5 mandamentos e 5 pecados que você precisa conhecer antes de recrutar vendedores 

Julian Bender, CMO da Sirena e pregador incansável da Bíblia do recrutamento de forças de vendas, te apresenta este decálogo que te levará a contratar os melhores vendedores para sua empresa. Clique aqui para saber mas.

Julián Bender, CMO da Sirena e pregador incansável da Bíblia do recrutamento de forças de vendas, te apresenta este decálogo que te levará a contratar os melhores vendedores para sua empresa. Sua ida ao paraíso está garantida se você aplicar esta lista com afinco e dedicação.

Os mandamentos

1.Passe uma tarefa para a entrevista e se assegure de que ela seja cumprida. Uma coisa que funciona muito bem no momento de contratação é dar ao vendedor uma tarefa antes dele chegar à entrevista. 80% dos candidatos não vão fazer a tarefa, não vão pesquisar sobre o material ou não vão fazer o que você os pediu.
2. O diretor deve entrevistar os candidatos antes do RH os contratar. Muitas vezes nós confiamos na entrevista do RH como se fosse a decisão final. Mas é totalmente necessário que o diretor, mesmo que ele não participe do operacional, do dia a dia da empresa ou que não esteja a par da equipe de vendas, possa entrevistar e conhecer a fundo a pessoa que vai ser contratada.

3. Envolva sua equipe de vendedores no processo seletivo. Se você já tem uma boa equipe de vendedores, por que não os envolver nas entrevistas desta nova pessoa?

4. Ponha o candidato em situações reais. É imprescindível apresentá-lo a situações nas quais a pessoa tenha que interagir como se fosse o momento real.

5. Agregue estresse ao vendedor. Outra coisa que funciona muito bem é estressar o vendedor no momento da entrevista. Ou seja, contra argumentar com ele ou desafiá-lo com conceitos. Se a pessoa te diz que seu ponto forte é ser persistente, diga “eu sinto que você não é a pessoa adequada, que você não é uma pessoa persistente”. A reação dessa pessoa vai te indicar se ela está realmente preparada para tolerar frustrações ou não.

Os pecados

1. Não descartar vendedores inadequados rapidamente. Se você é rápido para contratar, precisa ser muito mais rápido para dispensar. Se você tem um vendedor que não é adequado, provavelmente isso vai prejudicar sua força de vendas, abaixar a moral da sua equipe e te fazer perder tempo.

2. Confiar nas habilidades naturais das pessoas. Uma das áreas onde as empresas mais falham é pensar que porque a pessoa tem habilidades de venda, automaticamente ela vai entrar na empresa e começar a vender.

3. Não investir tempo e dinheiro em treinamentos. Se você quer que seus vendedores sejam os melhores, é preciso treiná-los e investir bastante dinheiro e tempo para que a pessoa se capacite adequadamente. Aqui você pode encontrar as chaves para entender porque capacitar seus vendedores é importante.

4. Contratar pessoas com vícios. É muito melhor contratar pessoas sem vícios, pessoas que estejam ávidas para aprender. Pessoas abertas, que queiram conhecer processos novos. Como consequência de isso, é muito difícil treinar outra vez treinar uma pessoa que vem de uma empresa similar, mas que já aprendeu a vender com uma metodologia que não é a indicada para a sua empresa.

5.Verifique se você está pronto para vender no WhatsApp. Hoje, e muito mais depois do que aconteceu com a Covid 19, os vendedores precisam estar prontos para trabalhar em plataformas de mensagens. Você pode treiná-los com alguns dos artigos do nosso blog.

Irmão, agora que você já contratou seus vendedores, já pode parar de sofrer. Quer saber agora como fazê-los feliz? Te apresento a Zenvia Conversion, o aplicativo que integra todos os seus leads de WhatsApp, Facebook e sites web em um único lugar. Para saber mais, fale com um dos nossos representantes clicando na imagem abaixo. Amém.

Categorias:
Escrito por

Nahuel Gomez