6 dicas de como usar o SMS para construção civil

A construção civil representa cerca de 9% do PIB do Brasil. Nos últimos 20 anos – entre 1994 e 2013 – cresceu 74,25%. Embora tenha sentido os efeitos da crise, especialistas acreditam que a recuperação deve ser rápida. E são em momentos difíceis que inovar e se destacar frente à concorrência torna-se importante, principalmente em um setor tão competitivo.


Mas como usar o SMS para construção civil afim de melhorar a imagem da empresa, divulgar o empreendimento e fidelizar o cliente?  Existem muitas possibilidades de se beneficiar  do SMS como ferramenta de marketing, e nós separamos 6 dicas de como usar para te ajudar!

1. SMS ajuda a divulgar lançamentos


O lançamento de uma obra, seja comercial ou residencial, necessita de uma boa estratégia de comunicação.
Acertar o público e o tom da abordagem são fatores que podem fazer a diferença nas vendas e no relacionamento com os clientes. Ligações telefônicas com gravações prontas ou até mesmo o contato com um corretor muitas vezes não são bem-vindas, principalmente se tiver o azar de cair em um momento inoportuno.
Uma alternativa rápida e eficaz é usar o SMS. A pessoa recebe sua mensagem de forma discreta, podendo ler e retornar assim que possível. Veja alguns exemplos dessa abordagem:

“João, o apartamento decorado do residencial Solar pode ser visitado diariamente das 9h às 18h, na avenida Castelo, 900. Venha conferir!”

“Cláudia, no dia 20/07 é o lançamento do condomínio Arvoredo. Você é nossa convidada. Envie SIM para saber mais.”
“Pedro, a construtora Silva está com condições especiais para as primeiras unidades do residencial Solar. Entre em contato pelo fone 0800056542.”

“Maria, estamos com muitos lançamentos e bons imóveis para investir. Nossos corretores estão à disposição. Envie SIM p/ agendar um horário.”

2. SMS para acompanhar a obra


Um dos principais temores de quem compra um imóvel na planta é o atraso na entrega e possíveis problemas estruturais. Uma forma de tranquilizar o cliente e mostrar transparência na gestão é informando sobre o andamento da obra. Faça um cronograma com a equipe interna da construtora e estabeleça, por exemplo, que uma vez por mês será enviado um SMS para o cliente com informações básicas. Essa também é uma forma de organizar e forçar que a gestão da empresa cumpra prazos. Você também poderá enviar um link para uma página onde o cliente encontrará todas as informações da obra, como dados, fotos e gráficos. Algumas dicas de como fazer:

Denise, esta semana concluímos as fundações do Residencial Solar. Estamos trabalhando p/ cumprir o prazo inicial de entrega. Dúvidas: 08000564784

Paulo, confira no link como está ficando o Residencial Luz e Mar. Acesse: www.construtora.com.br/luzemar
João, devido às chuvas desse mês, só esta semana que começamos a pintura da fachada. Vamos seguir trabalhando p/ não atrasar a entrega na obra.

Carmem, estamos agendando uma visita dos futuros moradores à obra. O seu horário será dia 30.04 as 8h. Envie SIM p/ confirmar ou ligue 5746-8956.

3. Avalie a satisfação por meio do SMS


A concorrência no setor está fazendo com que as construtoras e incorporadoras busquem mais qualidade dos bens e serviços oferecidos. Ter o feedback do cliente se torna fundamental para melhorar as comunicações futuras e planejar futuras ações. Veja algumas soluções do SMS para construção civil afim de conseguir realizar essa pesquisa:

Beatriz, como você avalia a comunicação da construtora Solar? Envie 1 se estiver satisfeito e 2 para insatisfeito.
Carmem, você indicaria a construtora Solar para amigos? Responda enviando SIM ou NÃO.

4. SMS para dar boas-vindas


Envolva e participe deste momento especial da vida do seu cliente. Aproveite o momento da entrega das chaves para reforçar a relação de confiança entre vocês. Mande um SMS parabenizando pela conquista da nova casa ou da tão sonhada sala comercial. Veja alguns exemplos que podem ajudar no marketing da sua empresa:

Bom dia, Rafael! Desejamos que sejas muito feliz na casa nova. Parabéns pela conquista!
Maria, seja bem-vinda ao Residencial Solar. Estamos à disposição para lhe ajudar pelo 3256-2365.
Paulo, bem-vindo à nova sala. Caso precise de indicações de serviços de reforma, podemos ajudá-lo. Entre em contato pelo 9875-4923. Sucesso!

5. Aposte no SMS para anunciar obras futuras


O empreendimento já foi entregue e todas as unidades estão ocupadas. Então, é hora de aproveitar esse mailing de compradores e informar sobre projetos futuros. Veja algumas ideias de como o SMS pode ser útil e prático nesta campanha.

A Construtora Solar está com um novo projeto e tem condições especiais para clientes como você. Saiba mais em www.solar.com/lançamentos

Claudia, você é nossa convidada para conhecer em primeira mão o novo empreendimento comercial da Solar. Envie SIM para saber mais.

No dia 30/06, as 19h, você é nosso convidado p/ um coquetel na sede da construtora. Venha conhecer um novo conceito em construção comercial.

6. Estimule seus colaboradores por SMS


Uma grande obra envolve profissionais de diversas áreas e níveis de escolaridade. Além de se comunicar com os clientes, grandes empresas também têm um público interno para gerenciar. Afinal, o empenho de todos é que faz o negócio dar certo. Que tal usar o SMS para estimular a equipe e os terceirizados?

Marcos, estamos na reta final da obra do Solar. Contamos com você para cumprirmos mais um prazo.
Parabéns equipe! A conquista desse desafio é nossa. Esperamos você hoje para o nosso coquetel de lançamento do condomínio Solar.

João, esperamos para essa semana a conclusão do hall do condomínio Solar. Lembramos que se atingirmos a meta teremos uma bonificação.

Lembre-se: o SMS tem um ótimo custo-benefício e o índice de leitura de 98%. Temos certeza de que você não vai perder a oportunidade de melhorar o marketing da sua empresa e disparar na frente da concorrência!

Escrito por

Zenvia