As 5 inovações em marketing que a sua empresa precisa conhecer

Acompanhar as principais inovações em marketing é um passo necessário para empresas de todos os portes e setores. É importante ficar atento às tendências para, assim, garantir que o cliente terá sempre a melhor experiência com a marca.

Mobile marketing, chatbots, vídeos, geomarketing e produtos freemium, por exemplo, estão entre as apostas do mercado que seu negócio não pode deixar de acompanhar.

Saiba mais sobre essas 5 inovações em marketing que a sua empresa precisa conhecer!

1. Mobile marketing

É impossível falar em inovações em marketing sem citar o mobile. Com o advento dos smartphones, os consumidores fazem praticamente tudo pelo celular: conversam por mensagens instantâneas, pesquisam preços e se informam sobre as melhores opções de compra.

Entre as estratégias utilizadas para aproveitar ao máximo a tendência de mobile marketing está a de colocar o cliente — e não a tecnologia — em primeiro lugar. Então, é preciso oferecer experiências personalizadas e dissecar a jornada do consumidor, para que o contato do público com a marca seja o mais rico possível.

2. Chatbots

Quando se trata de marketing e otimização de processos, sua empresa pode aproveitar essa tendência das mais diversas formas. Os sistemas conversacionais realizados por robôs podem ser usados para pesquisas de satisfação, promoções, cobranças e envio de ofertas exclusivas, captação e qualificação de leads, fidelização entre diversas outras possibilidades.

Para saber mais sobre chatbots, confira o Guia Completo: Tudo o que você precisa saber sobre chatbots!

3. Vídeo marketing

Outra aposta que não pode ficar de fora do planejamento é o vídeo. Um dado interessante é que 53% das pessoas gostariam de ver mais conteúdos em vídeo dos anunciantes no futuro. O formato já é o preferido dos consumidores, acima de artigos de notícias e posts em mídias sociais. Para usar a estratégia da melhor forma em sua empresa, invista em vídeos curtos e objetivos, mas que respondam aos anseios do seu público.

4. Produtos freemium

Oferecer produtos premium gratuitamente para os seus clientes parece algo surpreendente? Pois essa é uma tendência que cresce cada vez mais entre as empresas, sobretudo naquelas do ramo de tecnologia. O objetivo é fazer com que os consumidores experimentem produtos ou serviços de maior qualidade (ou com mais recursos). Assim, quando o cliente percebe os benefícios do premium, as chances de ele assinar o serviço aumentam. 

Um exemplo de empresas que apostam nos produtos freemium é o LinkedIn. A rede social dá a oportunidade de experimentar sua versão premium — que conta com recursos exclusivos — por determinado período de tempo. Depois, o usuário escolhe se quer pagar a assinatura ou voltar para o serviço básico.

5. Geomarketing

Basta um celular e um GPS para que as empresas enviem ofertas personalizadas — e alinhadas com a localização em que o consumidor se encontra. Muito utilizada por estabelecimentos físicos que desejam atrair potenciais clientes nas proximidades, o geomarketing é uma tendência que também não pode ficar de fora da sua estratégia!

Depois de conhecer essas 5 inovações em marketing, é hora de partir para a prática e analisar como elas podem ser aplicadas na sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nosso blog.

Leia Também:

Escrito por

Zenvia