Marketing via SMS: solucione as 7 dúvidas mais comuns

Não é nenhum mistério que desenvolver relacionamentos duradouros com os clientes envolve muito trabalho. Se você deseja alcançá-los, não pode ficar esperando que eles venham até você. É preciso ser proativo — e o marketing via SMS pode ajudar.

Conforme as pessoas se tornam mais conectadas (e não se desgrudam de seus aparelhos) as mensagens de texto se apresentam como a forma de contato mais direta entre a empresa e o consumidor. Isso fez o marketing por SMS nascer e se tornar uma das formas mais eficazes de comunicação com o cliente, quando feito corretamente.

Hoje você vai entender o que é o SMS marketing, como ele funciona e vai solucionar tantas outras dúvidas a respeito dessa plataforma de comunicação. Acompanhe!

1. O que é o marketing via SMS?

O marketing via SMS é o disparo de SMS a fim de atingir um objetivo em uma campanha de marketing. Ele pode ser usado para comunicar ofertas, atualizar o cliente ou alertá-lo de algo que seja do seu interesse.

De um modo geral, seu objetivo é construir um banco de dados de assinantes para aumentar a fidelidade do cliente. Ao implementar técnicas de marketing de proximidade, as mensagens de texto são uma forma astuta de notificar os consumidores sobre suas ofertas urgentes sem ter que usar aplicativos ou notificações push.

Mais do que anunciar ofertas, o marketing via SMS também pode ser uma ótima alternativa para enviar lembretes de eventos e envolver os clientes com a sua marca. E, para a maioria dos usuários, esse é o meio favorito para receber atualizações a respeito de um serviço ou produto.

Uma plataforma de envio permite segmentar o público e gerenciá-lo, fazendo com que as mensagens de texto mais relevantes sejam enviadas àqueles com mais chances de converter. O marketing via SMS também é um favorito por ser pouco oneroso em comparação a outras soluções de comunicação.

2. Como funciona o SMS marketing?

O funcionamento do marketing via SMS é bastante simples. As mensagens são enviadas a partir de shortcodes, em oposição aos números de telefone completos. Esses códigos curtos têm, geralmente, 5 ou 6 dígitos e podem ser compartilhados por vários remetentes.

Como muitos países não permitem que as informações do remetente sejam alteradas, é importante assinar todos os recados enviados, a fim de identificá-los. Dito isso, existem dois tipos de mensagem que você pode enviar com o marketing via SMS:

2.1. Campanhas

São as clássicas mensagens de texto em massa, geralmente usadas para divulgar promoções, descontos ou informações sobre o lançamento de um produto ou serviço.

2.2. Transacionais

Mensagens um-para-um, acionadas por um determinado evento ou comportamento, como uma confirmação de pedido ou uma fatura de pagamento. Elas contêm informações que são relevantes apenas para o indivíduo que realizou a ação.

3. Em quais situações o SMS marketing pode ser usado?

Existem inúmeros momentos em que o marketing via SMS é oportuno. Compartilhamos, abaixo, alguns dos casos de uso mais comuns para que você tenha uma ideia melhor do que pode ser feito com essa ferramenta para alavancar o seu negócio. Confira:

3.1. Promoções de curto prazo

Nada como campanhas com cupons de desconto e promoções para incentivar o seu cliente a agir. Se você está realizando uma venda ou uma promoção de tempo limitado, obviamente quer divulgá-la para a maior quantidade possível de pessoas.

E o SMS é um ótimo canal para isso, especialmente se você deseja que os clientes recebam a mensagem em qualquer hora do dia, enquanto estão fora de casa ou no trabalho.

3.2. Alertas internos

Quando você tem uma porção de funcionários, é difícil comunicar mensagens urgentes para todos de uma só vez. Um e-mail pode não ser visto, mas um SMS sempre será conferido imediatamente. Eis um uso interessante para aplicar o marketing via SMS na comunicação interna.

3.3. Atualizações urgentes sobre eventos e pedidos de clientes

Há muitas coisas que mudam no planejamento e na execução de eventos — e quanto mais pessoas estão envolvidas, menores são as chances de você conseguir se comunicar bem com todas. Mas com mensagens de SMS, notificar qualquer alteração, cancelamento ou atualização em tempo real é muito simples.

4. Quais os benefícios do marketing via SMS?

Todas as empresas podem se beneficiar com o uso do SMS, cada uma a seu modo. Por isso, selecionamos algumas das formas mais comuns de se obter vantagens com o auxílio dessa tecnologia.

4.1. Fidelize clientes

O marketing via SMS é um ótimo canal para engajar e fidelizar clientes. Ofereça promoções, informações e novidades para aquecer suas campanhas. Dessa forma, seus clientes se sentirão apreciados e importantes, o que vai mantê-los envolvidos com o seu negócio.

4.2. Gere buzz

O marketing via SMS não fica limitado a envolver clientes existentes. A estratégia também pode gerar novos negócios para a sua empresa. Se você tem algo de valor para oferecer, é óbvio que eles vão divulgar a novidade para os amigos e familiares. E o boca a boca é uma ferramenta poderosa que pode ser promovida por meio da comunicação instantânea.

4.3. Melhore a comunicação

Em qualquer indústria, comunicar-se bem é fundamental para construir relacionamentos de longo prazo — e o marketing via SMS pode ser um grande benefício nessas horas. Afinal, trata-se de uma mensagem pessoal enviada para cada um dos seus clientes, e é uma maneira fácil, rápida e confiável de se comunicar com o seu público.

4.4. Seja mais rápido e eficiente

O marketing via SMS permite que você atinja um grande número de pessoas, simultânea e instantaneamente. Seu cliente sempre estará com o aparelho celular próximo de si e raramente leva mais de dez minutos para ver a sua mensagem.

4.5. Economize na hora de se comunicar

O marketing via SMS é um método extremamente barato de comunicação quando comparado com as outras ferramentas de marketing mais tradicionais. Ele ajudará a sua empresa a economizar sem perder a qualidade.

4.6. Integre suas campanhas de marketing

Uma outra grande vantagem do SMS é o potencial que ele tem de se integrar em todas as suas campanhas de marketing. Nem sempre as redes sociais e os meios de comunicação tradicionais são a forma mais eficaz de chegar ao seu cliente no tempo certo. Todavia, integrar SMS a essas mídias garante que seus clientes receberão a mensagem e saberão o que a sua empresa tem a oferecer.

4.7. Vá direto ao ponto

Um SMS tem apenas 160 caracteres. E isso quer dizer que a sua mensagem deve ser clara e concisa. Chegar direto ao ponto é importante, principalmente nessa era em que vivemos, inundados de informação. Dizer aos clientes exatamente o que você quer que eles saibam e tornar isso fácil de ler vai beneficiá-los — e também a sua empresa.

4.8. Gerencie melhor seu tempo

Com marketing via SMS você economiza bastante tempo, podendo se concentrar em outras áreas importantes do negócio. Afinal, enviar mensagens via SMS é um processo simples e fácil.

Com o componente do agendamento de envio, você pode simplesmente organizar todas as suas campanhas antecipadamente. Este é um grande benefício, pois permite gerenciar seu tempo de forma mais eficiente.

5. Por que o SMS marketing funciona?

O marketing via SMS funciona por uma série de motivos. Desde a onipresença dos telefones móveis até o fato de que não é preciso ter uma conexão com a internet para se manter informado, elencamos algumas das razões pelas quais o recurso é incomparável.

5.1. Onipresença dos smartphones

Todo mundo tem um celular. Apenas no Brasil são 242,1 milhões de dispositivos móveis, prontos para receber chamadas e mensagens de texto. Por isso, essa é a forma mais simples de se alcançar clientes diretamente, aumentando as chances que a sua empresa tem de convencê-los a comprar seus produtos.

5.2. A integração com o e-mail marketing

Marketing por e-mail e via SMS têm muitos traços em comum, mas funcionam melhor lado a lado. Você pode usar as mensagens de texto no celular para comunicar fatos mais urgentes e o e-mail marketing para conteúdos mais longos.

5.3. Taxas de engajamento elevadas

Qual foi a última vez que você ignorou um SMS? Provavelmente você não consegue se lembrar. É que as mensagens de texto têm taxas de engajamento elevadíssimas: 97% delas são lidas dentro de 3 minutos. Isso torna o SMS muito útil na entrega de informações críticas com altas taxas de sucesso.

5.4. Funciona em qualquer lugar

Se a sua empresa está tentando operar em localizações onde pacotes de dados são caros ou pouco comuns, o SMS é um canal muito melhor para comunicar com seu público-alvo. Afinal, mensagens de texto chegam a qualquer celular e não exigem gastos da parte de quem as recebe.

6. Quais motivos tenho para investir em SMS marketing?

Talvez, mesmo tendo chegado até aqui, você ainda não esteja convencido da necessidade de investir em marketing via SMS. Esse tópico o fará mudar de ideia. Confira os principais motivos para se investir em SMS marketing.

6.1. Resultados imediatos

Não há um longo tempo de espera para que modelos sejam simulados ou campanhas sejam impressas. Tudo o que você precisa fazer para colocar o marketing via SMS para funcionar é decidir qual é a sua mensagem, enviar o SMS e pronto.

Dessa forma, você não apenas libera um tempo precioso, como tem mais de 97% das suas mensagens lidas dentro dos primeiros 3 minutos, podendo ver os resultados imediatamente.

6.2. Contato direto com o consumidor

Você conhece alguém que saia de casa sem o aparelho celular? Se sim, sabe o quanto isso é raro. Esses dispositivos estão nos nossos bolsos e na palma das nossas mãos o tempo todo. Portanto, a melhor maneira de garantir que a sua mensagem será visualizada é enviá-la diretamente para o celular do cliente.

6.3. Comunicação simplificada

Enquanto tentamos nos equilibrar entre tantas tarefas no dia a dia, às vezes nos sentimos sobrecarregados com informações. Os e-mails não são lidos com a frequência que gostaríamos, os anúncios são ignorados e as cartas jogadas no lixo. O SMS, por sua vez, é pequeno e simples, mas direto, transmitindo uma mensagem instantaneamente e sem qualquer confusão.

6.4. Geração de leads

É muito fácil configurar palavras-chave em um shortcode SMS e elas podem ser qualquer coisa, desde o nome da sua marca até uma palavra especial. Anuncie-a em seu site ou loja e permita que os clientes entrem em sua lista de discussão, enviando um SMS para um número determinado para obter novidades e ofertas especiais!

Isso proporciona muitos novos contatos e gera uma ligação instantânea, com pouco esforço exigido tanto de você quanto do seu cliente.

6.5. Marketing via SMS é pessoal

Os nossos e-mails estão cheios de lixo eletrônico e spam. Já nossas caixas de mensagem recebem apenas as informações que queremos, das empresas com as quais compartilhamos nossos contatos.

Para obter melhores resultados, faça o seu cliente se sentir ainda mais especial e personalize suas mensagens enviando-as com o nome do cliente na introdução do recado.

6.6. Custo-benefício

Uma campanha de marketing via SMS é acessível para todos os orçamentos e traz retornos saudáveis e facilmente perceptíveis. Pagando centavos por mensagem você pode realmente segmentar o seu público e criar campanhas incríveis, sem gastar muitos recursos.

Se entre os seus objetivos estão o aumento das vendas e a melhoria da comunicação com os clientes, mas você não tem um orçamento robusto, o SMS marketing é uma ferramenta pequena e poderosa e, ao mesmo tempo, econômica, que pode aumentar os lucros da sua empresa.

7. Como ser bem-sucedido no marketing via SMS?

Então você se convenceu de que o SMS é uma ótima ferramenta e está pronto para pensar na sua estratégia de marketing, mas não sabe muito bem por onde começar. Para que uma campanha de SMS marketing seja bem-sucedida, há algumas regras a serem seguidas.

Os próximos tópicos evidenciam algumas delas e mostram como fazer uma campanha de sucesso.

7.1. Comunique ofertas valiosas

Se você decidiu mandar um SMS para o seu cliente em potencial, é preciso ter um bom motivo para isso. Lembre-se de que ele valoriza ofertas incríveis. Certifique-se de enviar mensagens que oferecem um benefício claro para o consumidor, algo difícil de resistir. Coloque-se no lugar do seu público e pergunte a si mesmo: “isso realmente me interessa?”

7.2. Comece o texto com a oferta

Por mais que alguém adore uma marca, ninguém gosta de receber mensagens que não vão direto ao ponto. Por isso, indique a oferta já no início da mensagem, como no exemplo a seguir:

[SORVETERIA] Compre 2 milkshake e ganhe 1 bola de sorvete até quarta-feira, 12. Estamos te esperando!

7.3. Crie ofertas exclusivas

Para tirar o máximo de proveito das suas campanhas de marketing via SMS, certifique-se de que suas ofertas sejam exclusivas para quem recebe a mensagem. Além de oferecer uma promoção imperdível para determinado perfil consumidor, personalize os recados com o nome do destinatário. Faça a sua audiência sentir como se fosse parte de algo especial.

Além disso, enviar mensagens na hora certa, ou seja, quando seus clientes não estarão ocupados (como antes ou depois do expediente, ou no horário do almoço) é uma boa ideia. Assim, você consegue aumentar o engajamento do público.

Se puder, pergunte aos clientes quando eles gostariam de receber os contatos e que tipo de informação eles preferem. Em seguida, você poderá personalizar o seu programa de envio de mensagens para atender a essas exigências e deixá-los ainda mais satisfeitos.

Consumidores respondem muito melhor a materiais endereçados diretamente a eles, então insira os nomes sempre que puder. Você também ganha pontos com o público se conseguir segmentá-lo com base em suas preferências e servir mensagens apropriadas.

Afinal, se uma oferta estiver disponível para todos, então resgatá-la torna-se menos atraente e urgente. Uma venda via SMS é sobre garantir que a pessoa se sinta especial e valorizada. Veja o exemplo abaixo:

[LOJA] Olá Patrícia, temos uma surpresa. Na compra de um óculos de sol, você ganha 30% p/ a escolha de um segundo. Pra que ficar na dúvida, né! Te aguardamos.

7.4. Crie urgência

Sabe o que faz muito bem para os negócios e ainda impulsiona as suas vendas? Um senso de urgência. Suas vendas podem aumentar, criando um senso de imediatismo nos consumidores. Sua audiência pode tirar um tempo para conferir a oferta se ela for de tempo limitado.

Por isso, lembre-se de fazer como no nosso primeiro exemplo e deixar claro que a promoção tem um prazo limite para o resgate. Assim, as pessoas saberão que é preciso correr para aproveitar.

7.5. Localização

Sentiu falta de alguma coisa nos nossos exemplos? É que eles informam uma oferta, um prazo e as regras de participação, mas não explicam exatamente em que loja é possível fazer a compra com o brinde. Isso é um erro fatal que você não pode cometer.

Mesmo que você esteja fazendo apenas uma promoção online, inclua o endereço do seu site ou a localização da loja física. Afinal, não dá para comunicar uma oferta e não dizer onde as pessoas devem ir para adquiri-la!

7.6. Inclua uma call to action

Outro detalhe que potencializa o efeito da mensagem SMS é uma Call To Action (CTA), ou chamada para ação, um ponto vital para levar o cliente adiante em seu funil de vendas. É o que levará o consumidor à ação e, por isso, precisa ser simples e fácil de seguir.

7.7. Sempre indique o nome da empresa

Há muitas maneiras de garantir que o seu público saiba de onde uma mensagem está vindo. Mas, no caso do marketing via SMS, como mencionamos, às vezes pode acontecer de várias marcas compartilharem o mesmo shortcode. Por isso, é necessário incluir uma assinatura no corpo do texto, explicitando de onde vem aquele contato.

7.8. Faça perguntas

O marketing via SMS é a oportunidade perfeita que você tem para pedir a opinião aos clientes sobre produtos e ideias. Use essa plataforma para fazer consultas e publique os resultados nas suas redes sociais, para que eles possam conferir depois.

Como acontece com qualquer outro método de comunicação, quanto mais tempo você passar aprimorando as suas habilidades, melhor se tornará no uso do SMS para campanhas de marketing. E logo você vai conseguir aumentar suas taxas de resposta e entender o comportamento do seu público para definir metas mais claras e com melhores retornos.

Seja no lançamento de produtos, na divulgação de promoções ou para fazer comunicados tanto internos quanto externos, o marketing via SMS é uma excelente opção. O custo-benefício é imbatível e a natureza direta desse meio o torna extremamente eficiente.

Agora que você já sabe tudo sobre SMS marketing, que tal experimentar essa estratégia em sua empresa? Fale agora mesmo com a Zenvia! Teremos prazer em ajudá-lo!

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.