Confira 3 dicas para seu planejamento de marketing digital

Para alcançarmos o sucesso, primeiramente precisamos planejar como chegar lá, não é mesmo? Especialmente quando o assunto é marketing digital. Muitas empresas acabam se iludindo com os resultados e se esquecem de fazer esse planejamento. A consequência desse erro não é nada animadora, pois as campanhas acabam não rendendo o esperado, fazendo com que os empresários desconfiem dos resultados do marketing digital.

Então, para que isso não venha a acontecer com a sua empresa, listamos 3 passos simples que você deve seguir para fazer um bom planejamento de marketing digital e conseguir chegar nos seus objetivos. Vamos lá?

1. Pesquisa

Antes de tudo, como em qualquer outro planejamento, precisamos fazer uma pesquisa detalhada de tudo que envolve a nossa estratégia.

Quando o assunto é marketing digital, precisamos focar em três pontos-chave:

  • Objetivo: ok, você está ansioso para começar com o marketing digital na sua empresa, mas quais são os seus objetivos? Você já definiu prazos para alcançá-los? Eles estão fugindo da realidade? São ambiciosos? É possível mensurá-los?
  • Cenário: então, após responder as perguntas e ter um objetivo definido, é preciso fazer pesquisas sobre o nicho em que você começará a atuar. O ideal é fazer um benchmarking para estar atento aos concorrentes e saber o que eles estão fazendo para terem destaque no mercado.
  • Público-alvo: definiu o objetivo e pesquisou sobre o cenário? Agora você vai precisar de bastante tempo e dedicação para definir o seu público-alvo. É preciso responder a algumas perguntas, como: quais canais ele mais utiliza? Quais são suas preferências? Quais são os desafios que enfrenta?

2. Plano de ação

Sabemos que o universo da web necessita de muita criatividade, então, esse é o momento de usar e abusar da sua.

Para definir um plano de ação, você precisará atentar-se a 4 itens:

  • Canais: como você já fez as pesquisas necessárias, agora é a hora de definir quais canais serão utilizados para disparar as campanhas da sua estratégia de marketing digital. Você pode escolher quantos canais forem necessários, isso vai variar de acordo com o seu objetivo. Alguns deles são Facebook, chats, SMS, blogs, e-mail, Youtube, hotsite, etc.
  • Conteúdo: é por meio do conteúdo que você conquistará a atenção do seu público e fará com que ele crie simpatia pela sua marca. A criatividade e o conhecimento do seu público e do comportamento dos mesmo também são importantes nesta etapa, por isso, fazer um bom curso como o formula negocio online pode te ajudar a planejar o conteúdo certo para o momento ideal da persona.
  • Cronograma: é preciso criar um cronograma de ações para decidir quais serão os prazos, a forma de distribuição e os canais que serão utilizados para que os seus conteúdos sejam postados.
  • Monitoramento: então, chegou a hora de definir as métricas e os KPIs que serão utilizados para monitorar os resultados que as ações trarão para o seu negócio. A partir deles que você poderá rever suas ações, modificando ações que não foram tão positivas e aperfeiçoando as campanhas com bons resultados para que eles possam ser potencializados.

3. Execução

Você já fez uma ótima pesquisa sobre todos os processos que envolvem sua estratégia e definiu o plano de ação? Então, agora é executar todos os passos, ver os resultados que esse planejamento de marketing digital está trazendo para a sua empresa e correr para o abraço.

Pode ficar tranquilo e esperançoso, pois, se você seguir esse passo a passo corretamente, com certeza o seu sonho de alcançar resultados positivos se tornará realidade.

E aí, gostou das dicas para fazer um bom planejamento de marketing digital? Então, confira também o nosso artigo Estratégias de Marketing integradas ao envio de SMS.

Escrito por

Zenvia