Saiba como usar quiz com chatbots em sua estratégia de marketing

Ao pensar em uma estratégia de marketing, é sempre importante unir a criatividade com os objetivos e performance almejados. O marketing digital pode usar várias técnicas para gerar leads, clientes e fidelizá-los.

Você já pensou por exemplo em usar quiz em suas estratégias de captação e relacionamento com cliente? Eles podem ser usados como atrativos para que o usuário descubra a sua marca. Aliados a tecnologias como a de chatbots, incluir quiz em seu plano de comunicação pode trazer diversos benefícios para a sua campanha.

Quer saber mais como funciona a integração de quiz com chatbots e como utilizar essas ferramentas em sua estratégia de marketing? Acompanhe a leitura deste post e confira!

O que são chatbots?

De forma geral, podemos definir o chatbot como um sistema conversacional. Essa tecnologia estabelece um diálogo por meio de robôs e podem automatizar tarefas e processos, reduzindo custos e aumentando performance.

Para exemplo, um atendimento pode ter um chatbot desenvolvido para uma triagem ou mesmo para tirar algumas dúvidas e, caso necessário, questões mais complexas podem ser transferidas para um atendente humano.

Dessa forma, os usuários mantêm contato com a empresa, recebendo informações de forma imediata e sem ter o tempo de espera para o atendimento.

Por que utilizar o quiz com chatbot?

A estrutura simples e interativa do quiz pode ser ampliada com a automatização dos chatbots para divulgar suas campanhas e divertir seus usuários. Isso porque um quiz entrega conteúdos diferenciados que ajudam a fidelizar os consumidores.

Confira as vantagens que a combinação dessas ferramentas traz para as empresas!

Aumentar sua divulgação boca a boca

Essa continua sendo uma das mais importantes campanhas de marketing. E com o auxílio das mídias sociais, o quiz pode atingir milhares de pessoas por meio do compartilhamento com outros usuários.

Assim, quem responde ao quiz pode divulgar os resultados em suas redes sociais espalhando o nome da sua empresa para amigos e conhecidos — e ainda com a chance de viralizar!

Gerar Leads

Nada move mais o mundo do que a curiosidade. Ao se deparar com um quiz relacionado aos seus gostos, as pessoas se sentem compelidas a respondê-lo — e você pode aproveitar isso para gerar leads. Basta associar o teste a um formulário web ou dentro do próprio quiz  para captura de informações de contatos, como nome e e-mail.

Personalizar a experiência de compra

Quem nunca respondeu a um teste de personalidade como aqueles “Com qual artista você se parece?”

Criar um quiz desse tipo e divulgá-lo em suas redes sociais pode melhorar a experiência de compra dos clientes. O pulo do gato é relacionar um produto ou serviço específico para cada nicho, baseando-se nas escolhas e preferências demonstradas no teste.

Dessa forma, fica fácil direcionar os itens que têm mais chances de agradar ou demonstram ser necessários para os clientes, garantindo a sua fidelização.

Qualificar leads

Um quiz de conhecimentos sobre determinado produto ou serviço é uma oportunidade para classificar os participantes e direcionar sua qualificação.

Ao final do teste, podem ser enviadas dicas e sugestões sobre determinada área ou função do produto ou serviço. E você pode direcionar os visitantes para um webinar ou para a leitura de um blogpost, aumentando a sua taxa de conversão.

Como conseguir os melhores resultados com essa estratégia?

Agora que você já sabe como aproveitar o quiz com chatbots para divulgar sua empresa, veja como conseguir os melhores resultados!

Entenda o seu público-alvo

Para criar quizzes que interessem ao seu público, antes de tudo, é preciso saber exatamente com quem falar e entender os hábitos e os gostos dos consumidores. Se o alvo da sua empresa é a geração Millenium, por exemplo, um teste sobre o novo seriado do Netflix pode ser uma boa estratégia.

Além disso, nem todas as pessoas utilizam redes sociais, então, analise qual é o melhor canal para divulgar os testes. É preciso estudar se a melhor abordagem será feita por e-mail, redes sociais ou SMS, para que a estratégia tenha o alcance esperado.

E isso pode ser feito por meio de pesquisas com questionários simples enviados para sua base de contatos, por exemplo. Dessa forma, você conhece melhor a sua clientela e entrega conteúdos personalizados que atendam aos interesses dos usuários.

Tome decisões conscientes

As tecnologias utilizada nos chatbots são capazes de indicar aos gestores — de forma quantitativa — como anda a satisfação de seus clientes.

Com esses dados, é possível acompanhar o desenvolvimento da empresa, bem como compará-la com a concorrência. Isso faz com que as decisões de posicionamento de mercado e desenvolvimento de produtos e serviços sejam conscientes e acertadas.

Basear decisões estratégicas em dados confiáveis — oriundos do contato direto com o cliente — certamente trará soluções sob medida para o crescimento do negócio.  

Utilizar um quiz com chatbots pode trazer uma série de benefícios, como conhecer seus clientes, personalizar a experiência de compra e divulgar sua marca.

Quer desenvolver uma estratégia de marketing eficaz baseada na comunicação com o seu público? Entre em contato conosco para criamos uma ação de alta performance para o seu negócio.

Escrito por

Zenvia