Principais plataformas de vendas online para sua empresa 

Entenda quais as plataformas de vendas online são mais indicadas para sua empresa e quais as melhores práticas para seu uso

Atualmente, na maioria das empresas, os times de vendas contam com diversas plataformas de vendas online para auxiliar no dia a dia do departamento.

Hoje podemos identificar que para cada etapa do processo comercial, você pode implementar uma ferramenta para que seu time tenha uma melhor performance em todo esse processo.

Mas como saber quais as melhores ferramentas para cada etapa do processo de vendas? Acompanhe nosso conteúdo e fique por dentro de tudo o que você precisa para bater as suas metas de vendas.

São inúmeras as plataformas Saas (Software como serviço) disponíveis no mercado que contemplam cada detalhe da estratégia de marketing e do processo de vendas, tudo de feito online. Pensando nisso, listamos abaixo essas plataformas de acordo com o famoso funil de vendas, para ilustrar como seu uso é pertinente em cada etapa.

Automação de Marketing para o topo do funil de vendas

Antes de seu cliente se tornar seu cliente, ele vai ser um lead, uma pessoa que está navegando na internet (em blogs, redes sociais ou seu site) em busca de mais informações sobre seu produto. Em muitos casos, o cliente quer pensar um pouco melhor até fechar a venda, e para isso, é importante contar com plataformas que façam essa “nutrição” até o lead estar pronto para se tornar, enfim, seu cliente.

Contar com uma plataforma com automação de marketing vai proporcionar à sua empresa que, identifique o momento do seu cliente e faça essa nutrição de forma automática, o que aumentará suas chances de vender com um esforço reduzido, já que a plataforma se encarregará de disparar as ações programadas por você.

Crie facilmente seu link do WhatsApp com a Zenvia

Conte com um CRM para relacionamento no meio do funil

Uma das plataformas de vendas mais importantes, o CRM, é um dos principais softwares de venda que podem ser escolhidos. É a sigla de Customer Relationship Management, e tem como principal objetivo, administrar informações sobre os seus clientes em um único lugar. Ou seja, o CRM ajuda o vendedor na gestão de leads, clientes, prospectos, contatos e informações relacionadas

É por meio do CRM que você vai armazenar todos os dados do seu cliente. Das informações enviadas pelos seus vendedores, até a venda ou pós-vendas. Tudo precisa estar armazenado no seu CRM. Por isso a plataforma tem um papel de destaque em nossa lista.

Há inúmeros CRMs no mercado, para todos os gostos e alguns que possibilitam até mesmo uma personalização maior.

ERP para gerenciar o fundo do funil de vendas

O ERP é uma solução de software que permite a automação de processos de vendas de forma eficiente e segura. Ele ajuda na gestão de produtos, fornecedores, preços de venda, pedidos, ordens de serviços, contas a pagar e receber, entre outras funções.

Uma vez que o seu CRM vai ajudar sua empresa a centralizar as informações do relacionamento com o cliente, o ERP vai ser responsável por administrar as informações mais táteis no que diz respeito a venda em si. Envio de notas, controle de estoque, descontos, comissões entre outras informações de vendas.

Cuidados e boas práticas com as plataformas de vendas online

Entenda cada plataforma com profundidade

Cada plataforma pode em algum momento canibalizar atribuições de outra etapa e dar a impressão de que uma plataforma apenas pode ser suficiente. Ou seja, o ideal é entender que quanto mais funções especificas cada plataforma tiver, mais autonomia e independência cada processo pode ter.

Conte com o time de suporte de cada plataforma para garantir a melhor usabilidade possível. Geralmente, os fornecedores de cada plataforma possuem times de suporte, que prestam assessoria para que você melhore o uso de cada plataforma.

E não se esqueça de envolver seu time de venda nessa capacitação para dividir as “cargas” do dia a dia entre o time.

Preço e recursos devem andar de mãos dadas para garantir que as plataformas à sua disposição sejam eficazes e não desperdicem seu orçamento.

Imagem ilustrando as principais plataformas de vendas online para sua empresa 

Opte por plataformas que possibilitem integração

Para garantir um processo de vendas fluído e que as informações possam transitar entre todas as plataformas e se complementar, vale entender se as plataformas são passíveis de integração uma com as outras.

Integrar os sistemas dará ao seu processo uma continuidade e evitará que as plataformas sejam adequadas a processos que não as competem (como reter informações de vendas em apenas uma plataforma de gestão de marketing ou o contrário).

Busque por plataformas de vendas online fáceis de gerenciar

Em algum momento, você vai precisar entender como andam as suas vendas e seu processo comercial.

Pensando nisso, entenda como cada plataforma pode ajudá-lo a administrar os negócios com gráficos e com a manuseio de dados.

Extrair relatórios de performance (sejam eles por time, vendedor, por período entre outros) é fundamental para a administração do processo de vendas e escolher plataformas que possibilitem essa inteligencia vai ajudar a escalar seu negócio e aumentar suas vendas com muito mais inteligencia e segurança.

Como a Zenvia pode ajudar a escalar minhas vendas?

Uma das principais portas de entrada de leads em nosso processo de vendas é o WhatsApp. Imagine poder contar com uma plataforma centraliza todos os seus vendedores e clientes em uma única caixa de entrada.

Com o Zenvia Conversion, plataforma de vendas n°1 da America Latina, nossos clientes fecham 1 venda a cada 5 conversas vindas do WhatsApp em média.

Zenvia Conversion foi idealizado para empresas que entendem que o foco de vendas é importante e merece total dedicação. Nosso CRM de vendas integra com Paypal e Mercado Pago, conta com aplicativo para Android e IOS, chatbot nativo e muitos outros recursos importantes para o seu processo comercial.

Você pode fazer o teste de 7 dias gratuitos e provar tudo o que a plataforma pode oferecer. Clique no banner a baixo e aproveite!

Banner Zenvia Conversion - Teste grátis de 7 dias
Escrito por

Anderson Anjos

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de Marketing Digital, Inbound e café. Atualmente Analista de Marketing na Zenvia