SMS e E-mail: como alinhar as duas estratégias para ter sucesso

Usar SMS e e-mail em conjunto nas estratégias de marketing pode configurar uma boa estratégia omnichannel. Descubra como fazer isso!

Com a popularização dos smartphones e outros dispositivos móveis, a relação das pessoas com a comunicação direta mudou. Tudo pode ser acessado por meio do celular: websites, redes sociais, SMS e E-mail.

Como as facilidades são incríveis, SMS e e-mail são um dos métodos mais eficazes de contato entre empresa e cliente. Essas duas estratégias de marketing bem alinhadas podem alcançar ótimos resultados para sua empresa. Quer saber como? Confira:

Entenda como utilizar SMS e E-mail

Para saber alinhar as campanhas, é preciso entender o surgimento e as vantagens de cada ferramenta.

Benefícios do SMS

As mensagens de texto são dinâmicas. Em frase objetivas, a abordagem é rápida e focada. O alcance independe da conexão de internet, portanto, é bem amplo, direto, de custo baixo. E funciona em vários tipos de aparelho: desde os celulares mais simples aos mais sofisticados smartphones.

Vantagens do e-mail

O e-mail marketing com o apoio de um designer pode abordar o usuário de variadas e criativas formas. Pode trazer mais informações e o custo também é baixo. Assim como o SMS, o e-mail tem grande alcance e alta taxa de conversão.

Veja 4 dicas para alinhar as estratégias de SMS e E-mail

A comunicação vem se transformando diariamente. Hoje, os consumidores podem conhecer o seu produto/serviço por vários canais e é ele quem decide como vai engajar com a sua marca. Assim, é importante estar sempre presente e usar as mais variadas formas para impactar os seus prospects.

Quer saber como fazer isso? Confira estas dicas abaixo:

1. Gere lista de leads para receber e-mails através do SMS

Se a entrega do SMS é instantânea, use o SMS para atrair assinantes da sua newsletter, por exemplo.

Um ponto positivo dessa abordagem é que os clientes não precisam acessar o site. Dê a eles uma opção de resposta ao SMS para efetuar a inscrição.

Dessa forma, somente aqueles clientes que estão realmente estão interessados nos seus e-mails farão parte da lista.

2. Faça campanhas com marketing cruzado

Normalmente, o conceito é aplicado quando duas empresas realizam ações em conjunto com um único objetivo. Você pode unir SMS e e-mail com esse mesmo pensamento.

Com o envio de breves mensagens via SMS e de e-mails mais completos — mas ambos visando o mesmo fim — você pode atrair mais leads e direcionar as pessoas a uma landing page, chamando a atenção para uma campanha, produto ou evento.

3. Aproveite os canais para conhecer seus leads

Perguntas breves enviadas por SMS permitem descobrir os gostos e preferências de seus consumidores e possíveis clientes.

Isso ajuda a segmentar melhor o seu público e a elaborar e-mails personalizados. O usuário só precisará responder “sim” ou “não” à sua mensagem.

4. Não se esqueça de pedir permissão

Não faça spam. Não recomendamos o envio de SMS e e-mail marketing, sem o opt-in do usuário. Isso pode ser feito, inclusive, no momento da assinatura da newsletter. É aconselhável, também, dar a opção ao cliente para cancelar a inscrição e modificar as preferências de contato.

Agora que você já sabe como alinhar as estratégias de SMS e e-mail, mãos à obra!

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.