Envio de SMS Personalizado: Fidelize seus clientes!

Ler ou não ler um SMS, eis a questão. Quando o assunto é mensagens de texto, a possibilidade dos usuários não conferirem o que lhes reservam é mínima, principalmente para aqueles que não desgrudam de seus dispositivos móveis. Essa é uma das grandes vantagens de utilizar a estratégia de SMS Marketing para divulgar sua marca, pois as mensagens de texto contam com altas taxas de abertura. Com o envio de SMS personalizado você aumenta as chances de despertar o interesse do seu público.

Pesquisando a preferência do público
Todo cliente gosta de ser bem tratado pela marca, não é mesmo? Então facilite, através do envio de SMS, o relacionamento entre sua marca e o consumidor. Contudo, mesmo gerando muito benefícios, esse tipo de marketing não deve ser empregado de forma invasiva, tornando a experiência do usuário frustrante. A seguir, veja como fazer seu cliente se sentir especial através do marketing de relacionamento.

Apesar do crescimento dos aplicativos de mensagens instantâneas e das redes sociais, o SMS ainda lidera quando o assunto é envio de mensagens de texto. Você sabia que cerca de 4,2 bilhões de pessoas utilizam esse serviço em todo o mundo? Isso equivale a 3 de cada 5 habitantes do planeta, segundo uma pesquisa da MBA Online. E por isso, o SMS Marketing nunca cairá em desuso, pois o número de pessoas que utilizam celulares cresce a cada ano.

Mas antes de lançar uma campanha de SMS Marketing, invista em uma pesquisa para traçar o perfil do público a ser atingido com SMS. Existe um péssimo hábito de alocar verbas de campanha em projetos inovadores, onde os profissionais de planejamento esquecem de responder a seguinte pergunta: Isso é relevante para o meu cliente?

Imagine que você receba um SMS com divulgação de um restaurante localizado em São Paulo que está fazendo uma promoção no Natal. E caso você não more e não pretenda viajar para essa capital na época natalina? Essa campanha foi irrelevante, pois o público a ser atingido não são pessoas que residam fora de São Paulo, e sim que habitem as proximidades do restaurante. Sem conhecer o seu público não há como oferecer exclusividade no envio de SMS personalizado ou em qualquer ação que você esteja planejando. Saber quais os gostos e preferências das pessoas, a sua rotina e faixa etária são alguns dos indicadores importantes para atingir ótimos resultados em sua campanha.


O tipo de linguagem utilizada
Quer identificar o tipo correto de linguagem a ser abordada? Então faça uma pesquisa de público! Isso é importante para que a comunicação entre você e seu público não tenha ruídos, seja ela formal ou informal. Com isso, as chances de alcançar os objetivos traçados serão maiores. É importante lembrar dos erros ortográficos, que não devem ocorrer em hipótese alguma. Atenção à revisão, pois sua mensagem deve ser curta e impecável.

Já a abordagem do assunto principal no texto da mensagem deve ser clara, sem conteúdo redundante ou ambíguo, ajudando a reduzir os problemas na comunicação. Comece com uma breve introdução, que não deve ser maior do que o foco principal. Este deve ser abordado diretamente no texto sem delongas ou “enrolações”. Isso pode fazer com que o leitor perca o foco durante a leitura ou fique entediado, o que deve ser evitado de qualquer forma.

Tornando o cliente exclusivo
Já é sabido que o consumidor adora se sentir único e ser tratado de forma especial. No SMS Marketing, uma das formas de fazer isso é chamando pelo seu primeiro nome. Esta atitude dá a impressão que a abordagem foi feita diretamente ao seu cliente, e não uma mensagem do mesmo formato enviada para centenas de contatos. Comunicar-se com seus clientes através de dispositivos móveis implica um certo grau de intimidade. Por isso, sua campanha deve ir além da abordagem comercial e deve oferecer um conteúdo relevante e útil, com dicas sobre um determinado serviço e promoções exclusivas. Invista no envio de SMS personalizado para seus clientes.

Faça sempre o destinatário ser único e especial, não tratando-o como um mero consumidor. Em datas especiais, como aniversários, festas natalinas e ano novo, aproveite para enviar um SMS. Isso também fará com que o cliente seja conquistado, tornando-se um admirador e divulgador de sua marca.

Explorando a interatividade
Interatividade significa, nesse contexto, fazer com que o usuário conheça a sua marca, produto ou serviço através de outros canais de comunicação. Sua empresa possui um site ou páginas em redes sociais? Então faça com que o cliente abordado migre para esses espaços. No final de cada SMS, faça uma chamada atrativa informando que existem outros espaços para ele conhecer ainda mais o seu negócio.

Que outras estratégias você utiliza para conquistar seu cliente e torna-lo único e especial? Compartilhe suas ideias conosco nos comentários abaixo! E caso não tenha começado sua estratégia mobile, contate a Zenvia, a primeira empresa do Brasil autorizada a realizar campanhas de SMS Marketing.

Leia Também:

Escrito por

Zenvia