O que são os HSMs da API WhatsApp Business?

Contate mais clientes com menos esforço usando os HSM’s da API do WhatsApp Business. Veja mais sobre o assunto!

Contate mais clientes com menos esforço usando os HSM’s da API do WhatsApp Business. Mostramos a você o que são e como criar seu próprio HSM.

HSM WhatsApp

O que são HSM’s do WhatsApp?

Os HSM’s, em sua sigla em inglês Highly Structured Message ou em português Mensagem Altamente Estruturada , são modelos que a API do WhatsApp habilita para contas Business com o propósito de poder enviar mensagens de saída a seus clientes.        

Eles são chamados de várias formas em toda a internet: modelos, templates , WhatsApp Template Messages (WTM), mensagens padrão, entre outras referências.

Esses modelos ou templates possuem textos e campos pré-existentes , lacunas que simplesmente são preenchidas com os dados de cada cliente ou a interação pertinente à mensagem.

Por que os HSM’s são importantes?

O WhatsApp permite que as empresas se comuniquem com seus clientes por meio de mensagens recebidas, mas também de forma proativa por meio de mensagens de saída.  

Isso representa uma grande vantagem para as empresas , que podem entrar em contato com seus clientes em larga escala para informá-los sobre as novidades, isso sem ter que escrever pessoalmente a cada um deles. Além disso, possui a opção de ser multilíngue.   

Entretanto, o WhatsApp estabeleceu uma série de diretrizes para que essa ferramenta não se transforme em um canal de spam para os usuários.

Depois de ter sua comunicação em mente, você deve adaptá-la aos modelos da API do WhatsApp e solicitar autorização da empresa para permitir a distribuição da mensagem.

Como criar um conteúdo HSM que possa ser aprovado pelo WhatsApp?

Existem uma série de boas práticas estabelecidas pelo WhatsApp que devem ser respeitadas na hora de gerar o template .

Deve ter boa ortografia

O WhatsApp rejeitará qualquer HSM que contenha erros gramaticais e ortográficos. Não use chavões ou palavras casuais porque também podem ser considerados erros.

Não deve ser ameaçador

As mensagens que forem para cobrar devedores  ou que contenham um vocabulário ameaçador não serão aceitas pelo WhatsApp. Também não serão aceitas aquelas que busquem quaisquer ações legais.

Nomenclatura clara

Cada HSM deve ter um nome final e tal nome deve ser o mais claro possível sobre o que contém. Não é possível nomear o modelo como “template_55”, você deve ser mais específico.

Por exemplo, se o seu modelo se refere às consultas de seus pacientes, você pode chamá-lo de “consulta_confirmação “.

Os campos dinâmicos devem ser colocados entre colchetes para indicar que aí serão colocadas as informações pertinentes ao usuário ou produto.

Cuide do comprimento

Os HSM’s não podem ter mais de 1024 caracteres. Além disso, não são permitidos mais do que quatro espaços consecutivos ou quebras de linha.

Reutilizáveis

Certifique-se de que seu template possa livrar você de processos repetitivos e que sua implementação possa gerar grande valor para você e seus assessores.

  • Exemplo de um HSM aprovado: “Seu pedido está a caminho. Vai chegar entre as 2:00 e  as 5:00.” 
  • Exemplo de uma estrutura HSM aprovada : “Olá 1. Bem-vindo a 2. Obrigado por usar nossos serviços.”

Siga as políticas do WhatsApp Business para ter seus modelos o mais rápido possível.

Existe uma maneira mais rápida e barata de usar HSMs?

Na ZENVIA API’s queremos que você execute suas tarefas da maneira mais eficiente possível, por isso geramos uma série de modelos para que nossos clientes possam escolher na hora de enviar suas comunicações.

Esses HSMs já estão prontos para uso e serão simplesmente preenchidos com os campos que você achar pertinentes e os dados de cada usuário.

Por outro lado, cuidamos para que você possa se comunicar em vários idiomas. Você pode selecionar nossos modelos e enviá-los em espanhol, inglês e português . 

 

 

Zenvia API's
Escrito por

Nahuel Gomez