Construção de marca: saiba como usar promoções a seu favor

Manter-se relevante no mercado não é nada fácil hoje em dia. Há cada vez mais empresas disputando a atenção do público e você deve garantir que sua marca não fique sem espaço. E para conseguir uma construção de marca mais eficiente, uma boa ideia é aplicar promoções.

Sim, promoções — como descontos, “pague 2 e leve 3”, entre outras — podem ajudar a melhorar o seu branding. Basta que você saiba aplicá-las de forma correta.

E para ajudá-lo com essa tarefa, separamos, aqui, 5 passos simples e práticos. Confira:

1. Plano e objetivo bem definidos

Toda construção de marca começa com um planejamento e uma meta. Empresas não criam promoções apenas por tradição. Elas o fazem para alcançar objetivos específicos, como um faturamento extra, liberação de espaço no estoque ou fidelização de clientes. Sem objetivos, não há como avaliar o sucesso.

Com uma meta definida, você deve decidir como alcançá-la — e para isso use o seu planejamento. Avalie seus recursos, estude o mercado e o seu público. Com essas informações, você poderá decidir suas ações com mais facilidade.

2. Benefício relevante para o público

Se você conhece seu público-alvo, deve saber que tipo de benefício é mais útil. Se não sabe, é hora de pesquisar e conhecer melhor o seu cliente. Se a sua promoção não agrada aos seus compradores, então ela dificilmente será bem-sucedida.

Pesquisas de opinião são uma boa forma de descobrir o que seus clientes preferem, especialmente se você já possui um público cativo.

3. Uso correto do SMS e e-mail marketing

Um dos maiores erros na construção de marca de uma empresa é utilizar SMS e e-mail de forma incorreta, com mensagens não solicitadas — prática popularmente conhecida como SPAM. Pode parecer interessante divulgar seu produto ou serviço para tantas pessoas quanto possível, mas o efeito pode ser o oposto do desejado.

Primeiro, os servidores já são capazes de detectar mensagens de SPAM, removendo-as imediatamente da caixa de entrada. No fim das contas, ninguém visualiza sua promoção. E ao identificar mensagens não solicitadas de empresas, os próprios usuários deletam o conteúdo.

Se o destinatário solicitou mensagens da sua empresa, por outro lado, as chances de que ele abra a mensagem e leia o conteúdo são bem maiores.

4. Encerre a promoção ao final do prazo

Outro erro recorrente na criação de promoções é tentar prolongar o período de desconto. Mesmo que campanha tenha sido um sucesso até agora, ela não deve ser muito estendida além do prazo original.

Por um motivo simples: isso torna o preço de campanha o preço normal. O “diferencial” de uma promoção é oferecer um benefício acima da média. Se esse benefício se prolongar por muito tempo, ele se tornará a média.

5. Avalie os resultados e busque formas de melhorar

Sua promoção acabou, mas ainda há trabalho a fazer. Primeiro, veja os números obtidos e compare-os com as suas metas. Você conseguiu superá-las? Atingiu a meta por pouco? Ficou muito abaixo do esperado?

Avaliar resultados e identificar as causas é uma parte importante do processo, pois permite planejar novas ações com mais eficiência.

Agora você sabe um pouco melhor como usar promoções na sua construção de marca. Quer se aprofundar ainda mais no tema? Então, confira nosso artigo sobre como usar SMS marketing para fidelizar clientes.

Escrito por

Zenvia