Campanhas com cupons de descontos: saiba como fazer!

Criar uma campanha para aumentar suas vendas requer um bom planejamento e o adequado conhecimento de seu público-alvo. Entretanto, é possível dizer que algumas técnicas costumam ter mais aceitação do que outras na hora de ganhar a clientela.

E uma das estratégias de marketing mais eficientes para aumentar o ticket médio da empresa ou chamar a atenção de seus clientes são as campanhas de cupons de descontos. Há ainda empresas que resistem a esse tipo de ação, mas vale dizer que tal iniciativa é extremamente benéfica para atração e fidelização.

Quer saber como fazer sua campanha com cupons de descontos ser um sucesso? Confira:

Use cupons de descontos para fidelizar clientes

Uma boa forma de usar os cupons de descontos é na fidelização de seus clientes atuais. A ação mais comum é oferecer o cupom após alguma compra. Isso incentivará esse cliente a voltar à sua loja — afinal, ele acabou de receber uma vantagem, ou seja, um abatimento de preço.

Outra dica interessante é apostar no uso de cupons de desconto em datas comemorativas. O Dia do Consumidor, por exemplo, é uma ocasião em que os clientes costumam esperar por ofertas e promoções.

Portanto, uma boa ideia é oferecer descontos especiais nesta data. Se quiser saber mais sobre dicas de ações para essa data, confira o nosso conteúdo completo sobre Dia do Consumidor

Aposte nos cupons para ganhar novos clientes

Outra maneira de se beneficiar com os cupons de descontos é chamando a atenção de quem ainda não conhece seus produtos e serviços para o seu negócio.

Você poderá distribuí-los através de empresas parceiras, por exemplo. Se você vende calçados, poderá deixar alguns cupons em alguma loja de vestuário. Dessa forma, assim que um cliente comprar uma peça de roupa, ganhará um cupom de desconto para comprar sapatos no seu estabelecimento.

Pode-se ainda produzir ações promocionais em que seus atuais clientes poderão distribuir um cupom de desconto para algum amigo em troca de vantagens para si. Com essa técnica, você se aproxima das pessoas que já gostam de sua marca e chama a atenção dos novos clientes.

Envie cupons de desconto por SMS

Atente também para a forma como você enviará os seus cupons de desconto. Apesar de ser uma estratégia extremamente eficiente para aumentar as vendas, se não for muito bem elaborada poderá não apresentar bons resultados.

O e-mail, por exemplo, é uma forma que se tornou tradicional para esse tipo de campanha, muitas vezes, a mensagem pode ser considerada spam, e acaba no lixo eletrônico dos seus destinatários.

Por isso, para otimizar o recebimento da mensagem pelo cliente, experimente utilizar o SMS marketing. Essa ferramenta possui uma taxa de entrega de 98%, o que significa dizer que praticamente todos os clientes receberão sua mensagem e lerão o que tem a dizer. Além disso, o SMS não corre o risco de cair em spam ou ser desprezado, visto que o aparelho celular está sempre à mão das pessoas.

Outra vantagem do envio de cupons de descontos por SMS é que, para recebê-lo, seu cliente não precisa estar conectado à internet. E, como o público atualmente gosta de coisas rápidas e dinâmicas, ele poderá ler a mensagem em segundos. Tudo isso contribui para que o cupom de desconto enviado por SMS seja convertido em vendas.

Agora que você já sabe como usar os cupons de descontos para melhorar seus negócios, conheça melhor a solução Zenvia Attraction, disparador de mensagens em massa nos canais: SMS, WhatsApp, RCS e E-mail Marketing. 

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.