leads/m√™s).

Equipe convencional de atendimento

A maior parte dos seus contatos é feito em recintos ou na rua, junto com outras atividades a cargo dos vendedores, que consomem quase todo o tempo disponível. Podem receber entre 1 e 2 novos prospectos digitais por dia (25-60 leads/mês).

Estes n√ļmeros podem variar muito de atividade para atividade do empreendimento, e s√£o apenas uma refer√™ncia para lhe ajudar no exerc√≠cio.

Com isso, é mais fácil conhecer a carga total de sua equipe!

Simplesmente aplicam-se esses mesmos valores a todos os seus vendedores.

Exemplo: Se um vendedor só consegue lidar de maneira equilibrada com 7 novos leads por dia, e há um total de 10 vendedores em sua equipe, quantos leads seria possível processar por mês? Muito simples:

7 leads novos é o quanto o vendedor pode lidar

x 23 dias √ļteis que h√° no m√™s

x 10 vendedores que h√° em sua equipe

= 1610 leads por mês

Se você desejar trabalhar mais do que essa quantidade, simplesmente você deverá priorizar quais tarefas deve realizar.

O mais importante √© que voc√™ experimente, para o seu neg√≥cio em particular, qual √© o n√ļmero ideal que pode receber cada vendedor por m√™s e determine a din√Ęmica da sua prospec√ß√£o a partir disso. ūüĎć


Sirena é uma ferramenta de contato ágil, que facilita ao máximo a comunicação entre vendedores e clientes. Quer saber mais sobre Sirena?Pode deixar seus dados em nosso site, clique no botão abaixo!


saiba-mais-sirena

Categorias:
Escrito por

Nahuel Gomez

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.