Gonçalves Advocacia ganha 1,3 mil novos clientes com chatbot para qualificação de leads

À frente da Gonçalves Advocacia, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o advogado Rafael Gonçalves conseguiu aumentar em 185% o número de clientes com uma única mudança na rotina do negócio: a adoção do chatbot para qualificação de leads, criado na plataforma de chatbots da Zenvia, empresa líder brasileira em mensagens e chatbots.

Advogado de direito de família, Rafael Gonçalves viralizou nas redes sociais há dois anos, por reconciliar um casal depois de fazer quatro perguntas à esposa que pedia o divórcio. E é numa rede social que o advogado mais atua: sua fanpage no Facebook conta com cinco estrelas em 5,6 mil avaliações e mais de 300 mil seguidores. Tanta atenção trouxe desafios.

“Eu tinha uma dificuldade enorme para separar o que era dúvida e o que era contratação. Mesmo com as redes sociais, não conseguia fazer a triagem de forma rápida e pontual. Tinha oito pessoas atendendo o mesmo número de clientes em cerca de uma hora, mas apenas três contratavam o serviço, enquanto os outros cinco queriam tirar dúvidas. Com o chatbot, o atendimento é rápido e pode ser feito a qualquer hora, mesmo com o maior número de clientes, que subiu de 700 para 2 mil. Eu busco aprimorar o atendimento para que os meus clientes saibam a atualização do processo sem precisar buscar a informação”, conta o advogado.

O chatbot funciona no Messenger do advogado, integrado em sua fanpage. Basta o interessado clicar em “começar” e a interação tem início. A conversa é natural, com a escolha de uma área do direito – Família, Penal, Trabalhista, Aposentadorias ou Outros – e a seleção do item que mais se encaixa dentro do tópico. O chatbot de atendimento também pergunta o resumo do caso, o e-mail e o telefone para que o contato seja rápido e eficiente. Depois, a conversa é enviada por e-mail ao escritório de advocacia e uma pessoa da equipe encaminha as solicitações a cada um dos quatro advogados que trabalham na Gonçalves Advocacia, conforme a especialidade.

Assim, eu sei quantas solicitações eu tenho por área e região do Brasil. Depois da contratação da Zenvia, consigo inclusive policiar minhas publicações nas redes sociais, equilibrando conteúdos e demandas. Também consegui montar um mailing com mais de 2 mil e-mails cadastrados, onde 80% vieram do atendimento por chatbot, em que cerca de 70% são voltados a direito de família. O retorno foi tão positivo que antes eu tinha, em média, uma ação a cada três dias. Hoje, tenho uma fila de 120 ações para distribuir, com cerca de duas ações por dia. O meu faturamento supera em 250 vezes o investimento no chatbot”, explica Rafael Gonçalves.

Para Adriano Freire, gerente de Operações da Zenvia, os resultados são reflexo da combinação entre canal e fluxo de conversa, o que gera eficiência e qualidade. “Antes de implantar o chatbot na empresa, é preciso identificar o melhor canal para a interação com o cliente. No caso da Gonçalves Advocacia, conversamos com o Rafael e descobrimos, em conjunto, que o Messenger seria a melhor alternativa. A partir daí, o fluxo da conversa foi construído em parceria na plataforma de chatbots da Zenvia que, pela facilidade de montagem do diálogo no estilo “drag and drop”, foi necessário apenas um dia para que o chatbot estivesse em pleno atendimento”.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia