Marketing Mobile: o que você precisa saber!

Quem está por dentro do Marketing Mobile já percebeu que o mundo está voltado para muitas inovações. Por isso, ficar de fora representa perder grande oportunidades, inclusive de negócios.

Atualmente, a comunicação não encontra mais um empecilho para grandes distâncias e outras barreiras físicas. Pelo contrário, ela se tornou uma atividade instantânea. As plataformas móveis mantêm usuários conectados ao redor do mundo inteiro.

Portanto, aproveitar desse cenário é imprescindível para a sua empresa alcançar o sucesso. E é exatamente sobre isto que falaremos ao longo deste artigo.

Curioso? Então, siga com a leitura!

Conheça as tendências do Marketing Mobile

número de celulares no Brasil supera — em muito — o número de habitantes. O aparelho faz parte da nossa rotina. Sair de férias e não levar o celular é algo quase impensável para a maioria dos brasileiros.

Da mesma forma, deixar o aparelho sempre à vista — seja na mesa do trabalho ou ao lado da cama, na hora de dormir — é uma atitude comum.

Qual o principal desafio da tecnologia mobile?

O modelo de comunicação mobile é imediato e de longo alcance. De olho nessa oportunidade, as empresas estão atentas ao Mobile Marketing, transformando o celular em um excelente canal de comunicação com o público.

O maior desafio agora é entender como é possível estabelecer um diálogo com os clientes por meio da tecnologia mobile. Mais adiante, aprofundaremos neste assunto. Por isso, continue a leitura!

Use a mobilidade como uma ferramenta comercial

Aparelhos móveis são grandes aliados da empresa na hora de promover a marca. O mobile oferece diferentes possibilidades de diálogo, incluindo o envio de mensagem de SMS, e-mails e mensagens pelas redes sociais, usando a internet.

Dessa forma, estabelecer um canal permanente de interação com o cliente não é uma tarefa difícil.

No caso de mensagens SMS, a taxa de abertura é uma de suas maiores vantagens. De acordo com uma pesquisa realizada pela Venture Beat, 98% das mensagens de texto enviadas para o celular são abertas.

Como usar a mobilidade a favor da sua empresa?

Para usar a mobilidade a seu favor, é fundamental que as empresas desenvolvam um projeto com estratégias de marketing mobile.

Campanhas por SMS, por exemplo, garantem que a informação alcance diretamente o público desejado. Além de enviada ao consumidor, existe a garantia de que a mensagem será aberta e a informação será absorvida.

E esse, com certeza, é o objetivo de toda empresa que pretende se comunicar de maneira assertiva com o seu consumidor.

Invista em personalização para suas campanhas

Sem dúvidas, o marketing mobile ultrapassou aquela fase em que os banners e pop-ups aleatórios ocupavam quase toda a tela do celular. Hoje, os anúncios estão cada vez mais contextualizados à realidade dos clientes.

A utilização de CRM e Big Data no processo de criação do plano de comunicação já é uma realidade no dia a dia das agências de marketing e publicidade.

Essa estratégia possibilita conhecer o comportamento e as preferências da audiência. Assim, as marcas têm oportunidade de criar anúncios alinhados às expectativas do público.

O resultado obtido nesse processo é uma experiência positiva para quem interage com a campanha, pois o consumidor se sente especial e as possibilidades de realizar uma compra aumentam.

Tenha em mente que os anúncios não alinhados à realidade do seu cliente serão imediatamente interpretados como spam. Por isso, adote a personalização em suas mensagens.

Comunique-se de maneira eficiente com seu público

Estratégias de Mobile Marketing permitem uma comunicação ainda mais rápida com o seu público.

Por meio de um SMS, você pode informar a toda a sua base que a empresa está com uma nova promoção. Também é possível segmentar, enviando cupons de descontos exclusivos para clientes específicos. Imagine o poder dessa mensagem!

E o melhor é que tudo isso acontece em tempo real e sai mais barato e eficiente que o envio de mala direta, por exemplo.

Evite enviar mensagens intrusivas para o seu cliente

principal boa prática para o envio de SMS é não ser intrusivo. Assim, você deve respeitar o seu público para ter sucesso em suas estratégias de Mobile Marketing.

Além disso, existem outras posturas que devem ser adotadas para que a sua empresa seja vista com bons olhos pelo público-alvo.

Veja algumas dicas que você deve seguir para não incomodar os seus clientes:

– comunique-se de forma clara e simples;

– somente envie mensagens para usuários previamente cadastrados e que autorizaram o disparo de SMS por sua empresa;

– dê opções para cancelamento do cadastro;

– foque nos benefícios da sua mensagem;

– não exagere na quantidade de envios.

Se você não observar as melhores práticas no envio do SMS, a chance do seu cliente ter uma percepção negativa da sua empresa é muito grande — o que pode jogar pelo ralo toda a sua estratégia de comunicação. Por isso, todo cuidado é pouco!

Conteúdo interativo: estabeleça uma relação dinâmica com o cliente

Além de se tornar instantânea, a comunicação com o cliente deixou de ser meramente receptiva. Ou seja, ela ultrapassou aquela característica unilateral, em que apenas a empresa se pronuncia e o público só recebe a informação. É preciso pensar em um público ativo e exigente.

Os mais ousados arriscam dizer que nós estamos experimentando o início da comunicação imersiva. Nesse modelo interativo, o próprio usuário interfere na formação do conteúdo e participa de maneira determinante no processo.

Entendendo o que o cliente deseja, você garante o sucesso do diálogo com o público — o verdadeiro objetivo do mobile marketing.

Não basta utilizar a tecnologia móvel como um canal de comunicação, mas é necessário fazer isso de forma a garantir o máximo alcance dos consumidores em potencial. Por isso, invista no Marketing Mobile e se comunique de forma efetiva e pontual com seu público-alvo.

E o SMS interativo?

O SMS interativo é uma forma de estabelecer uma relação dinâmica. Assim, ele pode ser utilizado para definir um melhor horário para um agendamento, fazer um ação de upselling ou ainda uma pesquisa de satisfação.

Oportunidades de uso não faltam! Use a criatividade e faça ações para agregar valor ao seu negócio e encantar o seu cliente.

Quer saber mais sobre o SMS Interativo? Confira!

Leia Também:

Escrito por

Zenvia