Termos Gerais de Serviços

Ao usar qualquer um dos Serviços e dar o seu aceite, o CLIENTE concorda com estes Termos, que podem ser alterados pela ZENVIA ao longo da relação contratual, a qualquer tempo, entrando em vigor imediatamente após a publicação. Assim, o CLIENTE fica ciente da responsabilidade de revisar regularmente as condições estipuladas nos Termos, que serão publicados online com a data da última alteração indicada. 

Estes Termos Gerais de Serviço regulam a aquisição dos Serviços da ZENVIA e representam um acordo vinculativo entre a ZENVIA e o CLIENTE (“Termos” ou “Contrato”). 

É importante que o CLIENTE compreenda suas responsabilidades e as especificidades dos Serviços que escolher usar. 

Os documentos a seguir são aplicáveis à utilização dos Serviços pelo CLIENTE, sem prejuízo de outros documentos relacionados às eventuais especificidades dos serviços prestados:

  1. a. Acordo de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais (DPA) disponível no link: https://www.zenvia.com/termos/#dpa
  2. b. Acordo de nível de serviço – SLA disponível no link: https://www.zenvia.com/termos/#sla
  3. c. Código de Ética e Conduta disponível no link: https://www.zenvia.com/etica-conduta/
  4. d. Política de Prevenção e Combate à Corrupção, Suborno, Fraude e Lavagem de Dinheiro disponível no link:    https://investors.zenvia.com/corporate-governance/main-policies/
  5. e. Termos de Uso dos Planos de Software e Pacotes de Canais (ZENVIA CUSTOMER CLOUD) disponíveis no link: https://www.zenvia.com/termos/#customer-cloud

Cláusula 1ª – Regras Gerais dos Serviços ZENVIA

1.1 Os Serviços que a ZENVIA presta têm por objeto o Licenciamento e Uso da ZENVIA CUSTOMER CLOUD, contemplando seus módulos, funcionalidades, APIs e acessos a Canais de comunicação, conforme descritos e detalhados nos links: https://www.zenvia.com/termos/#customer-cloud (Termos de Uso dos Planos de Software e Pacotes de Canais (ZENVIA CUSTOMER CLOUD) ou na Proposta Comercial, conforme o caso.

1.2 Os tipos de Serviços descritos na cláusula 1.1 podem ser prestados de forma simultânea ou isolada, a depender do plano contratado pelo CLIENTE.

1.3 No caso de inconsistências ou conflitos entre estes Termos e os de qualquer Proposta assinada pelo CLIENTE e a ZENVIA, os Termos prevalecerão, salvo se tratarem de condições comerciais, quando a Proposta prevalecerá para todos os fins. 

1.4 Para interpretação destes Termos, quando utilizarmos “ZENVIA” estaremos nos referindo à ZENVIA e suas Controladas. A relação das sociedades Controladas e todas as demais palavras ou expressões que tenham ou possam vir a ter alguma conotação técnica ou específica no âmbito destes Termos estarão relacionadas e conceituadas nas Definições ao final deste documento. O CLIENTE e a ZENVIA serão denominados, isoladamente, como “Parte” e, coletivamente, “Partes” para os objetivos destes Termos.

Cláusula 2ª – Declarações das Partes

2.1 As Partes declaram que:

  1. a. Cumprem integralmente com suas obrigações legais, especialmente as de natureza fiscal, trabalhista e previdenciária;
  2. b. Não existe qualquer obstáculo administrativo, judicial ou contratual que lhe impeça de cumprir com as obrigações assumidas pelo nosso Contrato;
  3. c. Possuem os requisitos técnicos e operacionais para garantir a prestação e utilização dos serviços objeto do Contrato que assinamos;
  4. d. São legalmente capazes e legitimados para contratar, estão devidamente credenciadas a exercer as atividades e se encontram em situação regular, possuindo todas as licenças, autorizações, certificados e permissões necessárias para o desenvolvimento das atividades objeto deste Contrato;
  5. e. Durante e após a vigência de nosso Contrato, haverá boa-fé e transparência;
  6. f. Cumprir a legislação aplicável, especialmente a Constituição Federal, o Código Civil, o Marco Civil da Internet, o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, Lei de Propriedade Intelectual e a Lei Geral de Proteção de Dados;
  7. g. Não foram necessários investimentos consideráveis para o início da relação contratual, sendo inaplicável a previsão do parágrafo único do artigo 473 do Código Civil.

Cláusula 3ª – Regras Gerais do Uso dos Serviços:

3.1 Todo e qualquer Serviço contratado pelo CLIENTE deverá ser utilizado exclusivamente para a finalidade corporativa para a qual foi contratado. Caso seja identificado o uso indevido ou desvirtuado pelo CLIENTE, a ZENVIA poderá descontinuar o fornecimento do Serviço sem prejuízo da apuração de eventuais perdas e danos decorrentes do mau uso.

3.2 O CLIENTE não poderá carregar, armazenar, processar ou transmitir, por meio dos Serviços contratados, códigos, arquivos, scripts ou programas que sejam maliciosos ou que possam comprometer a segurança e integridade da ZENVIA CUSTOMER CLOUD ou causar danos à ZENVIA ou terceiros.

3.3 Os critérios de cobrança dos serviços ZENVIA poderão variar e serão discriminados no link: https://www.zenvia.com/termos/#customer-cloud (Termos de Uso dos Planos de Software e Pacotes de Canais (ZENVIA CUSTOMER CLOUD) ou na Proposta Comercial contratada pelo CLIENTE, conforme o caso.

Cláusula 4ª – Alterações dos Termos 

4.1 Estes Termos poderão ser modificados pela ZENVIA a qualquer tempo, apenas exemplificativamente, para refletir alterações e atualizações sobre os Serviços oferecidos; em função de ordem judicial ou alteração legislativa; por alterações nas políticas de contratação de terceiros controladores de canais de comunicação, como Meta (Facebook Inc.), Operadoras de Telefonia, etc. O uso contínuo dos Serviços após as alterações, significará que as novas condições foram aceitas pelo CLIENTE.  

4.1.1 Quando a modificação for comercialmente relevante para o CLIENTE, por exemplo, revisão de preços ou descontinuidade de algum produto ou software contido no Plano contratado, a ZENVIA informará previamente o CLIENTE via e-mail. Após a devida notificação sem que o CLIENTE manifeste sua intenção de saída, entenderemos que o uso contínuo implicará no aceite das novas condições.  

4.2 Se o CLIENTE entender que uma modificação efetivada pela ZENVIA causa um impacto materialmente adverso no uso do Serviço e não é razoavelmente aceitável, poderá encerrar o Contrato, mediante notificação por escrito à ZENVIA dentro de trinta (30) dias corridos da comunicação de tal modificação, sendo devidos quaisquer valores constituídos até a formalização da extinção.

Cláusula 5ª – Comunicações entre as Partes

5.1 Para que as comunicações formais sejam consideradas como válidas e recebidas: 

1. O CLIENTE deverá utilizar, prioritariamente, a opção de comunicação digital através dos canais já utilizados, ou ainda o endereço da nossa sede para via postal, conforme informado no Glossário deste Contrato. 
2. A ZENVIA utilizará, prioritariamente, o endereço de e-mail fornecido pelo CLIENTE, sem prejuízo do endereço físico, sendo obrigação do CLIENTE mantê-los atualizados ao longo da relação comercial.

Cláusula 6ª – Propriedade Intelectual

6.1 As Partes se comprometem a respeitar recíproca e permanentemente todos os direitos autorais, marcas, patentes, registros, desenhos industriais e demais direitos de propriedade intelectual envolvidos na nossa relação contratual.

6.2 O CLIENTE entende e reconhece, que a ZENVIA é titular ou licenciada de todos os direitos, títulos e interesses sobre qualquer propriedade intelectual relacionada aos Serviços que presta ou que disponibiliza, incluindo, mas não se limitando a todo conteúdo, marcas, softwares, patentes, textos e designs, partes isoladas e cópias.  

6.2.1 Adicionalmente, o CLIENTE reconhece que qualquer tipo de desenvolvimento, inovação ou modificação realizada na propriedade intelectual da ZENVIA, a pedido do CLIENTE ou não, incluindo, mas não se limitando às novas funcionalidades, customizações, melhorias ou qualquer outra forma de contribuição intelectual, será considerado como propriedade única e exclusiva da ZENVIA, incluindo todos os direitos, títulos e interesses associados a tais desenvolvimentos. 

6.2.2. A ZENVIA não outorga, transfere ou concede quaisquer direitos sobre a propriedade intelectual aqui mencionada, mas pode fornecer eventuais licenças restritas e direitos expressamente outorgados ao CLIENTE sob este Contrato. Todos os direitos não expressamente concedidos ao CLIENTE são reservados à ZENVIA, suas Controladas e seus licenciados. 

6.2.3. As eventuais licenças concedidas ao CLIENTE terminam quando o Contrato entre a ZENVIA e o CLIENTE é encerrado e o CLIENTE deverá, imediatamente, parar de utilizar os Serviços da ZENVIA.

6.3 O CLIENTE se compromete a nunca prejudicar ou violar os direitos de Propriedade Intelectual da ZENVIA, respondendo pelos danos decorrentes da utilização em desacordo com estes termos. O CLIENTE não pode, de forma alguma, descompilar, exibir, desmontar, modificar, traduzir, criar trabalhos derivados, copiar, alugar, arrendar, distribuir, atribuir, realizar engenharia reversa, transferir, incluir ou remover quaisquer itens dos Serviços da ZENVIA.

6.4 O CLIENTE desde já cede e transfere à ZENVIA em caráter exclusivo, irrevogável, irretratável, e gratuito quaisquer direitos de propriedade intelectual relativos a eventual feedback fornecido  em relação aos Serviços que prestamos. O termo “feedback” inclui, sem limitação, comentários, sugestões, recomendações, pedidos de melhoria, ideias ou outras comunicações relativas ao aprimoramento daqueles.

6.5 O CLIENTE se compromete a notificar imediatamente a ZENVIA caso tenha qualquer suspeita ou tome conhecimento de quaisquer possíveis infrações à Propriedade Intelectual da ZENVIA.

6.6 O CLIENTE licencia e autoriza a ZENVIA a utilizar suas marcas, seu nome empresarial, logomarca e outros sinais distintivos identificadores, para fins de divulgação em site e materiais, durante toda a vigência do Contrato, para todo o território nacional e internacional, em ambiente físico ou virtual, em caráter gratuito, não exclusivo, irrevogável e irretratável, exceto se acordado de outra forma em qualquer outro documento posteriormente assinado entre as Partes.

Cláusula 7ª – Sigilo e Confidencialidade

7.1 Considerando a natureza da relação contratual e dos Serviços prestados pela ZENVIA, informações consideradas confidenciais poderão ser trocadas.

7.2 Não serão consideradas confidenciais as informações que: (a) estiverem disponíveis ao público, (b) forem disponibilizadas ao público pelo proprietário da informação, (c) eram de conhecimento de algum de nós antes de ter acesso à determinada informação em virtude de seu Contrato, (d) tiverem sua divulgação determinada por ordem judicial ou autoridade administrativa no exercício de seus poderes ou (e) chegarem a conhecimento de um de nós com origem que não seja a da nossa relação contratual e sem violação de qualquer obrigação de sigilo que seja de conhecimento daquele que receber a informação.

7.3 Quando houver determinação judicial ou administrativa de revelação de informação confidencial, caberá àquele que tiver de cumprir a ordem informar o proprietário da informação antes de revelá-la ou, quando isso não puder acontecer por qualquer motivo, assim que possível.

7.4 As informações confidenciais fornecidas por qualquer uma das Partes para a execução do Contrato deverão ser utilizadas exclusivamente para as finalidades e no limite da necessidade para as quais foram divulgadas. 

7.4.1. As Partes concordam com a revelação das informações confidenciais a empregados, prepostos ou representantes, os quais deverão estar submetidos a igual dever de sigilo contido nas Cláusulas deste Contrato.

7.5 Os deveres de sigilo e confidencialidade previstos nestes Termos permanecerão vigentes por até 5 (cinco) anos após o fim da nossa relação contratual.

Cláusula 8ª – Cessão e Transferência

8.1 O CLIENTE só poderá ceder ou transferir seu Contrato e/ou os direitos dele decorrentes mediante prévia e expressa autorização da ZENVIA.

8.2 A cessão ou transferência não autorizada pela ZENVIA importará na responsabilização do CLIENTE por todos os atos ou fatos ligados aos cessionários não-autorizados, além da possibilidade, a critério da ZENVIA, de suspender e/ou descontinuar a prestação dos Serviços independentemente de aviso prévio.

8.3 A utilização dos Serviços que a ZENVIA presta por afiliadas ao CLIENTE, como organizações controladoras, controladas ou pertencentes a um mesmo grupo econômico não importará em transferência das obrigações assumidas pelo CLIENTE.

8.4 Na hipótese de utilização conjunta da forma descrita no item anterior, o CLIENTE deverá dar conhecimento a todas as suas afiliadas das regras, obrigações e diretrizes que são aplicáveis ao uso dos Serviços da ZENVIA, incluindo todos os documentos contratuais. O CLIENTE será integralmente responsável por todo e qualquer ato ou fato praticado pelas suas afiliadas.

8.5 Tanto a ZENVIA quanto o CLIENTE poderão ceder e/ou transferir o Contrato nas hipóteses de cisão, fusão ou incorporação societárias mediante prévio aviso.

8.5.1 Qualquer desses atos que envolvam concorrentes da ZENVIA poderão ser motivo de encerramento da relação contratual com o CLIENTE, a critério da ZENVIA, sem que tal encerramento importe em qualquer ônus para a ZENVIA. 

8.6 Nos casos em que a ZENVIA autorizar a revenda, repasse ou sublicenciamento de seus Serviços, o CLIENTE deverá garantir que formalmente comunicou ao terceiro recebedor dos Serviços e impôs a esse as mesmas obrigações, regras e diretrizes de uso que recaem sobre o CLIENTE, inclusive informando (a) o local onde estão hospedados todos os documentos legais que descrevem tais obrigações e (b) toda e qualquer atualização que venha a ser feita sobre tais documentos. 

8.7 Caso o CLIENTE não cumpra a obrigação prevista acima, estará sujeito à multa não compensatória equivalente a 12 (doze) vezes o valor médio mensal apurado a partir da utilização dos Serviços prestados pela ZENVIA e usufruídos pelo terceiro.

Cláusula 9ª – Subcontratação:

9.1 Para melhor execução de parcela dos Serviços contratados pelo CLIENTE, a ZENVIA poderá subcontratar organizações parceiras, ficando desde já configurada a ciência pelo CLIENTE.

9.2 A ZENVIA subcontrata parceiras para execução dos serviços ou parte deles, em caso de condição essencial para a execução do objeto do Contrato celebrado entre as Partes, responsabilizando-se  pelas subcontratações que efetivar.

9.3 Todas as organizações parceiras voluntárias e livremente subcontratadas serão submetidas a condições e padrões de qualidade equivalentes aos que a ZENVIA aplica na relação com o CLIENTE.

Cláusula 10ª – Ética e Práticas Anticorrupção: 

10.1 O CLIENTE declara que conhece e adere integralmente, por si, seus representantes, prepostos e terceiros sob sua subordinação, ao Código de Ética e Conduta do Grupo Zenvia disponível no link https://www.zenvia.com/etica-conduta/, concordando com a adoção de conduta ética na utilização dos Serviços, de acordo com previsto na legislação anticorrupção brasileira (incluindo, mas não se limitando à lei 12.846/2013 e ao Decreto nº 8.420/2015), disposições do Foreign Corrupt Practices Act (FCPA), UK Bribery Act e demais regulamentações aplicáveis ao negócio do Grupo Zenvia.

10.2 Em casos de conhecimento de qualquer pedido de suborno, vantagem imprópria ou conduta de descumprimento ao Código de Ética e Conduta do Grupo Zenvia, decorrente do objeto contratado, o CLIENTE deverá, imediatamente após a ciência, realizar a comunicação por escrito através do Canal de Ética, conforme indicado no Código de Ética e Conduta.

10.3 Se por qualquer meio, chegar ao nosso conhecimento informações sobre situação de xingamento, ofensa e/ou desrespeito aos colaboradores, prepostos ou terceirizados da Zenvia, violações de qualquer natureza à Política de Prevenção e Combate à Corrupção, Suborno, Fraude e Lavagem de Dinheiro da Zenvia ou ao Código de Ética e Conduta, por parte de colaboradores prepostos ou terceirizados do CLIENTE, este poderá ser notificado para esclarecer em até 5 dias úteis quais medidas foram tomadas em relação ao acontecimento. 

10.3.1 Em caso de não resposta à notificação no prazo de 05 dias úteis, ausência da adoção de medidas eficazes para solucionar o caso, ou enquadramento em risco de dano ao Grupo Zenvia e seus representantes, colaboradores, prepostos e/ou terceirizados, os Serviços poderão ser suspensos até que a apuração interna seja encerrada.

10.4 Sem prejuízo das medidas previstas acima, o descumprimento pelo CLIENTE, ou terceiros a ele relacionados, dos termos e preceitos contidos nas Políticas Corporativas e no Código de Ética e Conduta do Grupo Zenvia, ensejará a responsabilização por todas as perdas e danos causados, sem prejuízo do direito de efetuar a rescisão imediata do Contrato independentemente de comunicação e sem a incidência de quaisquer ônus, e do reporte às autoridades competentes. Fica ajustado que não se aplica a esta cláusula qualquer limitação de responsabilidade.

10.5 As Partes se comprometem a observar os mais altos padrões de ética e melhores práticas nos respectivos mercados e em termos de comunicação, inclusive todo o descrito na nossa Política de Prevenção e Combate à Corrupção, Suborno, Fraude e Lavagem de Dinheiro, além de evitar que sejam dados ou recebidos quaisquer valores, presentes ou vantagens que não sejam consequência contratual das obrigações assumidas entre as Partes.

10.6 O CLIENTE declara que:

  • i.  Suas subsidiárias, diretores, conselheiros, agentes, funcionários, afiliados ou representantes (aqui chamados individualmente “Pessoa”) não estão, atualmente, sujeitos, nem são alvos de quaisquer sanções previstas ou aplicadas pelo Governo dos Estados Unidos, incluindo, sem limitação, o Departamento do Tesouro dos EUA do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (U.S. Department of the Treasury’s Office of Foreign Assets Control – OFAC), o Conselho de Segurança das Nações Unidas (United Nations Security Council – UNSC), a União Europeia, ou outra autoridade competente para aplicação sanções (aqui chamadas coletivamente, “Sanções”);
  • ii. Não está localizado, organizado ou sediado em um país ou território objeto de Sanções, e que não usará, direta ou indiretamente, os nossos serviços em quaisquer atividades ou negócios em países ou territórios que sejam objeto de Sanções, ou que de qualquer outra forma possa resultar em uma violação de Sanções por qualquer Pessoa;
  • iii. Seus recursos não são fruto de quaisquer atividades ilícitas; e
  • iv. Nenhum dos seus fundos ou outros ativos constituem propriedade de, ou são de propriedade beneficiária, direta ou indiretamente, de qualquer Pessoa, entidade ou governo sujeito a sanções.

10.7 O CLIENTE  reconhece e concorda, que deverá comunicar, imediatamente, a ZENVIA, caso ele ou qualquer de suas subsidiárias, diretores, conselheiros, agentes, funcionários, afiliados ou representantes, sejam incluídos em uma lista de Sanções.Isso será considerado uma violação material ao Contrato e poderá motivar o imediato encerramento deste, sem qualquer ônus a ZENVIA, respeitando e observando as demais cláusulas destes Termos.

10.8 Os deveres e declarações assumidos aqui pelas Partes, poderão ser objeto de auditoria pessoal ou por terceiros especificamente contratados, oportunidade em que serão analisados os documentos e atividades que comprovem a conformidade das Partes com o que diz esta cláusula.

Cláusula 11ª – Caso Fortuito e Força Maior 

11.1 Na hipótese de ocorrerem eventos que possam ser classificados como caso fortuito ou de força maior, incluindo, mas não se limitando à, indisponibilidade de telecomunicações necessárias por atos ou omissões de terceiros como operadoras de rede, aquele que tomar conhecimento do evento deverá informar ao outro tão logo possível, respeitando o prazo  de até 2 (dois) dias úteis após ciência, a ocorrência do fato juntamente das medidas que estão sendo tomadas, além da previsão de regularização, se e quando possível.

11.2 Os prazos eventualmente afetados por eventos de caso fortuito ou força maior serão prorrogados proporcionalmente ao atraso.

11.3 A interrupção dos Serviços prestados pela ZENVIA por período superior a 30 (trinta) dias durante eventos de caso fortuito ou força maior dará ao CLIENTE ou a ZENVIA a opção de encerrar o Contrato sem que sejam devidos quaisquer valores a título de multa ou indenização. Neste  caso, ainda serão devidos os valores por aqueles Serviços usufruídos, seja por disponibilização ou por utilização, a depender do plano contratado.

11.4 Conforme citado acima, Caso Fortuito ou Força Maior não serão considerados excludentes do dever do CLIENTE de realizar os pagamentos por aqueles Serviços efetivamente prestados pela ZENVIA.

Cláusula 12ª – Procedimento de Cobrança

12.1 Na eventualidade de atraso no pagamento do plano contratado, incidirá sobre o montante devido uma multa de 2% (dois por cento), acrescida de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, calculados pro rata die, desde a data de vencimento até a data do efetivo pagamento. 

12.2 O CLIENTE reconhece e declara estar ciente que, no caso de atraso no pagamento superior a 10 (dez) dias, a ZENVIA reserva-se o direito de: 

  1. 1. encaminhar para protesto o título representativo do débito;
  2. 2. suspender a prestação dos Serviços, sem necessidade de notificação prévia ou aviso adicional;
  3. 3. adotar quaisquer outras medidas legais cabíveis para satisfação do crédito, incluindo, mas não se limitando, a ações judiciais pertinentes

12.3 Mudanças cadastrais ou de informações que afetem a emissão ou o envio da Fatura e/ou Nota Fiscal devem ser solicitadas até o 15º dia do respectivo Ciclo de Faturamento.

Cláusula 13ª – Reajuste e Revisão de preços

13.1 Fica estipulada a recomposição dos preços acordados entre as Partes, a cada período mínimo de 12 (doze) meses contados da data do aceite deste contrato, utilizando-se como índice de referência a variação positiva do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M/FGV).

13.2 Não obstante o acima, a ZENVIA se reserva o direito de revisar os preços dos Serviços, no todo ou em parte, a exclusivo critério, para, entre outras situações, recompor eventuais alterações nos preços praticados pelas Operadoras de telefonia sobre o tráfego de mensagens SMS, pela Meta (Facebook Inc.) sobre o tráfego de mensagens no canal WhatsApp Business ou quaisquer alterações por outra controladora de canal de comunicação ou sobre outros componente de software ou canal. Nesse caso, o CLIENTE será informado previamente, conforme disposto na cláusula 4.1.1

14ª – Vigência, Resilição e Rescisão

14.1 O Contrato entrará em vigor a partir da data de aceite pelo CLIENTE, com vigência de 12 (doze) meses e renovação automática e sucessiva por igual período. Quaisquer das Partes poderá rescindir o Contrato a qualquer tempo, sem a incidência de ônus, encargos de qualquer natureza ou indenizações, salvo o pagamento pelos Serviços já prestados, desde que notifique a outra Parte com antecedência mínima de 20 (vinte) dias antes da data base da emissão da próxima fatura, através dos canais de atendimento da ZENVIA já utilizados. Caso o prazo de aviso não atenda a antecedência mínima, o cancelamento somente será efetuado na data base posterior.

14.2 Além de outras hipóteses previstas neste ou em outros documentos aplicáveis, o Contrato poderá ser encerrado, total ou parcialmente, mediante notificação prévia quando:

  • i. os Serviços oferecidos pela  ZENVIA não puderem mais ser prestados por atos ou fatos causados por qualquer das Partes ou por terceiros;
  • ii. A ZENVIA ou o CLIENTE decretarem falência ou ter sido deferida recuperação judicial;
  • iii. forem protestados títulos ou distribuídas execuções contra o CLIENTE em valor igual ou superior ao seu respectivo capital social;
  • iv. o CLIENTE permanecer inadimplente por período superior a 90 (noventa) dias;
  • v. a ZENVIA ou o CLIENTE, após notificados por escrito a cumprir com qualquer obrigação prevista em Contrato, não cumprir esta obrigação em até 15 (quinze) dias úteis, ressalvadas exceções acordadas entre as Partes;
  • vi. O CLIENTE for penalizado por controlador de Canal de comunicação (Meta (Facebook Inc.), Operadoras de Telefonia etc.) e tiver o  seu acesso a determinado canal proibido, banido, impedido ou restringido;
  • vii. O CLIENTE recusar eventual revisão de preços praticada pela ZENVIA, nos termos da Cláusula 13ª.

14.3 Nosso contrato poderá ser encerrado imediatamente sempre que o CLIENTE ou qualquer terceiro sob sua responsabilidade descumpra qualquer obrigação prevista nas Cláusulas 10ª e 15ª.

Cláusula 15ª – Suspensão dos Serviços

15.1 A ZENVIA poderá suspender temporariamente o acesso aos Serviços, sem prejuízo da rescisão do Contrato quando aplicável, sempre que:

  • i. for identificado que o conteúdo de comunicação do CLIENTE e/ou uso dos Serviços pelo CLIENTE estejam em desacordo com a legislação aplicável ou com as diretrizes que constam nestes Termos;
  • ii. a suspensão seja em virtude de determinação judicial, policial ou administrativa;
  • iii. independentemente de aviso prévio, o CLIENTE permanecer inadimplente por período superior a 10 (dez) dias;
  • iv. forem identificados quaisquer danos, causados ou tentados, à ZENVIA ou a terceiros em virtude do uso dos Serviços pelo CLIENTE ou por qualquer terceiro a ligado ao CLIENTE.

15.2 A ZENVIA, sempre que possível, avisará o CLIENTE previamente sobre o risco de suspensão e o prazo previsto para que ela ocorra, exceto nos casos dos itens “iii” e “iv” acima, esse último, quando a ZENVIA identificar que avisar o CLIENTE previamente poderá causar danos à ela ou a terceiros, comunicando o CLIENTE da suspensão o mais breve possível.

15.3 A suspensão de acesso – quando ocasionada por conduta do CLIENTE– não dará direito a abatimento proporcional no preço, quando o  pagamento de produtos for por assinatura, nem isentará o pagamento pelos Serviços que foram prestados.

Cláusula 16ª – Serviços Beta e Serviços gratuitos

16.1 A ZENVIA, ocasionalmente, poderá disponibilizar Serviços em fase Beta. A classificação de um Serviço como “Beta” será realizada sempre de forma clara e prévia à sua utilização.

16.2 Os produtos e/ou soluções em fase Beta são aqueles que não estão 100% (cem por cento) finalizados e que estão em constante evolução, mas considerados aptos para utilização.

16.3 Produtos e/ou soluções em fase Beta poderão ser fornecidos de forma gratuita ou mediante pagamento, o que não retira suas características próprias de Beta.

16.4 Serviços em fase Beta poderão não funcionar corretamente. Assim, condições como disponibilidade, eficiência e outras encontradas em Serviços regulares podem não se aplicar e a ZENVIA não se responsabiliza por qualquer falha ocorrida na utilização destes Serviços.

16.5 A utilização de Serviços em fase Beta pelo CLIENTE é voluntária e sob conhecimento das disposições previstas neste Termo. Assim, a ZENVIA não se responsabiliza por atos ou fatos danosos ligados diretamente à utilização desses Serviços em fase Beta.

16.6 Serviços em fase Beta poderão apresentar Termos de Uso próprios que tratarão com detalhes as especificidades das condições e obrigações relacionadas a tais Serviços.

16.7 Por ser um Serviço em fase Beta, a ZENVIA não garante a continuidade do Serviço nem o lançamento de sua versão comercial.

16.8 A ZENVIA poderá descontinuar Serviços em fase Beta a qualquer momento e independentemente de aviso prévio.

16.9 Caso qualquer eventual feedback seja fornecido pelo CLIENTE  à ZENVIA em relação aos produtos, soluções, serviços que prestamos ou a ZENVIA CUSTOMER CLOUD, se aplica o disposto na Cláusula 6.4

16.10 Além de Serviços em fase Beta, a ZENVIA também poderá colocar à disposição do CLIENTE Serviços gratuitos, que poderão ser disponibilizados em conjunção com outros Serviços pagos.

16.11 Do mesmo modo, Serviços gratuitos também poderão vir a ser descontinuados ou passar a serem cobrados em momento futuro. Nessa hipótese, o CLIENTE será informado com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência das condições comerciais propostas para utilização dos Serviços e terá o mesmo tempo para manifestar seu aceite ou não.

Cláusula 17ª – Valores e Tributos

17.1 O CLIENTE se compromete a pagar pelos Serviços de acordo com os termos do Plano Contratado e/ou da Proposta Comercial vinculada à contratação, conforme o caso. Os valores devidos serão calculados com base nos dados registrados pela ZENVIA, e não pelos dados registrados pelo CLIENTE, e as faturas emitidas pela ZENVIA serão consideradas definitivas, conclusivas e vinculativas para o CLIENTE. A ausência ou atraso da ZENVIA na emissão de faturas não impede a emissão futura nem isenta o CLIENTE da responsabilidade de pagamento.

17.2 Todos os tributos, bem como as respectivas obrigações acessórias, incidentes ou que venham a incidir sobre o presente Contrato, deverão ser recolhidos pelo seu contribuinte ou respectivo responsável tributário, conforme disposto na legislação, salvo em caso de ocorrência de decisão judicial, liminar ou definitiva, ou Lei que autorize qualquer das PARTES a não recolher ou pagar qualquer dos tributos.

17.3 As PARTES reconhecem e acordam que a alteração da Legislação Aplicável, incluindo, mas não se limitando à, extinção ou criação de novos tributos, encargos e contribuições fiscais incidentes diretamente sobre o objeto deste Contrato, ou ainda a modificação das alíquotas utilizadas ou de qualquer forma majorados ou diminuídos os ônus sobre os preços ora contratados, poderá ser considerada como evento capaz de causar desequilíbrio na equação econômico-financeira deste Contrato para todos os fins aplicáveis, hipótese em que poderá ser repactuado, conforme previsto na Cláusula 13.

Cláusula 18ª – Responsabilidades das Partes

18.1 As Partes serão responsáveis pela reparação de eventuais danos causados durante a execução do Contrato nos limites da respectiva participação comprovada em cada evento que originou o dano, exceto nos casos que estejam previstos nas cláusulas a seguir ou em outras especificamente previstas nestes Termos.

18.2 A ZENVIA não indenizará:

  • i. danos de qualquer natureza que sejam causados (i) em virtude do conteúdo das comunicações trafegadas pelo CLIENTE ou (ii) por Terceiros em uso culposo ou doloso de suas credenciais de acesso aos Serviços contratados;
  • ii. lucros cessantes ou danos causados em virtude de perdas de chance ou hipóteses semelhantes;
  • iii. danos causados em virtude da utilização de produtos em fase de teste ou em fase Beta;
  • iv. danos causados por inexatidão ou perda de dados;
  • v. danos causados por atos, fatos ou falhas ligadas diretamente (1) aos fornecedores dos Canais, como Operadoras de telefonia e a Meta (Facebook Inc.), ou (2) a terceiros cuja atuação não está sob nossa direção, supervisão ou responsabilidade.

18.3 Eventuais indenizações devidas pela ZENVIA estarão limitadas ao valor anual do Contrato assinado entre as Partes, isto é, o equivalente ao valor pago pelo CLIENTE à ZENVIA nos últimos 12 meses de valores pagos, limitado a R$ 100.000,00 (cem mil reais), com exceção dos casos que tenham como causa violações às Leis ou obrigações que digam respeito às (1) Políticas Anticorrupção e de Prevenção e combate à Lavagem de Dinheiro, (2) Confidencialidade, (3) Proibição de trabalho infantil ou trabalho escravo ou ainda (4) cuja causa se dê por comprovado Dolo.

18.4 Responsabilidades do Cliente:

18.4.1 O CLIENTE assumirá a responsabilidade por qualquer caso em que a ZENVIA seja autuada e/ou condenada por parte de qualquer autoridade governamental, qualquer terceiro ou empresa terceira controladora de canal de comunicação, e essa autuação e/ou condenação tenha origem em ato ou fato praticado (1) pelo CLIENTE, (2) por terceiro que se possa entender sob responsabilidade do CLIENTE ou (3) pelo uso indevido das credenciais de acesso do CLIENTE por terceiro a qualquer dos Canais, softwares e soluções oferecidas pela ZENVIA.

18.4.2 O CLIENTE manterá a ZENVIA indene e/ou a reembolsará, conforme o caso, por quaisquer despesas, perdas e danos que possam surgir em decorrência de penalidades, autuações ou condenações decorrentes da execução deste Contrato.

18.5 Independentemente do Serviço utilizado, são obrigações do CLIENTE:

  • a. Zelar e se responsabilizar pela confidencialidade de suas credenciais de acesso (login e senha) e de seus usuários, além de exigir daqueles a quem for concedido acesso às credenciais o mesmo nível de sigilo e confidencialidade que é imposto por este documento;
  • b. Tomar todas as medidas razoáveis e possíveis para evitar acessos não autorizados aos Serviços contratados;
  • c. Comunicar à ZENVIA, imediatamente, na hipótese de suspeita ou efetivo vazamento de credenciais de acesso ou acesso não autorizado de terceiros aos Serviços contratados, responsabilizando-se pelos danos resultantes da não comunicação;
  • d. Manter atualizadas e verdadeiras as suas informações cadastrais e de seus Usuários, se responsabilizando integralmente pela precisão, qualidade, conteúdo e licitude dessas informações, em especial pelos Dados Pessoais, nos termos da legislação e regulamentação aplicável;
  • e. Seguir integralmente as diretrizes e regras previstas em legislação aplicável, nestes Termos e em outros documentos produzidos pela ZENVIA ou terceiros envolvidos na contratação, especialmente os termos relativos aos canais e planos escolhidos para se comunicar com seus Destinatários;
  • f. Utilizar os Serviços exclusivamente para o fim contratado, não devendo buscar alterar, desconstruir, decompilar, realizar engenharia reversa ou de qualquer outra forma intervir na integridade dos softwares, especialmente com a intenção de replicá-lo ou danificá-lo;
  • g. Manter, às suas custas, hardwares, softwares, conexão suficiente com a internet e quaisquer outros requisitos para utilização dos Serviços;
  • h. Ao fazer uso de soluções da ZENVIA, seja através de interfaces web ou de integrações via API, o CLIENTE deverá adotar medidas de segurança, tais como mas não limitando-se a: análises recorrentes de vulnerabilidades, processo de gestão de riscos, uso de antivírus, mecanismos de proteção de senha e planos de resposta a Incidentes, que sejam suficientemente aptas a endereçar riscos ligados que incluem, mas não se limitam (a) ao uso dos Serviços para fins diversos daqueles contratados pelo CLIENTE, (b) ao acesso indevido aos Serviços por pessoas não autorizadas; (c) à segurança dos Dados Pessoais (incluindo o tratamento indevido destes); e/ou (d) fraude ou qualquer descumprimento da legislação ou destes Termos;
  • i. Disponibilizar todas as informações de configuração necessárias à ZENVIA, além de garantir que seus próprios sistemas sejam devidamente configurados, projetados e desenvolvidos para operar as soluções oferecidas pela ZENVIA;
  • j. Informar à ZENVIA sobre quaisquer falhas ou defeitos em sua Rede ou equipamentos que possam causar impacto ou degradar as funções dos equipamentos e/ou Rede da ZENVIA ou, ainda, aos Serviços prestados pela ZENVIA ao CLIENTE e a terceiros, bem como as medidas que estão sendo tomadas para restaurar ou reparar tais falhas.

18.6 O CLIENTE manterá a ZENVIA indene, ainda, contra quaisquer sanções ou prejuízos ligados ao conteúdo das comunicações trafegadas.

18.7  A ZENVIA adota medidas para identificar e prevenir fraudes e práticas ilegais durante o uso do Serviço, incluindo, sem limitação, a verificação de links inseridos pelo Cliente durante o uso do Serviço. A ZENVIA declara que, apesar da adoção de medidas de prevenção, não é capaz de bloquear ou impedir a transmissão de comunicações  fraudulentas ou chamadas de voz. O CLIENTE é o único responsável por assegurar que a sua conta não seja utilizada para transmitir mensagens ou chamadas de voz fraudulentas. A comprovação de fraude não isentará as obrigações de pagamento do CLIENTE nos termos do Contrato. 

18.8 Manter indene significará, exemplificativamente, conforme o caso: (1) indenizar e nos reembolsar, (2) prestar garantias em processos, (3) assumir a responsabilidade sobre atos e fatos ligados à utilização do Serviço pelo CLIENTE, (4) habilitar-se em processos judiciais e administrativos que tenham por objeto atos ou fatos ligados a utilização do Serviço pelo CLIENTE, solicitando, quando cabível, a exclusão da ZENVIA daquele processo.

18.9 O CLIENTE deverá indenizar solidariamente danos causados em virtude da violação de quaisquer obrigações previstas neste ou em outros Termos aplicáveis, sempre que tal violação for praticada por (1) terceiro que se possa entender sob sua responsabilidade ou (2) pelo uso indevido das credenciais de acesso do CLIENTE por terceiro a qualquer dos Serviços oferecidos pela ZENVIA.

18.10 O CLIENTE será responsável por avaliar a adequação e conveniência da utilização dos Serviços da ZENVIA no caso de utilizá-los para lhe auxiliar no cumprimento de certas obrigações e deveres legais ou regulatórios, bem como assegurar, por si e seus Usuários, que essa utilização esteja em conformidade com os requisitos legais e/ou regulatórios necessários, sendo que a ZENVIA:

  • a. não será responsável por verificar se a utilização pelo CLIENTE é adequada ou atende a quaisquer leis ou regulamentos específicos e
  • b. não presta ou oferece quaisquer garantias ao CLIENTE neste sentido.

18.11 O não cumprimento das responsabilidades acima pode resultar na imputação ao CLIENTE de todos e quaisquer ônus, responsabilidades, sanções e/ou indenizações, de qualquer natureza, que sejam decorrentes de suas ações e/ou omissões, reservando-se a ZENVIA no direito de restringir e/ou bloquear o recebimento e transporte do tráfego em caso de uso indevido dos serviços pelo CLIENTE.

18.12 A incapacidade das Partes em aplicar, a qualquer momento, qualquer disposição deste Contrato não constituirá renúncia da disposição em questão ou de qualquer outra disposição contida neste Contrato.

18.13 Se, por qualquer motivo, alguma disposição contratual for considerada inválida, ilegal ou inexequível, as demais permanecerão inalteradas e plenamente eficazes. Se necessário, as disposições afetadas poderão vir a ser substituídas por novas, cujos efeitos se aproximem ao máximo daqueles originalmente desejados pelas Partes, desde que sejam aceitas e acordadas.

18.14 Nossa relação NÃO será de exclusividade, permanecendo as Partes livres para contratar com outros fornecedores ou clientes.

18.15 As Partes deverão envidar todos os esforços possíveis para obrigar eventuais sucessores a cumprir com as obrigações assumidas contratualmente.

18.16 Nossa relação é de prestador de serviços, de modo que não será considerada, em nenhuma hipótese, como um meio para constituir uma sociedade, joint venture, associação, mandato, representação, agência, consórcio ou, ainda, configurar uma relação trabalhista sob qualquer formato. 

Cláusula 19ª – Integrações de Softwares com Terceiros

19.1 O CLIENTE pode solicitar à ZENVIA a realização de integrações com seus próprios softwares ou plataformas de Terceiros. Caberá à ZENVIA, a seu exclusivo critério, aceitar ou não fornecer esse serviço. Em caso de aceite, o CLIENTE deverá obrigatoriamente fornecer todas as credenciais, documentos e autorizações necessárias para que o serviço seja prestado pela ZENVIA e as Partes deverão detalhar o escopo dos serviços de integração a serem prestados e as taxas aplicáveis.

19.2 Ao realizar integrações dos Serviços ZENVIA com softwares próprios ou de terceiros permanecerão aplicáveis as disposições destes Termos e de nosso Contrato.

19.3 Quaisquer danos ou prejuízos originados a partir destes softwares próprios ou de terceiros serão de integral responsabilidade do CLIENTE, que também reconhece que é o único responsável por cumprir com os Termos de Uso, políticas e outros documentos relacionados às suas Plataformas ou de Terceiros. 

19.4 A ZENVIA não garante a compatibilidade dos Serviços de sua titularidade com plataformas de terceiros e não será responsabilizada por eventuais imperfeições ou incompatibilidades. A ZENVIA reserva o direito de desativar tais integrações a qualquer momento, com ou sem aviso prévio. 

19.5 A partir da realização da integração dos Serviços ZENVIA com softwares de terceiros, todas as informações trafegadas pelas soluções integradas serão necessariamente compartilhadas com o terceiro. 

20. Legislação Aplicável e Resolução de Disputas

20.1 Estes Termos serão regidos e interpretados de acordo com as leis do Brasil e as Partes elegem o foro da Comarca de São Paulo/SP como único competente para dirimir eventuais dúvidas e conflitos decorrentes deste Termo e de demais documentos aplicáveis à relação pactuada, renunciando a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. 

DEFINIÇÕES

COMUNICAÇÕES:  É o processo de troca de informações ou outros tipos de interações entre o CLIENTE e diferentes indivíduos, grupos ou organizações externas. Inclui, mas não se limita a, ligações, mensagens em texto, áudio ou imagens, postagens e interações em redes sociais. Não se confunde com a comunicação entre as Partes, que poderá ser realizada ao longo da relação contratual por meio dos canais oficiais, conforme disposto na cláusula 5ª destes Termos.

CONTROLADAS: Qualquer empresa que esteja abaixo da Zenvia Mobile Serviços Digitais S.A. no organograma abaixo: 

ControladaRazão SocialCNPJ ou equivalente
D1One To One Engine Desenvolvimento e Licenciamento de Sistemas de Informática S.A.15.435.155/0001-28
Total VoiceTotal Voice Comunicação S.A.20.919.790/0001-10
SenseDataSensedata Tecnologia Ltda.26.629.190/0001-02
MovideskMovidesk S.A.13.375.030/0001-24
Sirena BrasilRodati Motors – Central de Informações de Veículos Automotores Ltda.20.393.119/0001-89
Sirena ARGRodati Services S.A.CUIT: 30-71447468-1
ZENVIA US Zenvia US CorporationEIN: 36-4780247
Sirena MEXRodati Servicios S.A. de C.V.RFC: RSE1712128C9
Zenvia MEXZenvia México S. de R.L. de C.V.RFC: ZME201027JTA
ControladaEndereços
D1Avenida Paulista, 2300, Conj. 182 e 184, Bela Vista, São Paulo-SP, CEP 01310-300
Total VoiceRua da Praça, 241, Sala 705, Pedra Branca, Palhoça-SC, CEP 88137-086
SenseDataAvenida Paulista, 2300, Conj. 182 e 184, Bela Vista, São Paulo-SP, CEP 01310-300
MovideskRua Sete de Setembro, 644, sala 01, Centro, Blumenau – SC, CEP 89010-200
Sirena BrasilAvenida Paulista, 2300, Conj. 182 e 184, Bela Vista, São Paulo-SP, CEP 01310-300
Sirena ARGCalle Talcahuano 438, 5o Piso, Departamento E, C1013 AAI, Buenos Aires, Argentina
Sirena EUA2810 N Church St, PMB 95826, Wilmington, Delaware 19802-4447 – US
Sirena MEXAv. General Mariano Escobedo, 75 402, Col. Anáhuac II Sección, Miguel Hidalgo, Ciudad De México
Zenvia MEXLas Praderas No. 12, Col. Jardines del Pedregal de San Ángel, Del. Coyoacán, C.P. 04500, Ciudad de México,

CANAIS: referem-se aos meios pelos quais as comunicações são enviadas e recebidas e incluem WhatsApp, SMS, RCS, E-mail, Voz, Webchat, Telegram, X (Twitter), App Push, Web Push, Instagram, Facebook Messenger e outros.

CUSTOMER CLOUD: É um software web onde as informações e interações com os CLIENTES são centralizadas e armazenadas na nuvem para consolidar dados de consumidores, registros de interações e informações relevantes em um único local, acessível de forma rápida e eficiente, permitindo que as empresas forneçam serviços personalizados, melhorem a experiência do consumidor e tomem decisões informadas com base em dados centralizados e atualizados. 

DADOS PESSOAIS: Qualquer informação obtida em razão da nossa relação contratual, relacionada a pessoa natural identificada ou identificável, como por exemplo: nome, CPF, RG, endereço residencial ou comercial, número de telefone fixo ou móvel, endereço de e-mail, informações de geolocalização, entre outros.

INCIDENTE: Qualquer acesso, aquisição, uso, modificação, divulgação, perda, destruição ou dano acidental, ilegal ou não autorizado que envolva Dados Pessoais.

PROFESSIONAL SERVICE: Serviço que pode incluir o time de ativação, cobrado para desenvolvimento de soluções customizadas, com escopo específico.

SERVIÇOS: São os Serviços prestados ou disponibilizados pela Zenvia, incluindo ZENVIA CUSTOMER CLOUD, softwares, soluções, canais e professional services.

TITULARES DE DADOS: Pessoa natural a quem se referem os Dados Pessoais que são objeto de Tratamento.

ANEXO I – ACORDO DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

NESTE ANEXO DEFINIREMOS NOSSAS RESPONSABILIDADES QUANTO AO ATENDIMENTO À LEGISLAÇÃO APLICÁVEL A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS TRATADOS NO ÂMBITO DA CONTRATAÇÃO.

1. Para aplicação deste Anexo, serão adotadas as seguintes definições:

  • • Grupo Zenvia: são todas as empresas que estão no mesmo Grupo Econômico da Zenvia, ou seja, as sociedades listadas “Anexo I – Relação de Afiliadas” da Política de Privacidade da Zenvia.
  • • Cliente: Aqueles que contratam algum serviço prestado pelo Grupo Zenvia, incluídas as pessoas naturais que, representando o contratante, operam os serviços.
  • • Dado Pessoal: informação relacionada, direta ou indiretamente, à pessoa natural identificada ou identificável.
  • • Tratamento: toda operação realizada com Dados Pessoais, como coleta, armazenamento, acesso, uso, compartilhamento, enriquecimento e/ou sua eliminação.
  • • Titular: pessoa natural a quem se referem os Dados Pessoais que são objeto de Tratamento.
  • • Controlador: a quem competem as decisões referentes ao Tratamento de Dados Pessoais, especialmente relativas às finalidades e aos meios de Tratamento de Dados Pessoais.
  • • Operador: a parte que trata Dados Pessoais de acordo com as instruções do Controlador.
  • • Suboperador: terceiro e/ou subcontratado pelo Grupo Zenvia para auxiliar no cumprimento de obrigações referentes ao Tratamento de Dados da contratação estabelecida entre as partes.
  • • Encarregado: pessoa indicada pelas partes para atuar como canal de comunicação com os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
  • • Autoridades de Proteção de Dados: são os órgãos da administração pública responsáveis por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento das Legislações Aplicáveis.
  • • Incidente de Segurança envolvendo Dados Pessoais: qualquer acesso, aquisição, uso, modificação, divulgação, perda, destruição ou dano acidental, ilegal ou não autorizado que envolva Dados Pessoais.
  • • Legislação Aplicável: significa a legislação de privacidade e proteção de dados aplicável ao tratamento de dados pessoais objeto do contrato firmado entre as Partes, inclusive a Lei n. 13.709/18 (“LGPD”) e as demais regulações relacionadas ao tema.

Os demais termos iniciados ou escritos em letras maiúsculas utilizados neste Anexo terão os mesmos significados que lhes foram atribuídos nos Termos Gerais de Serviço, exceto quando estiver de outra forma expressamente previsto aqui.

2. Conformidade com a Legislação Aplicável à Privacidade e Proteção de Dados.

2.1 As Partes declaram que possuem conhecimento e cumprem todas as Legislações Aplicáveis, inclusive (sempre e quando aplicáveis) a Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil, o Marco Civil da Internet (Lei Federal n. 12.965/2014), seu decreto regulamentador (Decreto 8.771/2016), a LGPD e demais normas setoriais ou gerais sobre o tema.

2.2 O CLIENTE declara que conhece as disposições contidas na Política de Privacidade do Grupo Zenvia, disponível no link https://www.zenvia.com/politica-de-privacidade/.

3. Finalidade do Tratamento de Dados Pessoais no âmbito da Contratação

3.1 Para os fins do presente Anexo, o CLIENTE será considerado como Controlador de Dados Pessoais, enquanto o Grupo Zenvia será considerado como Operador dos Dados Pessoais.

3.2 Enquanto Operador, o Grupo Zenvia garante que os Dados Pessoais recebidos serão tratados apenas para cumprir o disposto em Contrato celebrado com o CLIENTE ou para cumprir as instruções fornecidas pelo CLIENTE, em decorrência da condição de Controlador, sempre observando aos princípios, regras e a Legislação Aplicável.

3.2.1. O CLIENTE está ciente e concorda que a ZENVIA poderá utilizar dados agregados e, na medida do possível, anonimizados para fins de desenvolvimento de seus produtos, serviços ou outras tecnologias, bem como para aprimoramento de soluções baseadas em inteligência artificial.

4. Confidencialidade dos Dados Pessoais

4.1 Todos os Dados Pessoais disponibilizados pelo CLIENTE no âmbito dos serviços prestados pelo Grupo Zenvia serão considerados confidenciais e serão tratados conforme condições estabelecidas na Cláusula 7ª dos Termos e Condições Gerais de Serviços do Grupo Zenvia.

5. Medidas e controles de segurança adotados pelo Grupo Zenvia

5.1 O Grupo Zenvia declara e garante que possui medidas implementadas para proteger os Dados Pessoais Tratados, assim como possui políticas de segurança instituídas, que determinam medidas técnicas e administrativas para garantir a integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações.

5.2 São medidas de segurança adotadas pelo Grupo Zenvia para garantir a maior segurança possível aos Dados Pessoais Tratados:

  • a. autenticação dos usuários;
  • b. criptografia dos Dados e do conteúdo das transações;
  • c. prevenção e detecção de intrusão;
  • d. prevenção de vazamento de informações;
  • e. proteção contra softwares maliciosos;
  • f. mecanismos de rastreabilidade;
  • g. controles de acesso e de segmentação da rede de computadores; e
  • h. manutenção de cópias de segurança dos Dados Pessoais e das informações.

5.3 Caso o CLIENTE tenha dúvidas referentes às medidas de segurança adotadas pelo Grupo Zenvia, poderá entrar em contato através da opção “Bate Papo com a Zoe“, disponível no botão de dúvida do ambiente https://app.zenvia.com/.

6. Compartilhamento dos Dados Pessoais

6.1 Em determinados casos, o Grupo Zenvia poderá compartilhar Dados Pessoais com eventuais Suboperadores que sejam contratados para cumprir com algumas obrigações contratuais e prestar os serviços ou parte deles.

6.2 Quando solicitado pelo CLIENTE, o Grupo Zenvia dará visibilidade sobre quais são estes terceiros Suboperadores e atividades específicas desempenhadas, desde que estejam diretamente ligados à execução dos serviços contratados pelo CLIENTE, observados os segredos comerciais e industriais do Grupo Zenvia.

6.3 Quando houver o compartilhamento de Dados Pessoais, o Grupo Zenvia buscará garantir que tais terceiros se obriguem a adotar níveis e padrões equivalentes de proteção aos Dados Pessoais e de medidas de segurança da informação como as estabelecidas neste Anexo, bem como deverá o Grupo Zenvia ser responsabilizada por todas as perdas e danos decorrentes do uso indevido dos Dados Pessoais, desde que tais perdas e danos estejam ligados a condutas culposas ou dolosas do Grupo Zenvia ou dos Suboperadores.

7. Realização de Auditorias

7.1 O Grupo Zenvia reconhece o direito do CLIENTE em conduzir auditorias relacionadas às atividades de Tratamento existentes por força deste Anexo e dos serviços prestados pelo Grupo Zenvia. Assim, as Partes disponibilizarão, quando solicitado, desde que haja comunicação prévia de 5 (cinco) dias úteis e que as atividades regulares não sejam prejudicadas, toda a documentação necessária para demonstrar o cumprimento às obrigações previstas neste Anexo e na Legislações Aplicáveis sobre privacidade e proteção de Dados Pessoais.

7.2 Em nenhuma hipótese será admitido o acesso a quaisquer informações e/ou Dados Pessoais (i) relativos a outros clientes além daqueles diretamente relacionados aos serviços prestados pelo Grupo Zenvia ao CLIENTE; e/ou (ii) que estejam sujeitos a obrigações de confidencialidade com terceiros ou protegidos por segredos comerciais e/ou industriais.

8. Transferência Internacional de Dados Pessoais

8.1 O CLIENTE concorda que, caso necessário para a execução do Contrato e atendimento a qualquer das condições nele previstas, o Grupo Zenvia poderá realizar transferência internacional dos Dados Pessoais Tratados durante a execução dos serviços prestados.

8.2 Caso haja a transferência internacional dos Dados Pessoais, o Grupo Zenvia se compromete a tomar todas as medidas necessárias e possíveis para assegurar, de boa-fé, que tal transferência de Dados Pessoais esteja em conformidade com as Legislações Aplicáveis.

9. Atendimento de solicitações dos Titulares dos Dados Pessoais

9.1 O CLIENTE, na condição de Controlador dos Dados Pessoais, deverá atender as requisições de exercício de direitos por parte dos Titulares ou solicitações das Autoridades de Proteção de Dados ou qualquer outra autoridade que venha a fiscalizar o Tratamento de Dados Pessoais.

9.2 O Grupo Zenvia, sempre que necessário e solicitado pelo CLIENTE, deverá oferecer todo o suporte para o cumprimento de requisições realizadas pelos Titulares ou por qualquer autoridade, tais como:

  • a. pedidos de acesso aos Dados Pessoais;
  • b. correção de Dados Pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • c. anonimização, bloqueio ou eliminação de Dados Pessoais desnecessários ou excessivos;
  • d. portabilidade; e
  • e. outros direitos previstos nas Legislações Aplicáveis.

10. Comunicação de Incidentes de Segurança

10.1 Caso ocorra um Incidente de Segurança que possa acarretar risco ou dano relevante aos Titulares, as Partes deverão comunicar, conforme o caso, à outra parte sobre o Incidente de Segurança em até 48 (quarenta e oito) horas úteis, contadas da ciência de sua ocorrência.

10.2 A comunicação deverá conter, no mínimo, as seguintes informações:

  • a. Data e hora do Incidente de Segurança;
  • b. Data e hora da ciência pelo notificante;
  • c. Relação dos tipos de Dados Pessoais afetados pelo Incidente de Segurança;
  • d. Número de titulares afetados (volumetria do Incidente de Segurança) e, se possível, a relação destes indivíduos;
  • e. Dados de contato do Encarregado ou outra pessoa junto à qual seja possível obter maiores informações sobre o ocorrido; e
  • f. Descrição das possíveis consequências do evento.

10.3 O CLIENTE, na condição de Controlador dos Dados Pessoais relacionados ao Incidente de Segurança, será responsável por realizar as comunicações necessárias aos órgãos reguladores e aos Titulares de Dados Pessoais, quando necessário, nos termos das Legislações Aplicáveis.

10.4 Se o Incidente de Segurança ou os efeitos do Incidente de Segurança envolverem o Grupo Zenvia, as comunicações em questão devem ser previamente alinhadas entre o CLIENTE e o Grupo Zenvia.

10.5 Quando o CLIENTE, atuando como Controlador, não comprovar o cumprimento da notificação do Incidente de Segurança à Autoridade Nacional de Proteção de Dados, em até 72 (setenta e duas) horas contadas da ciência do fato, o Grupo Zenvia terá o direito de realizar as comunicações necessárias, sem necessidade de anuência prévia, exceto se o atraso se der por motivo justificado.

10.6 As Partes acordam que atuarão em colaboração para evitar e cessar eventual Incidente de Segurança, investigando, ainda, as possíveis causas e considerando, inclusive, a realização de auditorias, para conclusão da investigação.

11. Eliminação dos Dados Pessoais

11.1 O Grupo Zenviaexcluirá definitivamente ou devolverá os Dados Pessoais quando:

  • a. solicitado pelo CLIENTE;
  • b. quando a relação contratual das Partes e as obrigações dela decorrentes, forem encerradas; ou
  • c. quando cumprida a finalidade do Tratamento.

11.1.1 O Grupo Zenvia poderá manter eventuais Dados Pessoais, quando a permanência de Tratamento seja permitida por lei ou quando for necessária para cumprir alguma obrigação legal ou regulatória ou, ainda, resguardar um direito legítimo.

11.2 Mesmo após o encerramento do contrato ou de outros acordos celebrados entre as Partes, as obrigações previstas neste Anexo perdurarão enquanto as Partes tiverem acesso, estiverem em posse ou conseguirem realizar qualquer operação de Tratamento dos Dados Pessoais envolvendo informações fornecidas durante a relação contratual.

12. Responsabilidades do CLIENTE na utilização da Plataforma

12.1 Além das demais responsabilidades previstas nestes Termos e Condições Gerais de Serviços, neste Anexo, em eventualContrato e na Legislação Aplicável, o CLIENTE declara e garante que:

  • a. todos os Dados Pessoais que, de qualquer forma, tenham sido ou sejam transferidos para o Grupo Zenvia, foram e serão obtidos de forma lícita, com uma base legal apropriada nos termos da Legislação Aplicável, com a devida transparência aos Titulares de Dados em relação a como serão tratados os Dados Pessoais, nos termos da Legislação Aplicável, inclusive em relação à proteção e sigilo dos Dados Pessoais;
  • b. obteve, de forma prévia e através de manifestação livre, inequívoca e informada, o consentimento dos Destinatários para envio de mensagens, quando esta autorização for exigível para a legalidade da comunicação, nos termos da Legislação Aplicável e/ou por conta de responsabilidades assumidas contratualmente com terceiros;
  • c. se, durante a utilização dos serviços, existir a possibilidade de Tratamento de Dados Pessoais de menores de idade ou de Dados Pessoais sensíveis, obteve o consentimento necessário, conforme requisitos legais determinados pela Legislação Aplicável, e comunicará previamente o Grupo Zenvia sobre a possibilidade deste Tratamento;
  • d. é integralmente responsável pelo formato, precisão, qualidade, conteúdo e licitude dos Dados Pessoais carregados, armazenados e processados nas Plataformas utilizadas nos serviços, nos termos da Legislação Aplicável;
  • e. é integralmente responsável pelo Tratamento de Dados Pessoais realizado por si, ou conforme solicitação do CLIENTE, no contexto da execução da relação contratual, e manterá o Grupo Zenvia indene de quaisquer perdas e danos, direto ou indiretos, decorrentes de qualquer operação de Tratamento de Dados Pessoais realizada em desacordo com este Anexo e com a Legislação Aplicável.

12.1.1 Manter indene significará, exemplificativamente, conforme o caso: (1) indenizar e reembolsar o Grupo Zenvia, (2) prestar garantias em processos, (3) assumir a responsabilidade sobre atos e fatos ligados a utilização do Zenvia Customer Cloud pelo CLIENTE, (4) habilitar-se em processos judiciais e administrativos que tenham por objeto atos ou fatos ligados a utilização do canal pelo CLIENTE, solicitando, quando cabível, a exclusão do Grupo Zenvia do processo.

ANEXO II – ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO 

AQUI DEFINIREMOS OS COMPROMETIMENTOS DE DISPONIBILIDADES E PROCEDIMENTOS DE APONTAMENTO E REPARAÇÃO DE FALHAS EM TODOS PRODUTOS E SERVIÇOS PRESTADOS POR NÓS.

NOMENCLATURAS utilizadas:

• Acionamento: É um ato de contato com uma ou mais pessoas, com o objetivo de solicitar ajudar em um incidente e/ou problema em andamento;

• Disponibilidade da plataforma: Significa a proporção, expressa como um percentual, do Tempo Teórico Disponível durante o qual a Plataforma está apta para uso de acordo com o fim a que se destina;

• Disponível: Significa a capacidade de um serviço ser acessado e utilizado de acordo com o fim a que se destina;

• Falha: significa qualquer falha dos serviços para operar de acordo com o fim a que se destina, exceto se surgir durante ou como consequência de qualquer Tempo Excluído;

• Horário Comercial: Segunda à Sexta-feira, das 08h às 18h;

• Incidente: É a interrupção não planejada de um ou mais serviços/produtos e/ou a redução de qualidade destes conforme os requisitos acordados;

• Monitoramento: É a capacidade de coletar informações e métricas de saúde da infraestrutura dos produtos, com o objetivo de se atuar de forma proativa na identificação de comportamentos anômalos, que podem prejudicar em algum momento o uso dos produtos e/ou serviços;

• Provedor de Serviço: terceiros controladores de outros serviços ou canais de comunicação integrados aos serviços prestados pela ZENVIA;

• Requisição: É uma solicitação de atendimento e/ou serviço para o esclarecimento de dúvidas, execução de alterações de configurações, suporte para dificuldades no uso do produto e/ou solução de falhas;

• Solução Provisória: Aplicação de uma correção temporária com o objetivo de restabelecer o(s) serviço(s);

• Solução Definitiva: Aplicação de uma correção e/ou melhoria definitiva no componente e/ou serviço responsável (causa raiz) por um incidente e/ou problema;

• Tempo Excluído: Significa qualquer tempo durante o qual a Plataforma não está disponível ou o acesso a ela for restrito;

• Tempo Teórico Disponível: Significa a quantidade de tempo total de um determinado período, menos o Tempo Excluído.

1. O que será estabelecido aqui?

1.1 Aqui estabelecemos os padrões de desempenho e qualidade, estabelecendo assim as respectivas obrigações no que se refere: (1) a garantia da disponibilidade do serviço contratado e (2) procedimento de atendimento e suporte de chamados.

1.2 Este Acordo se aplicará somente à parcela de serviços ligada à ZENVIA, excluindo quaisquer falhas atribuíveis (1) a Provedor de Serviço, (2) a problemas na Internet (3) e/ou falhas pelas quais o CLIENTE seja responsável.

1.3 O contrato de suporte de chamados “Standard Support” é o padrão quando se adquire qualquer serviço da Zenvia. O “Support Business” e o “Support Premier” deverão ser alinhados conforme demanda, via executivo/comercial.

1.4 As Partes concordam que devem:

a. notificar uma à outra, assim que seja detectado qualquer defeito, anomalia, mau funcionamento ou falha que possa afetar direta ou indiretamente os serviços prestados;

b. enviar imediatamente para a outra Parte qualquer comunicação recebida de Operadoras ou outros controladores de canais de comunicação referente aos serviços prestados, especialmente aquelas de conteúdo técnico.

2. Como serão classificadas as “falhas” e “impactos”?

2.1 Todas as falhas devem ser relatadas pelo CLIENTE a ZENVIA, de acordo com o procedimento descrito na cláusula 3, declarando a natureza da falha e as informações necessárias para o correto fornecimento de sua solução.

2.2 Para os fins deste Acordo, uma Falha será considerada relatada quando a equipe de suporte da ZENVIA receber um relatório de acordo com a cláusula 3.1 deste Acordo, seja por e-mail ou por telefone ou (b) quando o CLIENTE iniciar uma solicitação/chamado no sistema da ZENVIA para rastrear a Falha;

2.3 Após a comunicação de uma falha e a realização das investigações iniciais pela ZENVIA, informaremos ao CLIENTE, por e-mail, o seguinte:

a. Data e hora em que foi verificada a falha;

b. Gravidade – classificada de acordo com o impacto de I – IV;

c. Tempo estimado para solucionar a falha.

2.4 Os impactos nos serviços prestados pela ZENVIA deverão ser classificados conforme a especificação abaixo:

ALTOIncluem:1 – Problemas que causem indisponibilidade total de requisições registradas na NOSSA plataforma durante o período oscilante;
2 – Problemas que causem indisponibilidades totais do serviço.
MÉDIOIncluem qualquer problema que cause instabilidade de requisições registradas na NOSSA plataforma durante período oscilante. Ressalta-se que, instabilidade significa funcionamento parcial do serviço e por problema de proporção considerável* que cause instabilidade branda de requisições registradas na NOSSA plataforma durante período oscilante. Ressalta-se que instabilidade branda significa lentidão na resposta do serviço.
*Entende-se por “proporção considerável” citado no item acima, a ocorrência de Degradação/Instabilidade, onde até 40% (quarenta por cento) dos Usuários são impactados. Nos casos em que o percentual de falha seja maior que 40% (quarenta por cento), a falha será considerada como uma indisponibilidade e, por conseguinte, será reclassificada a severidade para falhas de IMPACTO ALTO.
BAIXOIncluem problemas que não afetam a qualidade de serviço prestado ao CLIENTE, tais como: consultas sobre a aplicação e os serviços relacionados, consultas sobre configuração, manuseio, funcionalidades ativas; upgrade de software ou atualização de aplicação; atualização de documentação ou qualquer atividade que não esteja necessariamente associada à disponibilidade imediata do serviço ao cliente.

2.5 Os serviços serão considerados indisponíveis quando: 

(i) As mensagens não são entregues na plataforma ZENVIA e/ou na plataforma do CLIENTE por falha em um dos envolvidos (da ZENVIA, do CLIENTE ou do Provedor de Serviço); ou

(ii) Mensagens não são entregues na plataforma ZENVIA e/ou ao Provedor de Serviço; ou

(iii)  As demais transações trocadas entre as NOSSAS plataformas com o Provedor de Serviço não ocorrem; ou

(iv) As demais transações trocadas entre as plataformas da ZENVIA com o CLIENTE não estão sendo finalizadas por falhas sistêmicas e/ou de rede em um dos ambientes.

2.6. Caso a solução definitiva para solicitações consideradas de impacto médio e baixo, conforme definido neste Acordo, requeira um tempo maior do que o especificado na Cláusula 4, seja devido à sua complexidade técnica, econômica ou operacional, bem como por necessidade de acionamento de áreas internas, a ZENVIA apresentará uma solução de contorno e a média de tempo de retorno para a solicitação, de forma justificada e prévia.

3. Como fazer o Acionamento?

3.1 Todo acionamento será direcionado e conduzido de acordo com o nível de impacto do problema relatado.

3.2 A categorização dos impactos será efetuada no ato da abertura dos chamados, podendo ser alterado se presentes os requisitos, de acordo com as estipulações presentes neste Acordo;

3.3 Recebido o relato de falha e classificada de acordo com os critérios deste Acordo, fica estipulado o seguinte nível de escalonamento:

Escalonamento / Escalation list
Standard SupportOpção “Bate Papo com a Zoe”, disponível no botão de dúvida do ambiente  http://escalation.zenvia.comBusiness Hours
Support BusinessOpção “Bate Papo com a Zoe”, disponível no botão de dúvida do ambiente https://app.zenvia.com/ / e-mail de contato a ser compartilhado pelo CS ou Executivo / 0800 646477724/7
Support PremierOpção “Bate Papo com a Zoe”, disponível no botão de dúvida do ambiente https://app.zenvia.com/ / e-mail de contato a ser compartilhado pelo CS ou Executivo / 0800 646477724/7
Escalonamento / Escalation list
Standard Support
NívelDirecionamentoContato
Equipe de AtendimentoOpção “Bate Papo com a Zoe”, disponível no botão de dúvida do ambiente http://escalation.zenvia.com/
Support Business
Equipe de AtendimentoOpção “Bate Papo com a Zoe”, disponível no botão de dúvida do ambiente https://app.zenvia.com/ / e-mail de contato a ser compartilhado pelo CS ou Executivo / 0800 6464777
Support Premier
Equipe de AtendimentoOpção “Bate Papo com a Zoe”, disponível no botão de dúvida do ambiente https://app.zenvia.com/ / e-mail de contato a ser compartilhado pelo CS ou Executivo / 0800 6464777

3.4 Caso o CLIENTE tenha contratado o plano Support Business ou Support Premier, seu atendimento não será  restrito ao Horário Comercial. Além disso, o CLIENTE contará com a equipe dedicada da ZENVIA para seus chamados.

3.4.1 Mas se o CLIENTE tiver contratado o plano Support Premier, e precisar que todos os seus atendimentos sejam realizados por um analista de suporte designado especificamente para o CLIENTE, o CLIENTE deverá solicitar atendimento dentro do Horário Comercial. Caso o CLIENTE precise de algum suporte fora do Horário Comercial, será aplicável a mesma estrutura do Premier Support Business.

4. E Quais Serão Os Tempos De Notificação X Resolução?

Standard Support:

IMPACTOSOLUÇÃOTIPO x TEMPO (Horas Úteis)
INCIDENTEREQUISIÇÃO
Baixo/Sem Impacto1o. Resposta02h02h
Definitiva24h48h
Médio1o. Resposta02h02h
Definitiva24h48h
Alto1o. Resposta02h02h
Definitiva12h24h

Support Business:

IMPACTOSOLUÇÃOTIPO x TEMPO (Horas corridas)
INCIDENTE / REQUISIÇÃO
Baixo/Sem Impacto1o. Resposta02h
Definitiva12h
Médio1o. Resposta02h
Definitiva08h
Alto1o. Resposta02h
Definitiva04h

Support Premier:

IMPACTOSOLUÇÃOTIPO x TEMPO (Horas corridas)
INCIDENTE 
Baixo/Sem Impacto1o. Resposta02h
Definitiva08h
Médio1o. Resposta02h
Definitiva04h
Alto1o. Resposta01h
Definitiva02h

4.1 O tempo de resolução se aplica somente a falhas dentro do controle direto da ZENVIA, conforme estipulado na cláusula 1.2 do presente Acordo.

4.1.2 Nos casos de falhas em que não estejam dentro do controle direto da ZENVIA e que sejam atribuíveis a eventual provedor de serviço, o tempo de resolução observado será o do terceiro. Ao utilizar o Serviço, o CLIENTE concorda com esta regra específica.

4.1.3 Excetuadas as hipóteses de responsabilidades já previstas nos Termos Gerais de serviços, a ZENVIA não responderá por danos de qualquer natureza decorrentes do prazo de resolução de falhas que sejam atribuídas a provedores de serviços, sejam patrimoniais ou extrapatrimoniais, diretos ou indiretos, prejuízos efetivos ou lucros cessantes.

5. Janelas de Manutenção

5.1 A ZENVIA poderá realizar manutenções em Softwares (SaaS) e Canais (CPaaS) e serviços dentro da Zenvia Customer Cloud, visando correções ou oportunidades de aprimoramento. Comprometemo-nos a comunicar antecipadamente, através de nossa Status Page (https://status.zenvia.com), conforme a tabela abaixo, nos casos de interrupção, manutenção, upgrade técnico ou intervenção:

Duração da InterrupçãoPeríodo de antecedência da notificaçãoJanela de Manutenção
> 300 minutos1 (um) dia00:00 às 06:00 (GMT-3)
Até 299 minutos2 (duas) horas00:00 às 06:00 (GMT-3)

5.2 Caso qualquer intervenção nos serviços demande ações por parte do CLIENTE, comprometemo-nos a comunicar com antecedência mínima de 7 (sete) dias.

6. Disponibilidade

A disponibilidade de cada produto SaaS (Attraction, Conversion, Service, Success, Docs, Bots, NLU, NLU Lite, Chat, Portal Zenvia Customer Cloud), de cada canal de comunicação (SMS, Voz, Email, Whatsapp, RCS, Telegram, Facebook Messenger, Instagram, Webchat, GBM) e/ou outros serviços oferecidos dentro da Zenvia Customer Cloud (ZCC) é estipulada em 99,50%. Estes índices de disponibilidade serão medidos e avaliados individualmente.

6.2 A descrição das métricas que terão como período de medição o prazo compreendido entre o 1º e o último dia do mês anterior à solicitação e, o cálculo de disponibilidade dos serviços será baseada nos seguintes dados:

• Disponibilidade mensal apurada = ((720H) / 720)*100

(Nos meses de 31 dias serão consideradas 744 horas)

• Onde: H = Total de horas em que o serviço ficou indisponível no referido mês.

6.3 O período de indisponibilidade será computado pela ZENVIA a partir do recebimento da solicitação enviada pelo CLIENTE e será considerado encerrado a partir do restabelecimento da prestação dos serviços de acordo com o fim a que se destinam.

6.4 O CLIENTE poderá solicitar o indicador de disponibilidade dos serviços contratados por até 30 dias após o último dia do mês que se pretenda extrair o referido indicador. Após este prazo, a ZENVIA não estará obrigada a fornecer o indicador solicitado.

6.5 Os seguintes eventos NÃO serão considerados como período de indisponibilidade:

a) Instabilidade e/ou Indisponibilidade dos serviços durante a Janela de Manutenção e/ou mudança programada;

b) Eventos que comprovadamente não possam ser atribuídos à falha dos serviços prestados pela ZENVIA, entre eles: casos fortuitos ou de força maior, de acordo com a determinação constante do artigo 393 do Código Civil e ainda ou ação praticada por terceiro não vinculados a ZENVIA;

c) Toda alteração necessária para quaisquer adequações que venham suprir as solicitações do CLIENTE. Consideram-se “adequações” todas as melhorias, inclusões e/ou alterações de configurações na aplicação disponibilizada pela ZENVIA;

d) Problemas gerados em serviços (hardware, software, rede, aplicações e conteúdo) e/ou aplicações de terceiros que tenham sido indicados e determinados pelo CLIENTE para serem utilizados em conjunto ou como suporte para os serviços prestados pela ZENVIA;

e) Atrasos e problemas relacionados à falta de entrega ou formatação adequada dos conteúdos fornecidos pelo CLIENTE;

f) Interrupção ocasionada por queda da rede de ambas as partes;

g) Falha e/ou outro problema encontrado em relação a SUA aplicação ou sistema.

ANEXO III -Código de Ética

ANEXO IV – Política de prevenção e combate à corrupção

Anexo V – Termos de Uso dos Planos de Software e Pacotes de Canais

Termos de Uso dos Planos de Software e Pacotes de Canais 

Os Termos de Uso dos Planos de Software e Pacotes de Canais (ZENVIA CUSTOMER CLOUD) têm como objetivo destacar pontos importantes sobre o uso dos diferentes Serviços incluídos na ZENVIA CUSTOMER CLOUD. São regras adicionais e específicas àquelas previstas nos Termos Gerais de Serviço e se incorporam a este para todos os efeitos legais. 

O aceite aos Termos Gerais de Serviço e a utilização de qualquer Plano ou Pacote implica na aceitação das regras descritas a seguir, portanto, leia estes Termos com atenção.

Estes Termos poderão ser modificados a qualquer tempo neste mesmo link: https://www.zenvia.com/termos/#customer-cloud, apenas exemplificativamente, para refletir alterações e atualizações sobre os serviços oferecidos; em função de ordem judicial ou alteração legislativa; por alterações nas políticas de contratação de terceiros controladores de canais de comunicação, como Meta (Facebook Inc.), Operadoras de Telefonia, etc. O CLIENTE deve se manter atualizado, conferindo as informações vigentes. 

Em caso de inconsistências ou conflitos entre estes Termos e os de qualquer outro documento aceito pelo CLIENTE, estes Termos prevalecerão em relação ao uso dos serviços incluídos na ZENVIA CUSTOMER CLOUD.

1. REGRAS DE ARMAZENAMENTO DENTRO DA ZENVIA CUSTOMER CLOUD

1.1 Enquanto o Contrato estiver vigente, a ZENVIA armazenará os Dados Transacionais que os CLIENTES trafegarem através de suas respectivas contas na ZENVIA CUSTOMER CLOUD pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses (“Prazo de Retenção em Conta Ativa”), contados a partir de sua geração ou inserção, ocorrendo a exclusão permanente de tais Dados Transacionais após este período, exceto quando houver acordo expresso, por escrito, entre a ZENVIA e o CLIENTE dispondo sobre prazo diverso para armazenamento e retenção.

1.2 Durante o Prazo de Retenção em Conta Ativa, os CLIENTES e seus USUÁRIOS poderão acessar e obter relatórios dos Dados Transacionais trafegados em suas respectivas contas, observado as seguintes condições e prazos:

  • a. Até o 6º mês: Os Dados Transacionais do Usuário estarão disponíveis via Consulta por Tela na ZENVIA CUSTOMER CLOUD, ou seja, por meio de autosserviço sob demanda.
  • b. Do 7º ao 24º mês: Os Dados Transacionais estarão armazenados em Backup, não estando mais disponíveis para Consulta por Tela. O acesso aos Dados Transacionais neste período será possível apenas mediante a Consulta por Chamado, sujeito aos prazos de resposta estabelecidos pela ZENVIA em suas políticas internas, podendo variar conforme a complexidade, temporalidade e observância às normas aplicáveis, como, por exemplo, legislação local para proteção de dados pessoais.
  • c. Após o 24º mês: Os Dados Transacionais do CLIENTE serão excluídos de nossos sistemas, incluindo aqueles armazenados em backups. A partir deste período a recuperação dos dados não será mais possível.

1.3 A partir da data de rescisão do Contrato, a ZENVIA habilitará um acesso limitado à ZENVIA CUSTOMER CLOUD para estes CLIENTES pelo prazo de 60 (sessenta) dias, apenas para que possam acessar os Dados Transacionais disponíveis via Consulta por Tela. Finalizado este período de 60 (sessenta) dias, contados a partir da rescisão, ainda que os CLIENTES não tenham realizado qualquer acesso ou backup, a ZENVIA excluirá todos os Dados Transacionais armazenados na ZENVIA CUSTOMER CLOUD, incluindo Dados Transacionais trafegados em período inferior a 24 (vinte e quatro) meses (“Prazo de Retenção em Conta Inativa”).

1.4 A exclusão dos Dados Transacionais será realizada de forma segura e definitiva, seguindo as melhores práticas de segurança da informação e em conformidade com as regulamentações de proteção de dados pessoais aplicáveis.

1.5 A Zenvia reserva-se ao direito de alterar a qualquer tempo o regramento de armazenamento dos Dados, incluindo o que diz respeito aos prazos para retenção de Dados Transacionais, com a correspondente atualização das disposições aqui previstas. Qualquer alteração significativa, que implique em ônus aos CLIENTES, será comunicada na forma e prazo previsto nos Termos Gerais de Serviço.

2. REGRAS DE API DENTRO DA ZENVIA CUSTOMER CLOUD

2.1 A ZENVIA CUSTOMER CLOUD utiliza uma API multicanal, conforme definido neste Termo de Uso, que permite, a partir de apenas uma implementação, consumir todos os canais disponibilizados no software, cujas regras de uso que o CLIENTE deve observar serão dispostas nos subitens a seguir.

2.2 Rate-Limit para Acesso às APIs: O CLIENTE concorda em observar e respeitar os limites (rate-limit) estabelecidos para o acesso às APIs fornecidas pela ZENVIA na ZENVIA CUSTOMER CLOUD.

2.3 Limitação de Chamadas, Requisições ou Transações por Segundo:

2.3.1 Cada API disponibilizada pela ZENVIA possui um limite de 20 (vinte)  chamadas por segundo (rate-limit).

2.3.2 O CLIENTE reconhece e concorda que este limite é estabelecido para garantir a estabilidade, segurança e desempenho adequado dos serviços.

2.3.3 O CLIENTE está ciente de que o limite de chamadas por segundo pode variar entre as APIs e será especificado na documentação técnica fornecida pela ZENVIA, conforme disposto no item 2.6 abaixo.

2.4 Responsabilidade do CLIENTE:

2.4.1 É responsabilidade do CLIENTE monitorar e gerenciar o número de chamadas realizadas às APIs para garantir o cumprimento dos limites (rate-limit).

2.4.2 Caso o CLIENTE exceda o limite de chamadas por segundo estabelecido para uma determinada API, a ZENVIA se reserva o direito de tomar medidas corretivas, incluindo, mas não se limitando a, limitar ou suspender temporariamente o acesso à API.

2.5 Notificação de Alterações nos Limites:

2.5.1 A ZENVIA terá o direito de ajustar os limites dispostos no Item 2.3.1 para garantir a qualidade e estabilidade dos serviços.

2.5.2 O CLIENTE será notificado com antecedência razoável sobre quaisquer alterações nos limites de chamadas por segundo.

2.6 As documentações de APIs disponibilizadas na ZENVIA CUSTOMER CLOUD estarão disponíveis nesse link do Github: https://zenvia.github.io/zenvia-openapi-spec/v2/#section/Overview.

3. REGRAS ESPECÍFICAS DE COMUNICAÇÃO NA ZENVIA CUSTOMER CLOUD

3.1 Cabe exclusivamente ao CLIENTE a escolha e/ou elaboração do conteúdo a ser enviado nas comunicações trafegadas através dos Serviços prestados pela ZENVIA, de modo que todo tráfego realizado sob credenciais pertencentes ao CLIENTE será de sua exclusiva responsabilidade.

3.2 Ao se comunicar, o CLIENTE deverá sempre seguir as seguintes obrigações:

  • i. Se identificar de forma clara, precisa e legítima;
  • ii. Não violar direitos de terceiros;
  • iii. Respeitar os direitos de Titulares de Dados pessoais tratados pela comunicação realizada;
  • iv. Observar e seguir a legislação, regulação e autorregulação brasileira aplicáveis, especialmente: a Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor, o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e a Lei Geral de Proteção de Dados;
  • vi. Garantir  que as referidas informações de identificação do Destinatário repassadas terão o devido Tratamento de Dado Pessoal;
  • viii. Incluir, quando aplicável, título/assunto claro e não enganoso, que descreva com precisão o conteúdo e a finalidade da mensagem (ex.: “este e-mail é um anúncio ou promoção”).

3.3 O CLIENTE não poderá veicular comunicações e/ou arquivos que:

  • i. Apresentem informações falsas ou propositalmente desatualizadas (fake news), enganosas, dúbias ou cuja natureza não possa ser claramente identificada;
  • ii. Apresentem informações sabidamente desatualizadas destinadas a formar opiniões ou incutir estados emocionais com base em erro;
  • iii. Promovam qualquer forma de racismo ou discriminação;
  • iv. Façam apologias a ilegalidades;
  • v. Tragam conteúdo pornográfico, político ou fanático religioso, sem prejuízo de observar também o disposto na cláusula 4.1.1 durante a utilização dos canais dentro da ZENVIA CUSTOMER CLOUD. 
  • vi. Violem direitos de terceiros;
  • vii. Sejam vedadas ou não recomendadas para a faixa etária do Destinatário;
  • viii. Apresentem conteúdo não solicitado massificado ou fraudulento, que caracterizem o spam ou phishing;
  • ix. Impliquem em tarifação do Destinatário, salvo tarifas eventualmente cobradas pelas Operadoras de telefonia para respostas das comunicações;
  • x. Promovam ou incentivem a portabilidade e/ou migração do Destinatário entre Operadoras de telefonia;

3.4 Para auxiliar na mais adequada utilização dos nossos canais pelo CLIENTE, a ZENVIA poderá aplicar filtros de conteúdo sobre as comunicações e/ou arquivos trafegados. Estes filtros, através de configuração algorítmica, servirão para evitar o tráfego de comunicações que apresentem (1) phishing, (2) spam ou (3) vocabulário impróprio ou ofensivo.

3.5 A eventual utilização pela ZENVIA dos filtros mencionados na cláusula anterior não retira ou diminui as obrigações impostas sobre o CLIENTE através deste documento nem afasta a responsabilização dele por danos e prejuízos que sejam originados a partir do tráfego de comunicações com conteúdo indevido.

3.6 Não importando a solução ou Canal utilizado pelo CLIENTE, as comunicações trafegadas devem ter natureza estritamente comercial, corporativa e/ou institucional, sendo vedada a utilização dos Serviços da ZENVIA para tráfego de comunicações de natureza pessoal ou diversa.

3.7 Caso a ZENVIA venha a sofrer, em virtude do conteúdo trafegado pelo CLIENTE, (1) qualquer tipo de sanção, legal ou contratual, imposta por órgão governamental ou empresa controladora de canal de comunicação, ou (2) qualquer tipo de dano reclamado por qualquer terceiro, o CLIENTE será cobrado do valor correspondente de forma integral e imediata, independentemente de apuração de eventuais perdas e danos adicionais.

3.8 Eventualmente, nos termos do que prevê a legislação, a ZENVIA poderá solicitar que o CLIENTE nos envie a comprovação de obtenção dos “opt-in” e “opt-out” concedidos pelo Destinatário, portanto, o CLIENTE deverá manter tais informações devidamente arquivadas, fornecendo à ZENVIA sempre que solicitado, o que deve ser atendido em prazo razoável, acordado entre as Partes.

4. REGRAS ESPECÍFICAS DOS CANAIS 

4.1. SMS 

4.1.1 Estas regras serão aplicáveis sempre que o CLIENTE utilizar o SMS como canal de comunicação com seu destinatário, dentro dos planos.

4.1.2 Cada mensagem SMS poderá contar no máximo com 160 (cento e sessenta) caracteres alfanuméricos, incluindo caracteres especiais e acentos que contam como 2 (dois) caracteres alfanuméricos. Mensagens que extrapolarem este limite serão divididas e concatenadas automaticamente, passando a contar para todos os fins, especialmente para faturamento e cobrança, como múltiplas mensagens, a depender da quantidade de mensagens SMS concatenadas necessárias.

4.1.3 As mensagens trafegadas serão cobradas com base no envio e/ou recebimento pelo CLIENTE, independentemente do sucesso da entrega ao Destinatário final.

4.1.4 O CLIENTE não poderá veicular mensagens SMS de conteúdo político, com exceção dos órgãos devidamente autorizados pela ANATEL, e deverá respeitar as seguintes condições:

  • i. A mensagem não poderá criar, artificialmente, estados mentais emocionais ou passionais nem conter conteúdo que possa ser reputado como político;
  • ii. É terminantemente proibida a veiculação de (1) notícias sabidamente falsas ou, (2) quando fora de contexto e explicações, sabidamente desatualizadas, todas denominadas “fake news”. As fake News poderão ser verificadas por agências de checagem de fatos (fact-checking) que mantenham cooperação com a Justiça Eleitoral (vide https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/#fakenews).
  • iii. Caso a mensagem direcione o destinatário à página da internet, o endereço eletrônico deverá ter sido previamente comunicado à Justiça Eleitoral e deverá ser hospedado em território nacional;
  • iv. O CLIENTE deverá respeitar toda a legislação eleitoral e diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (legislação eleitoral), em especial com relação aos prazos e alcance territorial para a veiculação de campanha eleitoral;
  • v. É vedada a utilização dos nomes, marcas ou logotipos de qualquer Operadora de telefonia no conteúdo das comunicações ou das páginas referenciadas;
  • vi. É expressamente vedado o anonimato, devendo haver sempre a identificação do remetente;
  • vii. Caso a ZENVIA ou alguma Operadora de telefonia receba notificação judicial ou extrajudicial pelo CLIENTE, que considere irregular a comunicação realizada, o CLIENTE deverá tomar todas as providências necessárias para cessar a comunicação;
  • viii. Todas as comunicações enviadas deverão contar com um mecanismo que permita a realização do “opt-out” pelo destinatário. A exclusão do destinatário deverá ocorrer em até 48 horas a contar do pedido desse.

4.2. WhatsApp 

4.2.1. Estas regras serão aplicáveis sempre que o CLIENTE fizer uso do canal de comunicação whatsapp business, independentemente da solução, ferramenta ou interface eventualmente integradas ao canal. A utilização da solução pelo CLIENTE não lhe confere qualquer direito de propriedade intelectual sobre o WhatsApp Business Solution

4.2.2 O CLIENTE não poderá solicitar serviços, fazer reclamações e sugestões ou abrir chamados diretamente junto à Meta, ao WhatsApp ou quaisquer outras empresas pertencentes ao grupo, sob pena de interrupção dos serviços de acesso ao canal, rescisão contratual, aplicação de multa e apuração de perdas e danos, conforme o caso.

4.2.3 Programa de ISVs:

4.2.3.1 Caso o CLIENTE, como titular da WhatsApp Business, já utilize serviços prestados por terceiros (referidos como ISVs) integrados ao canal do WhatsApp Business ou deseje utilizar serviços prestados por ISVs integrados ao canal, será obrigatória sua adesão e a do ISV ao “Programa de ISVs” instituídos pela Meta.

4.2.3.2 Para adesão ao “Programa” será necessária a formalização expressa através da assinatura de documentos próprios exigidos pela Meta além de processo de validação prévia sobre o ISV pretendido a ser aplicado pela Meta. Neste caso, a ZENVIA, como BSP, prestará as informações e suportes necessários para a adesão ao Programa.

4.2.4 Políticas, Termos e Condições de Uso estabelecidos pela Meta:

4.2.4.1 Além das previsões contidas aqui, outros documentos elaborados pela Meta também são responsáveis por estabelecer condições, obrigações e diretrizes para o uso do WhatsApp Business Solution:

4.2.4.2 A Meta pode atualizar, unilateralmente e independentemente de aviso prévio, qualquer um dos documentos que tratam do uso do WhatsApp Business Solution, especialmente aqueles relacionados acima, os quais, para continuação do uso da solução, deverão ser observados pelo CLIENTE.
4.2.5 Obrigações que o CLIENTE deverá observar e cumprir quando usar o canal:

  1. a. Zelar pelos dados de login de usuário(s) cadastrado(s) para utilização do software da solução, abstendo-se de revelar, duplicar, reproduzir ou distribuir tais dados de acesso;
  2. b. Ao longo da configuração da WABA, deverá indicar ao menos 1 (um) administrador de sistema que seja responsável por gerenciar a instância do WhatsApp Business Client e que esteja ativo em todos os momentos de configuração;
  3. c. No caso de contar com um terceiro prestador integrado à solução, garantir que este terceiro somente processará dados de acordo com as suas instruções e sua autorização, dentro dos limites impostos por todos os documentos que tratam de diretrizes e políticas de uso da solução, especialmente o Programa de ISVs;
  4. d. Apresentar os logotipos do WhatsApp, no todo ou em parte, sempre inalterados, não devendo combiná-los com outro logotipo, nome de empresa, marca ou termos genéricos;
  5. e. Apresentar o nome “WhatsApp” como uma palavra única, sem modificações ou abreviaturas, mantendo maiúsculas as letras “W” e “A”;
  6. f. Seguir a identidade visual do WhatsApp, que incorpora as cores “verde azulado”, “verde, “azul” e outras em toda a aplicação;
  7. g. Seguir as diretrizes de marca presentes no documento Brand Guidelines (https://whatsappbrand.com) ao utilizar o logotipo do WhatsApp para promover sua presença comercial na aplicação quando utilizando o WhatsApp Business Solution ou as WhatsApp Business APIs;
  8. h. Obter de forma prévia, expressa e registrada a Autorização Formal (OPT-IN) dos Destinatários para envio de mensagens por meio da WhatsApp Business Solution;
  9. i. Oportunizar aos Destinatários a solicitação de Cancelamento Formal (OPT-OUT) de recebimento de mensagens enviadas por meio da WhatsApp Business Solution;
  10. j. Respeitar todas as solicitações – apresentadas através do WhatsApp ou fora dele – para bloquear, descontinuar ou recusar comunicações pelo WhatsApp (“Opção de Recusa”). Caso seja apresentada a Opção de Recusa por qualquer Destinatário, o BSP, quando ciente de tal Opção, removerá tal destinatário da Base de Usuários, impedindo envios de novas mensagens àquele;
  11. k. Utilizar-se de modelos para a confecção de suas mensagens, devendo, tais modelos, estarem de acordo com as diretrizes e políticas de uso da solução. O WhatsApp poderá analisar os modelos de mensagem antes que sejam utilizados;
  12. l. Manter vigente uma Política de Privacidade que respeite a legislação aplicável, especialmente quanto aos direitos de titulares de dados;
  13. m. Acerca do número de telefone que deve ser vinculado à WABA: 
  • 1. O número deve ser de propriedade do titular da WABA. Se, por qualquer motivo, o CLIENTE perder a propriedade desse número, a Zenvia não terá qualquer responsabilidade em mantê-lo ativo na plataforma. Essa mesma regra segue para números pré-pagos;
  • 2. O número deve ser capaz de receber SMS ou ligações de voz para que o registro seja concluído;
  • 3. Depois que um número de telefone for registrado no WhatsApp Business API, ele não poderá ser usado pelo aplicativo WhatsApp Business nem pelo WhatsApp normal. Caso esse número deixe de ser usado em uma API do WhatsApp e seja devidamente desvinculado no gerenciador de negócios do CLIENTE, sem trafegar mensagens por 30 (trinta) dias, o CLIENTE poderá reutilizar esse mesmo número na versão gratuita do WhatsApp, conforme estipulado pela Meta; 
  • 4. Autorizar o fornecimento à Meta de dados, métricas e outras informações relacionadas ao uso do CLIENTE da WhatsApp Business Solution, especialmente a partir da vinculação da sua conta Facebook Business Manager e Facebook para Desenvolvedores à WABA;
  • 5. Respeitar as diretrizes de imagem, marca e confidencialidade que se encontram nos documentos normativos elaborados pelo Facebook;
  • 6. Manter infraestrutura, servidores e quaisquer outros equipamentos necessários para o funcionamento da solução;
  • 7. Em caso de encerramento do contrato de prestação de serviços de licenciamento do canal, destruir cópias de softwares e modificações que estejam em SEU poder bem como devolver materiais e documentações que lhe foram entregues no âmbito de seu contrato;

4.2.6 O CLIENTE NÃO poderá, enquanto utilizar a WhatsApp Business Solution:

  1. a. Direta ou indiretamente, utilizar dados obtidos da WhatsApp Business Solution para (1) rastrear, construir ou aumentar perfis de destinatários individuais do WhatsApp, exceto quando se tratam de dados obtidos a partir do conteúdo de suas próprias conversas, (2) tratar tais dados junto a terceiros, ainda que de forma anonimizada; agregada ou derivada, (3) redirecionar os serviços da Meta e WhatsApp, usar piggyback ou redirecionamentos ou (4) combinar esses dados com quaisquer outras fontes de dados de terceiros;
  2. b. Utilizar os dados dos Destinatários contatados para fim diverso daquele necessário e justificado para dar suporte aos tipos de mensagem (conteúdo) trafegada;
  3. c. Enviar mensagens a Destinatários que não tenham dado Autorização Formal ou que tenham apresentado Opção de Recusa;
  4. d. Enviar mensagens de natureza promocional, publicitária ou de marketing, a menos que (1) o envio seja feito dentro de janela de 24 horas a contar de contato iniciado pelo destinatário final ou (2) sejam utilizados os templates aprovados pelo WhatsApp para notificações;
  5. e. Criar jogos ou programas interativos que envolvam habilidades, competição e/ou sorte;
  6. f. Relacionar-se, em qualquer nível, a atividades terroristas ou de crime organizado e, neste sentido, trafegar mensagens cujo conteúdo tolerem ou apoiem grupos ou indivíduos ligados a tais atividades;
  7. g. Utilizar a WhatsApp Business Solution para cometer crimes ou facilitar/organizar atividades criminosas que causem lesões em pessoas ou animais, prejudiquem empresas ou cause danos a terceiros;
  8. h. Divulgar ou pedir que sejam divulgados números e dados de cartão de crédito ou conta bancária;
  9. i. Trafegar mensagens cujo conteúdo esteja em desacordo com a legislação e regulação vigente aplicável, especialmente a Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), Lei nº 12.965/14 (Marco Civil da Internet) e a Lei nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados), dentre outras;
  10. j. Ceder a terceiros os direitos de utilização da WhatsApp Business Solution sem o consentimento prévio e expresso da Meta.

4.2.7 Interrupção ou Suspensão do acesso do CLIENTE à WABA pela Meta:

4.2.7.1 A Meta poderá, a seu exclusivo critério, restringir e/ou remover o seu acesso à solução nos casos em que o CLIENTE:

  1. a. Receba excesso de feedbacks negativos dos destinatários ou cause danos ao WhatsApp ou aos seus usuários individuais, inclusive aos seus Destinatários;
  2.  b. Se utilize de soluções oferecidas por terceiros, mesmo quando disponíveis ferramentas e produtos oficiais do WhatsApp; e
  3.  c. Viole quaisquer das políticas ou diretrizes de utilização do WhatsApp ou incentive terceiros a fazê-lo. Nestes casos, o CLIENTE poderá ser impedido de utilizar a solução novamente.

4.2.7.2 A ZENVIA informará, em até 48 (quarenta e oito) horas, mudanças de status na WABA do CLIENTE promovidas pela Meta.

4.2.7.3 Quando cabível, em caso de suspensão ou banimento da conta do CLIENTE, a ZENVIA buscará entender os motivos da penalidade aplicada pela Meta e, quando for o caso, restabelecer o status ativo regular.

4.2.7.4 O banimento de conta não revertido pela Meta constituirá hipótese de rescisão automática motivada do contrato mantido entre o CLIENTE e a ZENVIA. Esta rescisão se aplicará parcialmente quando o contrato mantido entre as Partes estabelecer a prestação de outros serviços não afetados pelo banimento da conta do CLIENTE no canal da WhatsApp Business Solution.

4.2.7.5 Considerando que as determinações de suspensão ou banimento, inclusive pela má utilização dos templates, são passadas exclusivamente pela Meta, a ZENVIA não poderá ser responsabilizada por qualquer dano que tenha origem nestas determinações, com exceção nos casos em que, comprovadamente, tiver dado causa, de forma exclusiva, à eventual penalidade.

4.2.8. Responsabilidades do CLIENTE relacionadas ao uso do canal:

4.2.8.1 O CLIENTE responderá integralmente:

  1. a. Por todo e qualquer ato ou omissão de terceiros apontados pelo CLIENTE para integrarem-se ao canal do WhatsApp Business;
  2. b. Por todo e qualquer dano gerado em virtude do conteúdo das mensagens trafegadas;
  3. c. Por todo e qualquer dano que tenha origem na relação subjacente havida entre o CLIENTE e o Destinatário de suas mensagens;
  4. d. Por toda e qualquer punição pecuniária ao BSP ou à Meta e que tenha origem em ato ou fato de responsabilidade do CLIENTE ou de terceiros sob sua responsabilidade.

4.3. VOZ 

4.3.1 Estas regras serão aplicáveis sempre que o CLIENTE utilizar a plataforma de voz como canal de comunicação com seu destinatário, dentro dos planos.

4.3.2 Do Licenciamento da Plataforma:

4.3.2.1 O licenciamento da plataforma de voz pela ZENVIA fornece uma solução corporativas de comunicação integráveis  a diferentes canais e ferramentas, features e add-ons e quando combinada com a infraestrutura de múltiplas Operadoras de Rede fixas e móveis, viabiliza a conexão entre o CLIENTE e seus usuários finais. 

4.3.2.2 A ZENVIA atua exclusivamente como fornecedora da plataforma de software, não fornecendo diretamente a infraestrutura e os recursos de numeração, isentando-se de qualquer responsabilidade em relação aos serviços de telecomunicações oferecidos pelas Operadoras parceiras, incluindo o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), Serviço Móvel Pessoal (SMP) e Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), bem como quaisquer questões relacionadas à operação das redes de telecomunicações ou à conformidade regulatória, que são de responsabilidade das Operadoras parceiras.

4.3.2.3 O serviço poderá ser contratado na modalidade pré ou pós-paga, conforme previsão na Proposta Comercial do CLIENTE, que é parte integrante deste instrumento.

4.3.2.4 Quando a contratação ocorrer na modalidade pré-paga, o CLIENTE fará jus à utilização do serviço por meio de aquisição de créditos e recargas no painel, que será faturado pela ZENVIA após confirmação do pagamento, ou ainda conforme determinado pelo parceiro. 

4.3.2.5 Quando a contratação ocorrer na modalidade pós-paga, o serviço será faturado pela ZENVIA de acordo com o seu consumo e conforme os preços e condições estabelecidos na Proposta Comercial contratada pelo CLIENTE.

4.3.3 Números de Linhas Telefônicas:

3.3.3.1 A ZENVIA poderá, por solicitação do CLIENTE, disponibilizar número de linha telefônica para uso exclusivo em sua plataforma, mediante formalização e operacionalização de Termo de Cessão não Onerosa junto ao CLIENTE, vinculado a toda e qualquer linha telefônica cedida na vigência do Contrato e cujo detalhamento constará na Plataforma de Voz e no respectivo faturamento. Nesse caso, a estrutura e os recursos de numeração serão fornecidos diretamente pelas Operadoras parceiras de Rede fixas e móveis.

4.3.3.2 Caso o CLIENTE já disponha de uma linha telefônica de sua própria titularidade, será necessário efetuar a portabilidade do número de sua Operadora externa para a Operadora Parceira da ZENVIA de modo a viabilizar a sua utilização exclusiva na plataforma da ZENVIA.

4.3.3.3 O CLIENTE declara e reconhece que a ZENVIA não é a prestadora de serviços de telecomunicações responsável pelo oferecimento da Linha Telefônica a ser utilizada na Plataforma – e sim as Operadoras de Telefonia –  e que a ZENVIA não possui qualquer tipo de responsabilidade e ingerência sobre a qualidade dos serviços de telecomunicações oferecidos pela Operadora.

4.3.4. Responsabilidades 

4.3.4.1 A ZENVIA é responsável única e exclusivamente pelo provimento da plataforma de voz, não assumindo qualquer responsabilidade pelo conteúdo trafegado e sua finalidade. Portanto, o CLIENTE é o único e exclusivo responsável por todas as questões relacionadas ao conteúdo, tráfego entregue e aplicação do serviço contratado, devendo observar rigorosamente a legislação vigente em sua utilização. 

4.3.4.2 É vedado ao CLIENTE a utilização do serviço ora contratado para realização de disparo massivo de chamadas em volume superior à capacidade humana de discagem, atendimento e comunicação, não completadas ou, quando completadas, com desligamento pelo originador em prazo de até 3 (três) segundos (“short calls”), sob pena de bloqueio total e imediato do serviço, sem prejuízo das demais penalidades ora previstas.

4.3.4.3 O CLIENTE deverá manter a ZENVIA indene de quaisquer multas aplicadas por parte das Operadoras de telefonia, agências reguladoras e/ou órgãos do poder judiciário ou executivo e que sejam derivadas de descumprimento de legislação ou regulação aplicáveis à comunicação mantida pelo CLIENTE. Na hipótese de aplicação de quaisquer multas por parte das Operadoras, agências reguladoras e/ou órgãos do poder judiciário, que sejam derivadas de descumprimento a legislação, ou, ainda, às determinações da Lei 12.965/2014 (Marco Civil da Internet), a ZENVIA se reserva no direito de repassar integralmente ao CLIENTE, no limite de sua responsabilidade, sem prejuízo da possibilidade de imediata suspensão dos serviços e/ou rescisão motivada.

4.3.4.4 A ZENVIA assume a responsabilidade pela gestão das relações contratuais com as Operadoras parceiras contratadas por ela, garantindo a operacionalidade dos serviços oferecidos por meio da plataforma de voz. A ZENVIA também se compromete a arcar com toda e qualquer remuneração devida às Operadoras parceiras contratadas pela ZENVIA, incluindo a remuneração da rede de destino, relacionadas ao Serviço de Transporte do tráfego originado pelo CLIENTE até os terminais de destino.

4.4 RCS 

4.4.1 Estas regras serão aplicáveis sempre que o CLIENTE utilizar o canal RCS  independente do produto ou mecanismo para disparo (web ou API).

4.4.2 Tipos de RCS e regras de uso:

4.4.2.1 RCS Basic. Nesta versão não há conteúdo multimídia (imagens, vídeos, áudios etc) ou outros recursos típicos do RCS Single. Por ser uma opção mais simples, somente é possível enviar mensagens em texto com até 160 caracteres. Esta mensagem contará com a identificação normal do canal, como validação da marca e hotsite, além de status de entrega e leitura da mensagem. Caso envie mais de 160 caracteres e tenha um agente Notificação/Single integrado, então a mensagem será entregue como Notificação/Single. Se o destinatário não for compatível com o RCS, a mensagem será entregue como SMS automaticamente.

4.4.2.2 RCS Single. Permite envio de mensagens com até 5000 caracteres com logo e Conta verificada. Aprimora a experiência de mensagem dos seus clientes com a possibilidade de envio de recursos multimídia, como imagem, botão para conversão ou carrossel. Relatório com dados de envio, entrega e leitura disponíveis para melhor acompanhamento e gestão dos disparos.

4.4.2.3 RCS Conversacional. Envie mensagens com até 5000 caracteres com logo e Conta verificada em todas funcionalidades de RCS Rich. Utilize como um canal de atendimento para uma jornada completa Integre a experiência de chatbot com fluxos de conversação e respostas.

4.4.3 Processamento

4.4.3.1 Disparo. As mensagens trafegadas serão cobradas com base no recebimento e/ou envio pelo CLIENTE, independentemente do sucesso da entrega ao destinatário final. O mecanismo para disparo poderá ser realizado através de API ou via plataforma ZENVIA CUSTOMER CLOUD na sua interface Web.

4.4.3.2 Fallback. Caso o dispositivo de destino não seja compatível com RCS, nossa plataforma enviará SMS. A relação de fallback e RCS entregues está disponível nos relatórios da ZENVIA CUSTOMER CLOUD.

4.4.3.3 Opt-Out em mensagens RCS: Sempre que um usuário recebe uma mensagem de RCS, ele tem a opção de responder ‘pare’, ‘stop’, ‘parar’, ‘não quero’, ‘sair’, ‘sai’, para não receber mais essas mensagens. 

4.4.3.4 Disposições Gerais: Qualquer alteração ou atualização promovidas pela Google referente às regras de utilização do canal RCS serão prontamente informadas ao CLIENTE que somente poderá continuar a utilização do canal se submetido a tais novas regras, sob pena de responsabilização pelo uso indevido.

4.5 E-MAIL 

4.5.1 Estas regras serão aplicáveis sempre que o CLIENTE  utilizar o canal e-mail independente do produto ou mecanismo para disparo (web ou api).

4.5.2 Processamento:

4.5.2.1 O fluxo começa por uma de duas interfaces: a ZENVIA CUSTOMER CLOUD ou API. O CLIENTE escolherá se irá usar templates de e-mail que são enviados com informações personalizadas.

4.5.2.2 O CLIENTE pode optar por enviar os mesmos em um horário específico ou um envio imediato. O disparo é enviado para um gateway (stargate) que validará se o CLIENTE está apto para efetuar esse disparo verificando a sua contratação com o canal e outros pormenores antes de ser enviado para uma aplicação final que conversa com o provedor de e-mail. Após o envio da mensagem informações úteis sobre o disparo estarão disponíveis  para os nossos CLIENTES, permitindo geração de  relatórios identificando quais mensagens foram entregues, ou quais não foram.

4.5.2.3 Opt-out: O CLIENTE que decidiu por realizar opt-out e não receber mais conteúdo de determinado remetente, o fará através de uma mensagem respondida com as palavras ‘pare’, ‘stop’, ‘parar’, ‘não quero’, ‘sair’, ‘sai’ ou clicada no botão de Unsubscribe. Dessa forma, o contato entra na Deny List, não recebendo mais e-mails daquele remetente.

4.6 INSTAGRAM

4.6.1 Estas regras serão aplicáveis sempre que o CLIENTE fizer uso do canal instagram business, independentemente da solução, ferramenta, módulo ou plataforma eventualmente integrados ao canal.

4.6.2 Políticas, Termos e Condições de Uso estabelecidos pela Meta:

4.6.2.1 Além das previsões contidas aqui, outros documentos elaborados pela Meta também são responsáveis por estabelecer condições, obrigações e diretrizes para o uso do Instagram:

  1. a. Termos de Serviço do Facebook;
  2. b. Padrões da Comunidade do Facebook;
  3. c. Termos de Uso do Instagram;
  4. d. Diretrizes da Comunidade do Instagram;
  5. e. Políticas do Desenvolvedor do Facebook, especialmente a Política para Instagram Messaging;
  6. f. É importante saber que a Meta pode atualizar, unilateralmente e independentemente de aviso prévio, quaisquer um dos documentos que tratam do uso do Instagram Business, especialmente aqueles relacionados acima, e que, para continuação do uso da solução, o CLIENTE deverá acatar e seguir eventuais novas condições, obrigações ou diretrizes.

4.6.3 Limitações deste canal:

  1. a. Não é possível a utilização da API com contas “não-business” do Instagram;
  2. b. Não é suportada a conversação entre mais de 2 participantes (Group Thread);
  3. c. Não suporta o encaminho de notificações, somente uso receptivo;
  4. d. Caso seja excedido o total de 200 (duzentas) mensagens enviadas dentro de um intervalo de 5 (cinco) minutos por “@conta”, a API poderá apresentar lentidão no tráfego de mensagens;
  5. e. Caso seja excedido o total de 300 (trezentas) mensagens enviadas e/ou recebidas dentro de um intervalo de 5 (cinco) minutos por “@conta”, a API poderá apresentar lentidão na execução de webhooks;

4.6.4 Ainda que o CLIENTE utilize fluxos automatizados de conversação em conjunto com o canal Instagram, toda experiência de comunicação promovida pelo CLIENTE deverá permitir o transbordo para interação humana.

4.6.5 O CLIENTE e/ou qualquer terceiro pelo CLIENTE indicado não poderá reter, fazer download ou de qualquer forma armazenar em sistemas próprios o conteúdo de mídia enviado ou disponibilizado através da API.

4.6.6 Como será a cobrança pela utilização do Instagram:

4.6.6.1 Pelo uso do canal através da API do Messenger para Instagram o CLIENTE pagará a quantia estipulada e acordada entre nós por cada “Conversa” iniciada, a qual será assim considerada sempre que o CLIENTE receber uma mensagem via Instagram, a partir de um usuário qualquer do canal e terá duração de 24 horas.

4.6.6.2 Quando atingido este tempo limite de 24 horas de Conversa, outra será iniciada – e igualmente tarifada – em caso de recebimento de nova mensagem pelo CLIENTE.

4.6.6.3 Ferramentas, soluções e/ou plataformas empregadas em conjunto com o canal Instagram poderão ser cobradas separadamente e sob critérios próprios.

DEFINIÇÕES

API: A sigla API significa Application Programming Interface. Em resumo, trata-se de um tipo de aplicação que fornece um meio pelo qual dois sistemas são conectados e interagem trocando dados específicos. A API atua enviando recursos passados pelo usuário a um determinado servidor ou sistema, e, após essa etapa, a ponta externa dessa comunicação responde com os dados necessários para oferecer determinado serviço ao usuário. Por estes fatores, quando falamos em API tendemos a citar endpoints, que representam uma das pontas de comunicação entre a interface e o servidor externo. Graças a essa característica, as APIs possuem o benefício de economizar os recursos do usuário, uma vez que elas não rodam localmente na máquina do usuário e só utilizam a resposta do servidor para prover as informações necessárias. Em resumo, uma API é simplesmente uma aplicação que troca informações entre um sistema externo e um usuário.

BACKUP: Refere-se à cópia de segurança dos Dados Transacionais do CLIENTE armazenados para fins de recuperação em caso de perda de dados ou falhas no sistema.

BSP (BUSINESS SERVICE PROVIDER): É a qualidade e a designação da ZENVIA como um provedor oficial e aprovado de acesso ao canal WhatsApp Business.

CLIENTE: Usuário de algum serviço prestado pela ZENVIA.

CONSULTA POR TELA: Acesso direto e imediato aos Dados Transacionais através das interfaces da ZENVIA CUSTOMER CLOUD.

CONSULTA POR CHAMADO: Acesso aos Dados Transacionais mediante solicitação formal por meio do sistema de suporte, através do canal de atendimento da Zenvia.

DADOS TRANSACIONAIS: São todas as mensagens, dados e informações trocadas, transmitidas ou armazenadas pelos CLIENTES com seus destinatários finais, através dos diversos canais de comunicação (CPaaS) e  softwares (SaaS) disponíveis na ZENVIA CUSTOMER CLOUD, incluindo, mas não limitado a: SMS, RCS, Whatsapp, gravações de conversas e/ou registros de cada chamada realizada no canal de Voz, interações via Chatbot e Whatsapp, registros de casos, tickets, chamados, atendimentos e/ou outras informações e/ou dados registrados no Zenvia Chat, Zenvia Conversion, Zenvia Service e Zenvia Success, dados trafegados via as automações criadas com nossos Bots usando o Zenvia Bots, Zenvia NLU e Zenvia Docs, bem como documentos em formato PDF e/ou qualquer outra extensão de arquivo enviado e/ou recebido em qualquer um dos softwares (SaaS) e/ou Canais (CPaaS) oferecidos via ZENVIA CUSTOMER CLOUD e transacionados através de suas respectivas contas, independentemente do formato, tipo ou extensão dos dados.

E-MAIL: É um canal que permite que os CLIENTES consigam enviar de forma avulsa e automática, mensagens de e-mail para os seus clientes finais. A ZENVIA faz uma ponte entre as duas partes para simplificar e agilizar o envio para uma base segmentada definida pelo CLIENTE através da ZenAPI ou da Plataforma Zenvia, utilizando a ZENVIA CUSTOMER CLOUD.

INTERACTIONZ: É o termo criado para conseguir tangibilizar o valor que nossa solução leva ao nosso CLIENTE. A definição de Interactionz ocorre quando a marca inicia uma conversa com seu CLIENTE ou quando o consumidor final inicia o contato com a marca. As condições estabelecem que uma Interactionz dura 24 horas a partir de sua abertura. Novas mensagens dentro desse período não criam uma nova Interactionz.

INTEGRAÇÕES: Referem-se à conexão entre diferentes sistemas ou aplicativos, permitindo a troca de dados e funcionalidades entre eles. Essas integrações facilitam a colaboração e a eficiência ao permitir que sistemas separados trabalhem de maneira conjunta, compartilhando informações e automatizando processos.

ISV (INDEPENDENT SOFTWARE VENDOR): Terceiro que, de alguma forma, integra o relacionamento entre a Zenvia (BSP) e o titular da WABA (WhatsApp Business).

RCS (RICH COMMUNICATION SERVICE): É o canal de mensagem da Google, compatível unicamente com dispositivos móveis Android com branding, rich media, interatividade e análise. Com o RCS, as empresas podem levar experiências móveis interativas e de marca. Ao contrário do SMS, RCS retorna status de leitura. Para realizar disparos neste canal o CLIENTE precisa ter um agente do Google. Esse serviço é compatível com os dispositivos móveis que o Google tem parceria, como por exemplo Android a partir da versão.

SEATS: Se refere ao número de licenças ou “assentos” disponíveis em uma plataforma de software ou sistema que permite que determinado número de usuários acesse e utilize simultaneamente o serviço. Cada “seat” representa uma autorização para uma pessoa ou usuário acessar a plataforma ou serviço. O termo é frequentemente usado em software de atendimento ao CLIENTE ou em sistemas de gerenciamento de relacionamento com o CLIENTE.

SMS (“SHORT MESSAGE SERVICE”): Mensagem de texto curta com até 160 (cento e sessenta) caracteres alfanuméricos transmitida entre o CLIENTE e os Destinatários, por meio de uma linha telefônica móvel.

SOLUÇÕES: Denominaremos como solução o Zenvia Customer Cloud, e como Soluções as etapas de jornadas Atrair, Converter, Nutrir e Servir. Ao se referir ao Zenvia Customer Cloud o termo solução pode ser intercambiável com o termo software. Zenvia Customer Cloud não é plataforma e não será ferramenta. 

WABA (WhatsApp Business Account): O WhatsApp Business Solution é um software que viabiliza um canal de comunicação entre empresas e usuários do aplicativo WhatsApp, de propriedade e gerenciamento da Meta.. É  um acesso credenciado e homologado para a solução corporativa de comunicação do WhatsApp mantida pela Meta (Facebook Inc). Com este acesso é criada uma conta para que o titular possa através dela receber e enviar mensagens. É a conta de WhatsApp corporativa oficial.

ZENVIA CUSTOMER CLOUD: É um conjunto de soluções de softwares web onde as informações e interações com os CLIENTES são centralizadas e armazenadas na nuvem para consolidar dados de consumidores, registros de interações e informações relevantes em um único local, acessível de forma rápida e eficiente, permitindo que as empresas forneçam serviços personalizados, melhorem a experiência do consumidor e tomem decisões informadas com base em dados centralizados e atualizados.

Estes Termos de Serviço foram atualizados pela última vez em 11 de março de 2024.