Como gerar engajamento com o uso de chatbots

As tecnologias revolucionaram a maneira como empresas e clientes interagem entre si. Antigamente, era necessário manter suas portas abertas para chamar a atenção de seu público ou fazer campanhas publicitárias em canais de televisão e jornais impressos.

Por mais que esses métodos ainda existam, é possível atingir seus consumidores de maneiras mais rápidas, eficientes e econômicas. Com o uso da internet e de outras formas de comunicação modernas, qualquer tipo de empreendimento pode anunciar promoções, tirar dúvidas, divulgar produtos e promover o engajamento online.

Desse modo, é fundamental estar atualizado com o uso de novas ferramentas e tecnologias, como os chatbots. Por mais que você não saiba o que eles são, provavelmente, você já deve ter sido atendido por um. Essa solução ganha cada vez mais espaço no mercado e precisa torna- se essencial em uma gestão que deseja automatizar tarefas e aproveitar as oportunidades de crescimento.

O nosso post vai explicar o que é o chatbot e como essa comunicação funciona — além das principais vantagens. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!

O que são os chatbots?

Eles são robôs que conversam com humanos em redes sociais, sites, SMS, ou seja, em vários canais de comunicação. Os robôs de atendimento podem realizar conversas mais simples com perguntas e respostas já padronizadas ou baseadas em inteligência artificial, que indentifica o contexto por meio de linguagem natural.

As tendências mostram que as pessoas querem solucionar seus problemas com facilidade, sem esperar muito tempo e sem a necessidade de instalar aplicativos. E nisso, essa tecnologia pode ajudar, pois os chatbots automatizam o atendimento e dão respostas para questionamentos de clientes, o que gera a agilidade que os consumidores querem e a praticidade que as empresas desejam.

Quais são os tipos de chatbots?

Muitos se perguntam como gerar engajamento online com o uso de chatbots. Para que isso aconteça, é necessário utilizar a tecnologia certa para as demandas de seus consumidores.

A principal função de um chatbot é manter um relacionamento próximo com o mercado e atender clientes. O chamado atendimento de primeiro nível — mais simples e de maior demanda — pode ser facilmente resolvido com a implementação de um robô no call center.

A tecnologia também pode ser utilizada para gerar e captar leads em sites das empresas. Assim, um software pode sugerir produtos e dar informações sobre os serviços prestados — além de coletar dados dos contatos, que são importantes para as estratégias comerciais e de marketing.

Os chatbots podem ser usados em diversos mercados para várias funções. Desde cobranças e negociações de dívidas até uma promoção do varejo. Também podem fazer pesquisas com os consumidores, agendamentos e vendas. Enfim, são muitas oportunidades de ativação de clientes com baixo custo e relacionamento com clientes com maior engajamento, isso além da redução de custos de tempo em processos.

Como eles funcionam?

Essa tecnologia é desenvolvida a partir de um software de comunicação automatizado. Em um primeiro momento, cria-se um banco de dados com perguntas e respostas previamente definidas. Assim, o bot consegue responder questionamentos simples e tirar dúvidas corriqueiras sobre o funcionamento de um plano e outros problemas que o serviço de uma empresa pode apresentar.

Quais são os seus benefícios?

Agora, chegou o momento para você descobrir algumas das principais vantagens dessa tecnologia.

Otimizar o atendimento de clientes

Os consumidores nunca foram tão exigentes quanto hoje. Então, as tecnologias devem ser utilizadas para aprimorar a prestação de serviços e melhorar a experiência do cliente. Os chatbots podem atender a demandas a qualquer hora e lugar. Dessa forma, eles se sentem confortáveis e satisfeitos de terem o problema resolvido com agilidade.

Além de reduzir o tempo de atendimento, a tecnologia é um indício de que a sua empresa está antenada com as novidades e que deseja encontrar um canal eficiente de comunicação com o público.

Lembre-se também de que certos atendimentos são repetitivos e acontecem várias vezes ao dia. Por mais que um funcionário seja necessário para finalizar questionamentos mais complexos, os chatbots são extremamente eficientes em situações convencionais.

Economizar recursos

A questão financeira é muito importante para o desempenho de qualquer negócio, não é mesmo? Além de gerar engajamento, os chatbots integram os serviços e resolvem problemas em um curto intervalo de tempo. Ademais, você pode alocar funcionários para funções mais complexas, que trazem melhores resultados.

Todas essas medidas favorecem a produtividade, permitem a redução de custos e aumentam os lucros.

Compartilhar informações

O marketing digital é um forte aliado das empresas que atuam na internet. Por isso, você deve usar os chatbots para publicar e compartilhar conteúdos e informações relevantes para o seu público.

Além de promoções e condições especiais de pagamento, é válido mostrar temas de topo de funil, para atrair futuros consumidores.

Oferecer serviços personalizados

Quando somos atendidos em alguma loja, damos muita importância para os cuidados e os detalhes. Essa situação também oferece um grande diferencial para o atendimento online. O atendimento personalizado oferecido pelo chatbot motiva o interesse do usuário, oferece as informações procuradas e interage ativamente com clientes.

Automatizar vendas

Os chatbots abrem inúmeras possibilidades de comunicação entre usuários e empreendimentos. Ao trabalhar em conjunto com aplicativos de mensagens, eles alcançam um grande público por meio do SMS e podem interagir com a sua gestão facilmente.

Enquanto um atendente pode manter duas ou três conversas, o chatbot processa inúmeras chamadas ao mesmo tempo. Como consequência, há menos chances de falhas e mais vendas.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Quer encontrar as melhores soluções em tecnologia da informação e aprender como gerar engajamento online? Basta entrar em contato com a nossa empresa!

Escrito por

Zenvia