Dia do Consumidor 2024: a data que não pode ficar de fora da sua estratégia de vendas

O Dia do Consumidor já se consolidou como uma das datas mais importantes do primeiro semestre. Confira dicas para vender mais em 15 de março!

Segundo o Google, o Dia do Consumidor, que acontece em 15 de março, se mostra uma data relevante para o varejo, e considerando o aumento significativo do interesse do público, isso se estende a 2024.

Por conta das ações promovidas pelas empresas, é um momento que se tornou parte do calendário de compras, fazendo com que os consumidores conheçam a data e estejam esperando por promoções e oportunidades.

Inclusive, um estudo feito com 2 mil empresários e empreendedores digitais mostrou que o Dia do Consumidor foi a segunda data comercial mais utilizada no e-commerce em 2022 – atrás apenas da Black Friday.

Outro ponto importante sobre o Dia do Consumidor é que, muitas vezes, não se trata apenas de um único dia, mas sim de uma semana inteira dedicada a ofertas e outras ações das lojas. Isso acaba contribuindo também para a movimentação. No mesmo sentido, essa é uma prática que acabamos vendo em outras datas importantes para o varejo, como também aponta o Google, um exemplo é a Black Friday, que deixou de ser apenas um dia para ocupar a semana inteira e até se estender um pouco mais.

Por isso, para começar a se preparar para o Dia do Consumidor, é importante compreender como tem sido a repercussão da data para o varejo e quais são as oportunidades que ela oferece. Ou seja, mais do que promoções e preços especiais, é um excelente momento para implementar ações de fidelização de clientes. Saiba mais na sequência! 

Como surgiu o Dia do Consumidor

Entender a origem da data permite que nas campanhas promocionais e ações desenvolvidas, seja possível trazer a essência da comemoração e manter ao máximo o seu propósito. Nesse caso, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1962. 

A data foi criada pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, para salientar os direitos de todos os consumidores: segurança, informação e liberdade de expressão. Por ter provocado debates em vários países e estudos sobre o assunto, o Dia do Consumidor veio a se tornar um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

Já no Brasil, a comemoração e as ações promocionais com foco nos clientes, veio a se consolidar no ano de 2014, muito por conta da iniciativa do comparador de preços Buscapé. Essa foi a campanha que instituiu a data em parceria com mais de 500 empresas de e-commerce que atuam nacionalmente, como Walmart, Americanas, Netshoes, Centauro, Dell, além de muitas outras varejistas digitais que também se engajaram na divulgação e na inauguração da celebração no país.

Dia do Consumidor 2024: a Black Friday do primeiro semestre do ano

Além de ser voltado para celebrar os direitos dos clientes, o Dia do Consumidor também pode servir para as empresas empregarem boas práticas de relacionamento com clientes e realizarem campanhas com o objetivo de melhorar o engajamento do público. Assim, apostando na fidelização e impulsionando as vendas do primeiro semestre do ano.

Prova disso é que, já em 2018, mais de cinco mil e-commerces observaram a oportunidade de investir no Dia do Consumidor e aderiram fortemente ao evento, colocando a celebração no mesmo patamar de outras já consolidadas no calendário do varejo como sendo as mais relevantes do primeiro semestre, como, por exemplo, o Dia das Mães.

Para se ter uma ideia maior do alcance do evento em tão pouco tempo, no ano citado, o termo “Dia do Consumidor” obteve um crescimento significativo de 92% nas buscas no mês de março em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com um levantamento realizado pelo Google Trends.

Com isso, de acordo com a pesquisa do Google, o Dia do Consumidor se consolidou como a maior data do varejo no primeiro trimestre.

Outro dado relevante e que representa a importância que o evento adquiriu ao longo do tempo é que no começo de 2018, apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor. Porém, assim que a data é explicada ao público, a expressiva parcela de 81% indicava que pretendia comprar algo. Entre os itens que estiveram no topo dos mais desejados e procurados na ocasião, os que ficaram em destaque foram os notebooks, TVs, smartphones, roupas e eletrodomésticos. 

Após um tempo, em 2020, por conta do cenário ocasionado pela pandemia do coronavírus, a percepção que se teve, de acordo com a Ebit/Nielsen, é que as ações e promoções realizadas no Dia do Consumidor foram utilizadas para que os consumidores pudessem se preparar para as situações mais restritivas impostas pela ocasião. Por isso, em comparação ao ano de 2019, houve um aumento nas vendas no setor de alimentos e bebidas, eletrônicos e eletrodomésticos.

O comportamento dos consumidores 

E o Dia do Consumidor cresce a cada ano. Em 2019, em relação a 2018, apesar de já ter ocorrido um grande aumento anteriormente no interesse pela celebração, consolidando a data, ainda assim houve um crescimento de 20% nas buscas do termo. Os principais diferenciais apontados que estão ganhando relevância:

  • frete grátis;
  • condições de pagamento especiais;
  • pontos extras em programas de fidelidade;
  • cashback;
  • seguro gratuito ou garantia estendida gratuita.

Outro ponto importante para melhorar o relacionamento com o público é entender quais são as percepções e o comportamento em relação ao intuito inicial do Dia do Consumidor, ou seja, a proteção dos direitos de quem compra, fortalecendo a compreensão e o respeito pelos mesmos. De acordo com o mesmo levantamento realizado pelo Google, os entrevistados elencaram como sendo o mais importante na hora da compra:

  • atendimento atencioso;
  • promoções e propagandas honestos;
  • produto entregue no prazo;
  • trocar produtos defeituosos;
  • estorno de compras canceladas;
  • estorno de cobranças indevidas.

Dia do consumidor: aproveite para conhecer e fidelizar contatos

Por conta da sua crescente popularidade entre o público, além de alavancar os resultados das vendas, o Dia do Consumidor no ano de 2024 apresenta uma grande oportunidade para os negócios, a de estreitar o relacionamento entre os clientes com a marca.

No final, as ações e eventos planejados e executados na data podem ser um excelente chamariz para alcançar novos consumidores e, da mesma maneira, aprimorar o relacionamento com a sua base já consolidada de clientes.

Como vimos, um bom atendimento ao cliente está no topo das prioridades do público, fazendo com que o auxílio de ferramentas tecnológicas e recursos sejam essenciais para satisfazer os desejos dos clientes. Isso seja quando pensamos nas vendas on-line ou para as campanhas de relacionamento e pós-venda de todos os tipos de negócios.

Dessa forma, é possível estar presente para o consumidor quando ele precisar e desejar, transformando a interação entre a empresa e o público.

Estratégias para melhorar a experiência de consumo

Para isso, algumas estratégias podem ajudar a melhorar a experiência de consumo do seu cliente:

1. Entender quem é e o comportamento do seu consumidor

Com um conhecimento de quem é o seu cliente, fica mais certeiro estruturar e implementar estratégias de relacionamento. Para isso, o estudo da buyer persona se mostra uma ferramenta estratégica para os negócios.

2. Oferecer múltiplos canais de comunicação

É preciso integrar o físico com o digital, o on com o off-line. Por isso, reconhecer os clientes nos canais de contato é tão importante, como chatbots, SMS, e-mail, redes sociais, torpedos de voz e o próprio telefone.

Os canais de atendimento precisam estar onde o público está, o que está bastante relacionado com o primeiro ponto, obedecer ou estar de acordo com a urgência da ocasião. E, principalmente, devem estar integrados, por meio do atendimento omnichannel.

3. Preparar a sua equipe

Ações de venda e de comunicação são muito importantes para o sucesso do relacionamento com o cliente, mas a equipe deve estar pronta para implementá-las, fazendo com que aquilo que estava programado funcione e faça sentido de ponta a ponta. 

Além disso, para aproveitar todo o potencial do Dia do Consumidor, as empresas podem realizar ações como:

Vale destacar que todos os canais de comunicação podem ser excelentes ferramentas para alavancar as vendas e otimizar o relacionamento não somente durante a data promocional, mas também em outras ações de marketing.

Conclusão

Em síntese, o Dia do Consumidor não é apenas uma data comercial, mas uma oportunidade valiosa para estreitar vínculos, reconhecer a lealdade dos clientes e oferecer experiências únicas.

Ao integrar estratégias personalizadas e promoções atrativas, as empresas não só impulsionam vendas, mas também reforçam a confiança e fidelidade do público.

Portanto, ao celebrar o Dia do Consumidor, a sua marca pode prosperar nos negócios e cultivar conexões duradouras que transcendem as transações comerciais.

Confira também artigos que ajudarão a implementar e impulsionar suas ações e estratégias no Dia do Consumidor:

Escrito por

Janine Costa