Como fidelizar clientes com SMS Marketing?

Os celulares já fazem parte do cotidiano de uma grande parcela da população. Enquanto os aparelhos oferecem flexibilidade e comodidade aos usuários, sua empresa pode tirar proveito desse recurso para aprimorar a comunicação e aprender como fidelizar clientes com o SMS Marketing.

Nesse contexto, você sabia que mais de 4 bilhões de pessoas no mundo possuem um telefone celular? Algumas pesquisas identificam que cerca de 90% dos usuários de smartphones mantêm o dispositivo próximo de si durante as 24 horas do dia.

Com esses aparelhos conquistando cada vez mais espaço na vida das pessoas, o uso do SMS Marketing pode ser fundamental para garantir que a sua marca tenha visibilidade entre seus stakeholders.

Ficou interessado no assunto e quer saber como fidelizar clientes por meio de uma estratégia de SMS Marketing? Então, continue a leitura deste artigo, que preparamos exclusivamente para você!

Defina o seu público-alvo

Para iniciar uma campanha de SMS Marketing é preciso definir o seu público-alvo e o tipo de conteúdo que você deseja transmitir. Para analisar o perfil de seus clientes, é importante obter algumas informações, como idade, gênero, nível de formação, estado civil, renda, entre outras.

Você pode utilizar esses dados ao seu favor, planejando a estratégia para atingir certeiramente sua lista de contatos. Quando você sabe para quem está falando, você tem a oportunidade de criar conteúdos mais relevantes e também com mais possibilidade de engajamento.

Sendo assim, conseguir tais dados e entender seu público pode ser muito mais simples do que você imagina. Para isso, você pode, por exemplo, utilizar os registros de compra de seus clientes, solicitar cadastros em seu estabelecimento ou por meio de ferramentas on-line, realizar pesquisas presencialmente ou em plataformas digitais.

Muitas vezes, em conversas informais com seus clientes também é possível compreender o que eles esperam dos seus serviços e produtos — valorize esses feedbacks!

Utilize o SMS Marketing

Com o avanço da tecnologia, as pessoas recebem notícias em tempo real. E essa é exatamente uma das vantagens do SMS Marketing: você se conecta às pessoas e garante o imediatismo da informação transmitida.

Então, como o celular é uma ferramenta muito presente no dia a dia do seu público, faça bom uso da tecnologia transmitindo conteúdos certeiros.

Nesse contexto, uma mensagem de texto com um incentivo é um conteúdo que mostra ao seu consumidor que você se importa com ele e com as suas necessidades. Ao mesmo tempo, o SMS também é excelente para encorajar os clientes a visitar a sua loja e contratar um serviço ou produto.

Para entender melhor como utilizar o SMS Marketing em suas estratégias de fidelização, preparamos alguns exemplos e modelos bem práticos. Veja abaixo!

1.     Livraria: “Olá, Lucas! O novo livro de seu autor favorito chegou na loja! Estamos esperando sua visita na R. Flórida, 1812 – SP”.

Nesse primeiro caso, a empresa tem acesso ao histórico de compras do seu cliente e pode sugerir um produto ou serviço que possa interessá-lo.

2.     Seguradora: “Olá, João! Identificamos um atraso no pagamento de sua fatura. Temos um recurso que pode ajudá-lo. Entre em contato conosco: 5050-4142”.

Nesse outro exemplo, gera-se engajamento oferecendo uma possibilidade para que o cliente se comunique com a companhia e regularize sua situação.

3.     Loja: “Olá, Igor! Como você é um cliente VIP, queremos apresentar nossa nova coleção em um evento exclusivo. Para participar, basta responder SIM ao SMS”.

Aqui, você mostra exclusividade ao cliente, provando que ele é especial e importante para a sua corporação.

Além disso, é válido ressaltar que o SMS Marketing não pode ser utilizado simplesmente como propaganda, pois dessa maneira, o empreendimento corre sérios riscos de ser ignorado pelos usuários.

As pessoas acham bastante estranho e incômodo receber mensagens de desconhecidos — principalmente sabendo da quantidade de golpes que são aplicados pelo celular.

Então, para que você não tenha esse problema, envie as mensagens apenas para as pessoas cadastradas em sua base, ou seja, aqueles que aceitaram previamente e têm interesse em receber SMS da sua empresa. Desse modo, o público se sente à vontade, seguro e confortável para abrir a mensagem e ler o seu recado.

Ofereça benefícios aos clientes

Quando você oferece uma recompensa ao seu consumidor, como promoções ou descontos, ele se sente privilegiado. E o SMS Marketing é uma ótima maneira de fazer essas ofertas.

Então, se uma pessoa percebe que tem vantagens por manter um contato direto com a sua marca, ela vai indicar o seu serviço para a rede de amigos e parentes.

Basta enviar mensagens com benefícios reais e convincentes e você vai perceber como fidelizar clientes e conquistar novos públicos não é algo tão difícil.

Esteja atento à diretriz da ação

Para ter efetividade, é necessário se planejar e criar metas para a sua campanha de SMS Marketing. A partir delas, será mais fácil definir o que priorizar em suas mensagens.

Se você deseja vender mais, foque em promoções, em descontos ou na divulgação de novos serviços. Já se o objetivo é manter uma boa relação com seu público, envie mensagens de agradecimento pela fidelidade dele com sua marca e até mensagens de felicitações pelo aniversário, oferecendo cupons de desconto.

Lembre-se: a estratégia é de extrema importância para que você saiba exatamente quando encaminhar as mensagens, com que frequência e de que maneira desenvolver o conteúdo.

Por que optar pelo SMS Marketing?

Além de manter um relacionamento imediato e mais próximo com os clientes, campanhas de SMS Marketing costumam ser mais baratas do que outras formas de comunicação. Além disso, a taxa de abertura e de conversão são bem altas.

Com a notificação recebida imediatamente, o público se sente instigado a descobrir o conteúdo da mensagem. E pelo fato de ser simples, não ter muitos links e ir direto ao ponto, grande parte dos usuários de celular responde às mensagens recebidas.

Outra vantagem inerente ao SMS Marketing é a sua capacidade de segmentação. Com um mercado cada vez mais saturado, empresas têm maiores chances de sucesso com campanhas personalizadas e direcionadas para um público-alvo específico.

Assim, aliado ao grande alcance e à possibilidade de interagir com as pessoas, essa ferramenta de contato tem um excelente custo-benefício, tornando-se referência como forma inteligente de fidelizar clientes.

Dicas extras

Para ser ainda mais certeiro em suas campanhas de SMS Marketing, preparamos essas dicas extras que vão fazer do seu negócio ou produto um verdadeiro sucesso. Confira!

·         sempre identifique sua empresa nas mensagens: se você não explicita a sua marca, a mensagem não será compreendida por quem a recebe;

·         envie mensagens em aniversários e feriados: isso mostra que você se lembrou do seu cliente em datas importantes para eles e garante um relacionamento mais próximo e duradouro;

·         lembre seu público dos eventos da empresa: vai apresentar uma palestra ou preparou uma ação interessante? Convide-os para participar;

·         peça feedbacks: dê espaço para que o seu cliente também interaja com você. Pergunte como ele avalia os seus serviços e o que você pode fazer para melhorar;

·         utilize linguagem simples: seja claro e direto;

·         evite horários extremos: encaminhe as mensagens em horário comercial;

·         faça testes e mensure os resultados: avalie os tipos de conteúdos que são mais efetivos e faça ajustes sempre que for necessário. Dessa forma, você saberá o que está dando certo e o que precisa ser corrigido.

Se você chegou até aqui, então deve ter percebido o quanto o SMS Marketing pode auxiliar no processo de conquista e fidelização de clientes. Entretanto, para que isso aconteça, é necessário fazer um bom planejamento, conhecer a fundo o público-alvo, os seus objetivos e desenvolver um conteúdo de qualidade. Seguindo esses passos, sua campanha não terá erro!

Escrito por

Zenvia