Conheça as 5 melhores práticas para fazer uma pesquisa de satisfação

Você sabe como fazer uma pesquisa de satisfação bem-sucedida? Ela é um dos elementos mais importantes no processo de vendas das empresas, pois auxilia no planejamento, na abordagem e na melhoria contínua dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.

Entretanto, elaborar uma pesquisa de satisfação não se limita apenas a perguntar aos consumidores se eles foram bem atendidos ou se o seu produto é de qualidade. Um bom questionário exige pesquisa, planejamento e possui técnicas específicas para ser eficiente e atingir os seus objetivos.

Quer conhecer algumas práticas importantes na hora de fazer essa pesquisa? Então, confira estas 5 dicas que preparamos para você. Acompanhe!

1. Seja específico

Muitas companhias costumam utilizar pesquisas de satisfação para avaliar a empresa no geral, elaborando questionários genéricos e que não contribuem para melhorar pontos críticos no contato, na hora de fechar a venda ou até mesmo para corrigir algum problema no produto ou serviço ofertado.

Por isso, antes de elaborar um formulário com perguntas aleatórias, pense no que você precisa melhorar em seu negócio. Para tanto, analise os números de venda, verifique se existe algum ponto de atenção (como algum produto que está encalhado na prateleira) e crie as perguntas de forma mais específica e direcionada. Se for preciso, adapte as pesquisas de acordo com cada produto ou objetivo.

2. Direcione ao público-alvo correto

De nada adianta ter um questionário impecável se ele não chegar nas pessoas certas. É como ter um ingrediente de ótima qualidade em uma receita em que ele não se encaixa. Além disso, obter respostas das pessoas erradas pode fazer com que o seu planejamento seja um verdadeiro tiro cego.

Portanto, direcione e aplique a sua pesquisa de satisfação junto ao público correto. É mais trabalhoso e a sua amostra talvez não seja tão grande, mas as respostas serão muito mais certeiras e ajudarão você a tomar decisões mais inteligentes.

3. Seja objetivo

São poucos os clientes que realmente estão dispostos a responder a uma pesquisa de satisfação. E o interesse cai ainda mais quando eles se deparam com um formulário extenso ou cheio de perguntas abertas.

Para contornar esse problema, o ideal é elaborar perguntas bem objetivas e que vão direto ao coração do problema. Para garantir mais agilidade na hora das respostas, é aconselhável fazer questões de múltipla escolha. Nada impede que você acrescente uma ou duas perguntas abertas, mas não exija que esses campos sejam obrigatórios.

4. Mescle métodos clássicos com inovações

Como o mercado está muito volátil — e o perfil dos consumidores também muda o tempo todo —, é importante que as instituições aprendam a utilizar e a mesclar metodologias e modelos diferentes de pesquisa. Muitas vezes, é necessário testar qual é a fórmula mais eficiente para o seu público-alvo.

Entretanto, atualmente, a metodologia Net Promoter Score (NPS) tem se mostrado bastante eficiente para medir a satisfação dos consumidores. Ao trabalhar com escalas (exemplo: “Qual a sua satisfação de 0 a 10?”), as empresas recebem relatórios mais detalhados que, aliados a métodos tradicionais, podem gerar insights incríveis e que realmente contribuem para aperfeiçoar os negócios.

5. Deixe o seu agradecimento

Por fim, não deixe de agradecer as pessoas que responderam à sua pesquisa de satisfação, afinal de contas, elas despenderam um tempo precioso para ajudar a sua companhia a entender melhor o nível de qualidade dos seus produtos e serviços. O agradecimento pode ser desde um simples “obrigado” até uma surpresa mais atrativa, como um vale-presente ou um cupom de descontos para as próximas compras.

Gostou dessas dicas? Percebeu como elaborar uma pesquisa de satisfação exige um pouco de técnica e alguns pontos de atenção? Por essas razões, é importante fazer um planejamento detalhado e entender exatamente o que precisa ser avaliado. Dessa forma, você terá em mãos uma ferramenta poderosa e estratégica para o sucesso dos seus negócios.

Agora que você aprendeu melhor como fazer uma pesquisa de satisfação, que tal enriquecer ainda mais os seus conhecimentos? Leia o artigo “NPS: entenda o que é e quais os benefícios do seu acompanhamento” e se torne um especialista no assunto!

Zenvia API's

Escrito por

Zenvia