Chatbots para empresas B2B: como identificar leads qualificados

As empresas B2B têm inúmeros motivos para aderir aos chatbots. Esses bots facilitam muito qualquer negócio, já que são capazes de resolver vários tipos de problemas e favorecer ainda mais a comunicação entre empresa e consumidor.

Mas um dos grandes fatores que chamam a atenção das empresas business-to-business é a capacidade dos bots identificarem clientes em potencial. Descubra como isso funciona e por que vale a pena adotar esse serviço.

Marketing Conversacional, um novo jeito de interagir online

Para começar a entender melhor como um chatbot pode ajudar a melhorar o seu negócio, entenda o que é o Marketing Conversacional. Basicamente, esse tipo de Marketing é utilizado em estratégias de empresas que desejam manter uma relação humana com o consumidor, mesmo que de maneira online.

Um site recebe inúmeras visitas e interações por dia, ou seja, é praticamente impossível atender os gostos de todos os clientes. É exatamente aí que surgem os bots, os quais podem ser chamados de assistentes onlines programados para atender aos consumidores. Mas de que forma os chatbots podem contribuir para uma empresa B2B?

Por que utilizar chatbots para uma empresa B2B

Os chatbots são programados para conseguir atender às necessidades do consumidor no momento em que ele precisar. Uma das grandes vantagens desse tipo de serviço é que ele é capaz de identificar leads qualificados, ou seja, aqueles clientes que estão bem próximos de fechar uma compra.

O número de leads qualificados aumentou em 50% quando é identificado por um chatbot nas empresas B2B. Nutrir um lead qualificado vai muito além de enviar conteúdos de forma regular; essa ação consiste em enviar as mensagens certas em horas cirurgicamente estratégicas.

Os bots estão presentes em todas as etapas do funil de compra

O consumidor se tornou bem mais seletivo quando o assunto é realizar uma compra. E isso fez com que as marcas também mudassem, basta analisar a quantidade de conteúdo presente na internet. Levando isso em consideração, é preciso acompanhar o cliente em todas as etapas que se encontram antes de concretizar uma compra.

As pessoas estão buscando uma maior interação com as marcas. Os chatbots podem resolver as dúvidas e até mesmo apresentar exatamente aquilo que o cliente quer, na hora que ele quer.

Trabalham na qualificação de leads

Os chatbots podem qualificar os leads da empresa e identificar exatamente em qual etapa do processo eles se encontram. Somente dessa maneira, é possível traçar uma estratégia para impactar determinado cliente de forma efetiva. Para isso acontecer, o chatbot é preparado para avaliar cada quesito com muita precisão.

Coletam e avaliam dados do mercado

Contar com dados sobre o mercado é fundamental para uma análise de marketing ainda mais efetiva. Os chatbots são peritos neste ponto. Eles precisam apenas de algumas conversas e interações com alguns clientes para gerarem ótimos pontos para serem analisados. Sendo assim, esse serviço consegue atender perfeitamente às necessidades do consumidor.

Chatbot empresas B2B é a solução para o seu negócio?

Agora que você já tem uma boa ideia de como o chatbot age em favor do seu negócio, conte com a Zenvia para implementar esse serviço em sua empresa. Torne o seu consumidor alguém bem mais próximo e mostre que você realmente o conhece. Comece a utilizar os bots para fazer o seu negócio crescer cada vez mais.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia