Saiba como transformar a sua comunicação com o cliente em um diferencial competitivo!

Muito se fala em estratégias para atrair clientes, mas nem sempre é dada a atenção necessária para a forma como eles são atendidos, o que é um erro. É preciso considerar que o bom contato com o cliente pode ser visto como um diferencial competitivo de extrema importância.

Nesse post vamos analisar como é possível transformar o seu contato com o cliente em um valor que seja capaz de proporcionar ao seu cliente uma boa experiência com a sua marca.

Invista na recepção

Grande parte da atenção de uma empresa é direcionada para a atração da clientela. Porém, no momento em que o cliente finalmente é atraído, pode surgir um tipo de recepção que não é capaz de cativá-lo a ponto dele fechar um negócio. Em outra situação, quando ele fecha, a forma como ele foi recebido não é suficiente para estimulá-lo a buscar a empresa novamente em outra necessidade.

Portanto, passe a dedicar a mesma atenção da captação na recepção do cliente/lead.

Comunicação é um diferencial competitivo

Nem sempre uma pessoa que utiliza os canais de comunicação da sua empresa consumirá os seus produtos ou serviços naquele momento. Contudo, ao perceber que existem facilidades de acesso e dedicação na hora de fornecer informações, surge aquela segurança que influencia as decisões de compra.

Uma jornada de compra pode começar de diversas formas, por isso esteja sempre atento às dúvidas e auxílios necessários. Assim, os reais compradores tomarão as próprias decisões com tranquilidade e os demais se sentirão estimulados a se tornarem clientes em ocasiões futuras.

Alguns acessos ao seu contato com seus clientes também podem ser de consultores, que se tornarão os influenciadores dos seus reais consumidores. Então, fique atento!

Preste o contato que você gostaria de receber

Há uma característica básica das relações pessoais que também precisa ser aplicada nas relações profissionais. Afinal, como você, todas as pessoas também gostam de respeito e de atenção.

Portanto, mantenha essa regra, prestando o mesmo contato que você gostaria de receber. Seja cordial, gentil e atencioso sempre!

Acredite no pós-venda

Dedicar atenção ao seu cliente após a efetivação de um negócio é uma forma de comunicar que você realmente se importa com o que ele pensa e que se esforça para fornece a qualidade que todo mundo deseja. Adotando essa estratégia, você estimula a fidelização, reforça a sua marca e aumenta as possibilidades de indicações.

Portanto, após a entrega de um produto ou de um serviço, por SMS, telefone ou e-mail, contate o seu cliente a fim de avaliar como ele se sente com relação ao que recebeu e também com relação ao próprio contato com o cliente.

A metodologia de pesquisa NPS é muito utilizada por grandes marcas para avaliar atendimento, satisfação e trazer informações do que é preciso melhorar. Saiba como utilizá-la: NPS – entende o que é e quais os benefícios do seu acompanhamento.

Refresque a memória do seu cliente

Quando você antecipa as necessidades do seu cliente ele percebe a importância que ele tem para você. Portanto, acrescente esse diferencial competitivo ao seu negócio.

Existem corretoras de seguro, por exemplo, que enviam SMS para o segurado alguns dias antes do vencimento de uma apólice, fazendo um alerta para que ele não paga multa por atraso. Com isso, elas aumentam a satisfação do cliente com o contato que é prestado e criam a oportunidade de gerar um novo negócio.

Reduza o tempo de resposta

Agilidade nas respostas é um grande desejo dos consumidores. Afinal, ninguém gosta de esperar dias para receber uma informação sobre um produto ou sobre um serviço.

Portanto, prepare os seus canais de comunicação, a fim de abreviar ao máximo o tempo de resposta para as solicitações que a sua empresa receber.

Agora que você já compreende como é possível transformar o contato em um diferencial competitivo para a sua empresa, leia também o nosso post sobre a utilização do SMS na otimização do contato dado à sua clientela.

Zenvia API's

Escrito por

Zenvia