Como fazer boas promoções? 6 erros que você não pode cometer!

Reduzir os preços para atrair mais clientes e livrar-se do estoque pode ser uma ótima medida, ao criar uma ação promocional. Mas, nem sempre é a melhor opção, pois o lucro esperado pode não ser alcançado.

Para ter sucesso em suas promoções, confira 5 erros que você não pode cometer:

1. Falta de objetivo

Qual a finalidade da promoção? É preciso alinhar os desejos do retorno da campanha à ideia da mesma antes de investir tempo e dinheiro no evento. Será melhor dar descontos aos clientes? Ou pensar na distribuição segmentada de brindes? O foco é a divulgação de um novo produto?

Responder a essas perguntas ajuda a estabelecer um roteiro para a concepção de promoções em seu negócio. Tal estratégia definirá o tipo de promoção mais adequado para o seu estabelecimento.

2. Não ter planejamento

Não basta ter apenas os objetivos definidos: é preciso planejar. Qual é a meta de vendas da sua loja? Que volume é preciso vender para atingir o lucro se você der descontos? Avalie bem os seus custos.

Além disso, as pessoas costumam consumir mais em alguns períodos do ano. Por isso, é preciso planejar um calendário para estipular as datas de início das promoções. Assim como tem um início, a promoção também deve ter seu fim. Então, defina também no calendário o período em que a oferta estará em vigor e delimite o público-alvo: segmentar a clientela garante que a sua ação tenha mais efeito e êxito na divulgação.

3. Equipe despreparada

É preciso que seus vendedores estejam cientes dos métodos de venda planejados para a sua loja. Funcionários despreparados podem prejudicar a ação com o desencontro de informações.

A confusão pode afastar clientes interessados em seus produtos e serviços. Se os consumidores sentem que estão sendo enganados, eles não hesitam em comprar em outra loja. Portanto, treine os vendedores sempre — mas especialmente nos períodos de promoções e ofertas — de forma que eles estejam seguros das informações relevantes para transmiti-las corretamente aos clientes.

4. Não computar as vendas

A falta de controle de dados gera desorganização. O gestor deve comparar os resultados de uma promoção ao histórico de vendas da empresa: assim, poderá identificar as diferenças e as vantagens.

Avaliando a lucratividade de suas campanhas, é possível saber se deverá continuá-las no futuro ou mudar de estratégia.

5. Não conhecer o seu estoque

Antes de ofertar, esteja ciente do seu estoque. O aumento da procura pode diminuir o volume de itens, e o controle evita que você ofereça um produto que não existe mais no acervo.

Divida o estoque em duas partes: produtos mais procurados, que saem com mais frequência, e os produtos que dão mais lucro. Os mais vendidos podem ser usados em ofertas para os consumidores habituais — aumentando ainda mais as vendas. Já o segundo grupo pode atrair novos clientes, atraídos pelo desconto.

6. Ausência de divulgação

Toda promoção precisa de divulgação. Sem ela, os clientes não saberão quais vantagens podem ter ao adquirir seus produtos ou serviços. O ideal é aliar a mídia impressa à mídia digital.

O estabelecimento deve mostrar a existência das promoções com vitrines temáticas, cartazes ou ainda em notas de jornais e revistas. A internet, claro, é um ótimo canal para divulgação. Por isso, esteja presente nas redes sociais e invista em conteúdos que atraiam mais visitantes para suas páginas. O uso do e-mail também deve ser considerado — envie newsletters com as ofertas para os assinantes do blog.

Os clientes fidelizados também podem receber mensagens personalizadas com o uso do SMS Marketing. Esse método tem alto percentual de leitura garantida, possibilitando o envio de cupons de desconto e links de redirecionamento — tudo por um custo menor, se comparado com outras ações de divulgação.

Seguir essas dicas pode ser a melhor maneira para entender como fazer promoções com resultados positivos. Planeje, seja criativo e aumente suas vendas! Quer saber como divulgar suas promoções via SMS? Confira o artigo: Divulgue promoções através do SMS Marketing.

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.