Descubra como criar Ads no Facebook e Instagram

Veja como criar e otimizar Ads do Facebook e Instagram que lhe permitam dar a conhecer sua marca, gerar leads e incrementar suas vendas.

Neste guia, mostraremos alguns truques avançados sobre como criar Ads no Facebook e no Instagram que permitirão que você alcance seu objetivo de negócio, seja para divulgar sua marca, gerar leads ou aumentar suas vendas.

Alguns dias atrás eu estava repassando a seção de notícias do meu Facebook e vi um anúncio que me chamou a atenção. Eu gostaria de dizer que foi porque o produto que estavam anunciando me parecia interessante. Mas não. Tenho certeza de que você viu anúncios no Facebook e no Instagram parecidos a este:

 facebook_ads

O que há de errado com este aviso? Não sabemos qual é o produto ou por que ele deveria nos interessar, o texto se repete uma e outra vez e a imagem não nos ajuda a entender do que se trata.

Mas parece ser que nós, clientes em potencial, devemos nos sentir tentados a clicar. Eu ia deixar passar e continuar assistindo vídeos de gatinhos. Mas fiquei pensando. Esses erros são mais comuns do que pensamos e todos nós já os cometemos. Dá para fazer algo a esse respeito? Sim.

Não é raro encontrar empresas que investem dinheiro em Ads no Facebook e no Instagram e não conseguem alcançar os resultados esperados. Seus anúncios geram interações com seus seguidores, mas não cumprem com seus verdadeiros objetivos de negócio: gerar leads e vender, vender e vender.

Shit happens, dizia o bom Forest. Mas tudo tem uma solução e, nesse caso, a solução é mais fácil do que você imagina. Neste artigo, vamos mostrar como criar campanhas de anúncios no Instagram e Facebook que atraiam novos clientes e gerem vendas. Fácil e rápido.

Estas são algumas das coisas que você aprenderá neste artigo:

  • Como criar anúncios publicitários com um objetivo claro
  • Quais tipos de anúncios existem e para que serve cada um
  • Como criar conteúdos que gerem interesse no seu público e promovam conversões
  • Por que o A/B testing é fundamental para melhorar seus anúncios

Vamos lá.

 lets-ride

Por que investir em publicidade no Instagram e no Facebook?

A resposta é simples: investir em Ads do Instagram e do Facebook gera mais vendas. E não só isso. Também ajuda você a atingir todos estes objetivos:

  • Expandir seu público;
  • Dar visibilidade à sua marca;
  • Capturar novos prospects;
  • Construir um banco de dados de e-mail de clientes em potencial;
  • Vender a pessoas que já estão interessadas em sua marca
  • Vender para pessoas que visitam seu site continuamente
  • Escalar o seu negócio

Então o Facebook é um lugar maravilhoso para as empresas! Bem, quase. Em suas últimas atualizações, o Facebook decidiu dar prioridade ao conteúdo pago sobre o conteúdo orgânico.

As publicações orgânicas do Facebook atingem apenas 2% dos fãs de uma página empresarial. Portanto, a única maneira de garantir que suas publicações atinjam todos os seus seguidores (e outras pessoas também) é por meio de publicidade paga.

Vamos ver alguns dados interessantes:

  1. No Facebook existem 80 milhões de páginas de empresas. Destas empresas, seis milhões fazem anúncios publicitários. (Fonte)
  2. 98% das empresas B2C e 89% das empresas B2B têm uma página do Facebook. (Fonte)
  3. 94% dos profissionais de marketing usam a plataforma de anúncios do Facebook e do Instagram para realizar campanhas. (Fonte)
  4. 49% das empresas afirmam que o Facebook Ads foi o principal canal de geração de vendas em 2018
  5. 28% das empresas relatam que o Instagram Ads foi o principal canal de geração de vendas em 2018

Antes de começar com o guia, há algo que quero esclarecer: aqui não há fórmulas mágicas. O que eu vou lhe oferecer neste artigo são recomendações avançadas e exemplos práticos que você deve aplicar em suas campanhas do Facebook Ads para atingir seus objetivos de negócio.

Mas a sua tarefa não termina aí, você terá que estar atento a suas campanhas e analisar o que funciona com seu público e o que não funciona. E terá que trabalhar usando essas informações para aperfeiçoar seus anúncios.

É possível que no início você não obtenha os resultados esperados, mas não desanime, é natural, o importante no início é que você descubra quais aspectos você deve melhorar e dê o primeiro passo para fazê-lo.

Capturar leads por meio de campanhas do Instagram e do Facebook Ads é apenas o primeiro passo para fechar uma venda. Para a segunda parte, você precisará de uma ferramenta que distribua esses leads entre sua equipe de vendedores de maneira simples e automática. Mas vamos falar sobre isso mais tarde. Investir em publicidade do Instagram e Facebook funciona, e se você seguir esses passos verá resultados a médio e longo prazo.

Mas se você não está disposto a trabalhar duro em suas campanhas, não continue lendo. Você sempre pode optar por um caminho alternativo: comprar espaços publicitários no rádio, televisão ou jornais. Você precisará de um orçamento muito mais elevado, e as taxas de conversão serão mais baixas, mas é uma opção que muitas empresas ainda escolhem.

Passo a passo: como criar avisos do Instagram e do Facebook que funcionam

Crie uma conta no Facebook Ads Manager

Se você ainda não criou uma conta do Facebook Ads Manager, o que você está esperando? Neste artigo, não vamos entrar em detalhes sobre como criar uma conta. O Facebook Ads Manager lhe permitirá gerir as suas campanhas no Facebook e no Instagram a partir da mesma plataforma.

Defina um objetivo para sua campanha

A primeira coisa que você deve fazer é definir o objetivo da sua campanha. Basicamente, o que você espera alcançar com seus anúncios? A maneira mais fácil de fazer isso é se concentrar em atacar apenas uma das etapas do seu buyer’s journey por campanha. O Facebook propõe três tipos de segmentação para seus objetivos:

segmentaçao 

Reconhecimento: se o seu objetivo é obter o máximo de exposição possível, esse tipo de anúncio é o que você precisa. O importante aqui não é vender ou gerar leads, mas sim conseguir que o produto, serviço ou conteúdo que você deseja promover consiga muita visibilidade, rápido.

Consideração: Este segmento é para quando você deseja que seu público realize uma ação, o que não é necessariamente uma compra. Pode se tratar de interações com a sua publicação, visitar um landing ou um site, reproduzir um vídeo, instalar um aplicativo, baixar algum conteúdo, etc. Se seu objetivo é gerar uma conversa com seu público, crie um vínculo com seus usuários, este segmento é para você.

Conversão: Este tipo de avisos tem como objetivo fazer com que o público veja o anúncio e faça a conversão. Ele vem em três formatos: conversões, vendas por catálogo e visitas ao negócio. Em resumo, o objetivo deste anúncio é que os usuários comprem seu produto ou serviço.

A grande questão: qual formato de Ads devo escolher?

Existem muitos formatos de anúncios para escolher. Tantos que eu poderia escrever um artigo falando sobre isso. Então, o que vou fazer é pegar os quatro formatos mais usados para cada tipo de objetivo: aumentar o reconhecimento de sua marca, gerar novos leads ou aumentar suas vendas.

Se você quiser conhecer todos os formatos de anúncios que existem para o Instagram e Facebook, você pode vê-los aqui:

Formatos de ads para Facebook.

Formatos de ads para Instagram.

Aviso com imagem – Facebook e Instagram

Ideal para: reconhecimento da marca, atrair tráfego para o seu site e gerar leads.

Quando você pensa em um ad do Facebook, provavelmente a primeira coisa que vem à mente é o post clássico do link da imagem. É natural que seja assim, é o tipo de aviso mais utilizado pelas empresas.

Este formato permite promover sites, artigos e landing pages externas. Estes anúncios podem aparecer em diferentes sites dentro do Facebook e do Instagram: coluna da direita e feed de notícias, tanto no computador quanto no celular.

Este tipo de anúncio é ideal para alcançar reconhecimento e consideração. Eles costumam gerar resultados muito bons a um baixo custo, enquanto promovem interações do usuário com o conteúdo: curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques no link.

 facebook_ads

Seqüência de avisos – Facebook e Instagram

Ideal para: gerar vendas.

O formato de sequência (também conhecido como carrossel) é muito útil para lojas on-line que buscam promover vários produtos ou para empresas que desejam promover diferentes conteúdos e querem saber qual deles atrai mais leads. O aviso de sequência permite exibir até 10 imagens com seus respectivos títulos e links e é ideal para gerar vendas.

 vendas_facebook

Aviso de vídeo – Facebook e Instagram

Ideal para: reconhecimento da marca, atrair tráfego e gerar leads.

Não há dúvida de que os usuários do Facebook e do Instagram adoram vídeos. No Instagram, os usuários passam mais de 80% do tempo assistindo a vídeos. E esta é uma tendência que qualquer empresa deveria capitalizar.

Os vídeos no Instagram podem ter uma extensão de até 60 segundos e até 120 minutos no Facebook.

Mas os especialistas dizem que a atenção máxima dos usuários é focada nos primeiros 15 segundos, portanto, se você for usar esse formato, tente fazer com que seu aviso aproveite bem o tempo.

 ads_instagram

Aviso de Stories- Instagram

Ideal para: reconhecimento de marca, gerar leads e conversões.

Os Ads de Stories são aqueles anúncios que aparecem enquanto os usuários vêem os Stories das pessoas que eles seguem.

Mesmo que os Stories também estejam presentes no Facebook, sem dúvida, o lugar favorito para anunciar com este formato é o Instagram. De acordo com um estudo, mais de 400 milhões de usuários assistem os Stories todos os dias nessa plataforma. É uma audiência que nenhuma empresa deveria desperdiçar.

Como os Stories expiram em 24 horas, avisos deste tipo são ideais para fazer ofertas limitadas. Além disso, esse tipo de anúncio pode aproveitar todos os recursos incluídos nos Stories tradicionais: filtros, efeitos, texto sobreposto.

A idéia é dar liberdade à criatividade. A vantagem dos anúncios de Stories é que eles parecem e são percebidos como conteúdo criado pelos usuários e não como publicidade tradicional. Este tipo de avisos também é ideal para gerar leads ou reconhecimento de marca.

 stories%20ads-instagram%20stories-aviso

Criando o texto perfeito do Facebook Ads (com exemplos)

Nos avisos publicitários do Facebook e Instagram, talvez o copy não seja o rei (temos que ser justos, geralmente é a imagem que leva todos os olhares), mas sem dúvida é um fator importante, necessário e efetivo.

Na publicidade, a imagem e o conteúdo precisam um do outro para atingir seus objetivos. Se essa irmandade não for alcançada, o aviso provavelmente não alcançará os resultados esperados. Se você deseja criar textos que atraiam o interesse de seu público e consigam convertê-lo, siga estas recomendações:

Verifique se o seu texto aponta para o segmento correto

Ao pensar em um texto para os seus Ads, você deve garantir que seu conteúdo direcione as pessoas para o segmento adequado do funil para o qual você direciona a publicidade. Se o objetivo do seu aviso for vender, não faz sentido que o conteúdo convide usuários a conhecer sua marca. Vá direto ao assunto. Faça uma oferta. Venda.

segmentaçao 

Certifique-se de que seu conteúdo esteja perfeitamente alinhado com a imagem do aviso

Pense, por exemplo, na publicidade da Starbucks. Claro que a imagem que vem à mente inclui um copo de café em um ambiente descontraído e uma frase inspiradora. Isso não é coincidência. Para que um aviso consiga atrair a atenção do seu público, o texto e a imagem devem estar relacionados e se retroalimentar.

Se os leitores não conseguirem estabelecer uma conexão fácil e rápida entre texto e imagem, não ficarão muito tempo para descobrir o que você queria dizer e você os perderá para sempre.

 

Concentre-se nas necessidades do seu público, não nas virtudes da sua marca

Ninguém se importa com o quão grande e interessante sua empresa é. Para captar a atenção do público, um texto deve explicar de forma clara e concisa qual é o valor do seu produto ou serviço. Ou seja, como o seu produto pode ajudar o leitor a resolver seus problemas ou atender às suas necessidades.

Por exemplo, se sua empresa vende máquinas fitness, você pode falar sobre como seu produto ajuda os usuários a perder peso em pouco tempo.

 offer-facebook%20ads-copy

Prometa algum benefício, tangível ou não

A proposta de valor de um anúncio publicitário deve ser acompanhada de algum bônus tentador para o leitor. Se o aviso solicita que o usuário forneça seu endereço de e-mail, você deverá oferecer algo de valor em troca, por exemplo, um e-book para download ou uma oferta tentadora e exclusiva.

free%20offer-facebook%20ads

A magia do teste A / B

Se fôssemos o professor Xavier, talvez pudéssemos antecipar os pensamentos de nosso público e saber como projetar nossos avisos para alcançar uma campanha de sucesso.

Mas não, somos meros mortais, então a melhor coisa que temos à mão é a ferramenta de  A/B testing do Facebook (também conhecida como split testing).

Fazer o de  A/B testing é basicamente fazer experiências com pequenas alterações nos elementos que compõem um aviso (imagem, texto, tipo de oferta, etc.) para determinar que tipo de aviso funciona melhor para sua empresa e seu público.

O A/B testing permite testar variáveis múltiplas ao mesmo tempo em uma mesma campanha para decidir quais alterações você deve fazer com base em informações precisas.

Estas são as variáveis possíveis que você pode testar nos seus avisos do Facebook:

  • Público alvo
  • Otimização de entrega
  • Localização
  • Conteúdo
  • Conjunto de produtos

Ao ativar esta ferramenta, a plataforma oferecerá a você a possibilidade de criar anúncios diferentes com pequenas variações, e o orçamento de sua campanha será dividido igualmente para cada aviso, com o propósito de manter uma amostra confiável.

Se você decidir fazer o A/B testing dos seus anúncios (e recomendo que você faça isso), siga estas dicas:

  • Teste apenas uma variável por anúncio. Esta é a única maneira de obter resultados confiáveis sem contaminar a amostra.
  • Dê tempo suficiente aos seus anúncios para que atuem adequadamente. O Facebook recomenda que você deixe a campanha durante pelo menos quatro dias.
  • O A/B testing funciona melhor quanto maior o público. Tente direcionar o aviso a um público potencial de pelo menos um milhão de pessoas para cada conjunto de anúncios
  • Defina um KPI para sua campanha. Esta pode ser a CTR dos seus anúncios ou o que você considere mais relevante.
  • Use o A/B testing para testar hipóteses significativas para sua estratégia digital. Não se concentre em alterações de design triviais que não têm valor para sua empresa

Algumas empresas falham em suas campanhas de marketing digital porque não têm uma estratégia com objetivos claros e não trabalham constantemente para otimizar suas campanhas.

Esta é uma das principais razões pelas quais as empresas não atingem seus objetivos comerciais e decidem que a publicidade paga não é uma boa alternativa para suas empresas. A consequência é um canal de vendas inexplorado.

Criar avisos efetivos exige tempo e esforço, mas não acredite que é algo muito complicado. Embora a aplicação desse conhecimento requeira aprendizado, garanto que seguir essas recomendações é o melhor investimento que você pode fazer para gerar novos clientes.

Mas tenha cuidado, seu trabalho não termina aí. Além de gerar leads através de campanhas efetivas de social Ads, é muito importante contar com uma ferramenta omnichannel fácil de usar como Sirena, que lhe permitirá gerenciar e distribuir esses leads entre sua equipe de vendas, automaticamente e sem perder tempo.

Escrito por

Nahuel Gomez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.