Dicionário Zenvia

O Dicionário Zenvia servirá para explicar os principais termos e expressões utilizadas em nossos documentos legais e deve ser consultado por você, CLIENTE, sempre que tiver dúvidas sobre o significado ou o alcance de determinada previsão contratual.
Este documento foi atualizado no dia 14/09/2020
API A sigla vem do inglês (Application Programming Interface) e significa Interface de Programação de Aplicação. É um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web.
BASE DE DESTINATÁRIOS É um conjunto de DESTINATÁRIOS apontados por uma marca para receber mensagens.
BSP (BUSINESS SERVICE PROVIDER) É a qualidade e designação da ZENVIA como prestadora oficial e homologada de acesso ao canal WhatsApp Business.
CANAL É meio de transmissão de mensagens através do qual acontece a comunicação entre CLIENTE e o DESTINATÁRIO. Não se confunde com a ferramenta ou plataforma utilizada com interface. São exemplos de canais o SMS e o WhatsApp.
CHATBOT Programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é gerar notificações ou respostas de perguntas de tal forma se tenha a impressão de estar conversando com uma pessoa e não com um programa de computador.
CLIENTE Você, usuário de algum produto ou plataforma da ZENVIA para se comunicar.
COMPONENTE Elemento externo que integra a ZCC e que pode ser utilizado no ao longo de uma conversa de forma a agregar valor e emprestar funcionalidades automatizadas adicionais. Ele pode ser utilizado antes da conversa para acionar o Chatbot (exemplo: SMS), durante a conversa (exemplo: Inteligência Artificial) ou ao final (exemplo: e-mail de confirmação).
CPaaS (Communication Plataform as a Service) Trata-se de nosso software que unifica em único ambiente hospedado em nuvem diferentes soluções, ferramentas, módulos e integrações de acesso para comunicação através dos mais variados meios e canais.
DADOS PESSOAIS Informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável.
DESTINATÁRIO São aqueles que são atingidos por sua comunicação de modo que você busca que eles recebam suas mensagens ou que lhe enviem mensagens.
DOCUMENTOS LEGAIS São as regras, diretrizes e obrigações estruturados de forma lógica em conjuntos independentes, mas que podem ser aplicadas simultânea e adicionalmente, de forma harmônica.
ISV Terceiro que, de alguma forma, integre a relação entre Zenvia (BSP) e Titular de WABA.
Client ISV Terceiro que, a pedido do titular da WABA, integre a relação entre este último e a Zenvia para prestar serviços conjugados com a oferta do canal do WhatsApp Business.
JANELA DE DISPAROS Intervalo de horários em que recomendado o envio de notificações ou mensagens não solicitadas ao Destinatário.
LARGE ACCOUNT (LA) ou SHORT CODE Número de até 5 dígitos que identificam mensagens SMS disparadas através do Integrador junto a Operadora. Esse número é atribuído às mensagens disparadas através do Integrador sob sua conveniência. O Cliente tem a opção de fixar um LA exclusivo para si e seus disparos através de contratação desta funcionalidade.
MARKETING Ação de divulgação de produto ou serviço para influenciar sua aquisição pelo consumidor.
NOTIFICAÇÃO Mensagem enviada ao Destinatário que não corresponde à uma resposta e nem tem a intenção de iniciar uma conversação.
OPERADORAS Empresas que oferecem o serviço de telefonia no Brasil.
OPT-IN É a manifestação expressa e inequívoca do Destinatário consentindo com o recebimento de mensagens do CLIENTE para fins determinados.
OPT-OUT Ação do Destinatário que importe em sua manifestação de vontade em não mais integrar a Base de Destinatários do CLIENTE. Revoga o OPT-IN.
PA (Posição De Atendimento) Nome dado a uma unidade de contato entre empresa e seu cliente. Corresponde também, em nosso caso, a cada usuário capaz de acessar e utilizar alguma plataforma de atendimento oferecida pela ZENVIA.
PHISHING Meio fraudulento de induzir o destinatário a acessar conteúdo que lhe pode ser prejudicial. Normalmente se dá através do envio de links de acesso potencialmente perigosos.
PLATAFORMA Ambiente onde disponibilizado o conjunto de tecnologias, sistemas, banco de dados, soluções, produtos ou ferramentas gerenciadas internamente pela ZENVIA.
SESSÃO Unidade de tarifação baseada no fluxo conversacional que se inicia com a interação do Destinatário com o chatbot e que acontece dentro de um período de 24 horas, contadas da primeira interação; após este período, qualquer nova interação com o Destinatário dará início a uma nova Sessão.
SPAM Mensagem encaminhada sem prévia solicitação do Destinatário, normalmente em frequência abusiva, cujo conteúdo não necessariamente lhe interesse.
SMS (SHORT MESSAGE SERVICE) Mensagem curta de texto com até 160 (cento e sessenta) caracteres alfanuméricos trafegados entre o Cliente e os Destinatários, por meio de linha de telefonia móvel.
SMS CONCATENADO (LM) Trata-se de mensagem SMS que supera o limite de até 160 caracteres (na plataforma Connect) ou de 140 caracteres (na plataforma Engage) e que será fragmentada na quantidade de disparos necessários para envio de toda a mensagem.
SMS CORPORATIVO Mensagens enviadas via SMS cujo conteúdo não seja de Marketing.
SMS TRAFEGADOS É a soma das mensagens de texto enviadas (MT) e das mensagens recebidas (MO).
SMS MARKETING Mensagens enviadas via SMS cujo conteúdo seja referente à Marketing.
SMS-MO (Mobile Originated) Mensagens do tipo SMS recebidas pelo CLIENTE.
SMS-MT (Mobile Terminated) Mensagens do tipo SMS enviadas pelo CLIENTE.
TEMPO Unidade de tarifação baseada no tempo (segundos) efetivamente utilizado de um componente. Utilizada, por exemplo, para componentes de voz.
TRANSAÇÃO Unidade de tarifação baseada na contabilização unitária de mensagens enviadas ou recebidas. Utilizada, por exemplo, em cobranças de mensagens que se utilizem do canal SM ou WhatsApp.
TRANSBORDO Transferência da comunicação entre CLIENTE e Destinatário de em determinado canal e/ou plataforma para outro canal e/ou plataforma.
USUÁRIO Indivíduo autorizado pelo CLIENTE a acessar, através de login e senha próprios, a conta do CLIENTE ligada à alguma plataforma ZENVIA.
USUÁRIO OPERADOR Usuário da plataforma ZCC designado pelo CLIENTE com ações limitadas a envios, configurações de bots, contatos, relatórios e campanhas e extração de relatórios.
USUÁRIO VIEWER Usuário da plataforma designado pelo CLIENTE, titular da conta, com poderes de utilização limitados a visualizações sobre o quanto realizado na plataforma ZCC.
WABA (WhatsApp Business Account) Acesso credenciado e homologado para a solução corporativa de comunicação do WhatsApp mantida pelo Facebook Inc. Com este acesso é criada uma conta para que o titular possa através dela receber e enviar mensagens.
ZENVIA ACADEMY É o ambiente criado pela ZENVIA para disponibilizar a você informações, conhecimentos e dados sobre variados assuntos envolvendo comunicação.

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.