6 Resultados que a sua empresa pode alcançar com a cobrança digital

cobrança digital usada para auxiliar o processo de quitação de débitos dos seus clientes é uma opção que traz grande eficiência operacional, aliada à redução de custo. Afinal, é preciso informar o cliente de todos os modos possíveis.

Com base no uso do SMS, a cobrança digital chega diretamente ao consumidor e também é reconhecido como uma forma legal de comunicação.

Imagine o seguinte:

Você é cliente de uma loja de roupas. Achou interessante fazer o cartão do estabelecimento para ganhar um desconto na primeira compra. Mas na hora de pagar a fatura, 30 dias depois, esqueceu completamente desse compromisso. Não chegou nenhuma conta na sua casa. Como você paga tudo à vista ou usa um único cartão de crédito, acabou esquecendo deste compromisso.

Resultado…

A correspondência chega junto com o susto ao abrir o envelope: seu nome pode se juntar ao de 59 milhões de brasileiros negativados pelo  SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em alguns dias, caso você não regularize a situação. Existem algumas opções para resolver:

– Voltar à loja e fazer o pagamento;

– Buscar pela fatura digital e emitir novo boleto no site da loja (se houver essa opção);

– Ligar e pedir a segunda via do boleto;

– Ligar e solicitar o código de barras via SMS (somente se essa alternativa for ofertada pela loja).

A falta de um simples lembrete de pagamento e opções de cobrança automáticas e digitais, podem gerar aumento do atendimento, custos operacionais e processos. Além de gerar uma experiência ruim para o usuário que pode ter dificuldades para conseguir resolver a divida.

cobrança digital tem se tornado uma alternativa viável por ser direta, acessível e garantir rápido retorno do investimento. Além disso, quem opta por investir no SMS em massa acaba seguindo uma tendência que já é realidade em  89 mil estabelecimentos brasileiros: o autosserviço.

Além de reunir mais eficiência operacional e redução de custo, a  cobrança digital traz seis principais resultados claros para sua empresa. Veja!

#1 Estar em sintonia com a preferência do consumidor

Você sabia que  54% dos consumidores preferem o autosserviço? Sim, a maioria dos clientes trocaria a interação humana pelo consumo mediado por aparelhos. Por isso, aderir à tendência do SMS em massa ajuda seus clientes a não ficarem em débito, pois, conforme visto no exemplo que inicia esse texto, o esquecimento também é uma das causas da inadimplência.

#2 Negociar em grande escala

A cobrança digital permite que a sua empresa opere em grande escala e sem aumentar o escopo e tempo de trabalho dos seus funcionários. Para uma recuperadora de crédito isso se torna essencial para a otimização do trabalho e, consequentemente gera a possibilidade de atender mais clientes sem aumentar os custos com funcionários e demais operações.

#3 Promover a redução de custo operacional

Já parou para pensar no quanto sua empresa pode economizar com uma estratégia de cobrança digital? O SMS em massa e a própria fatura digital resolvem problemas de pagamento sem burocracia para o cliente e para a sua empresa. A economia pode chegar a até 90%, quando se fala apenas da fatura digital. Já o processo de cobrança digital tem um custo médio 10x menor se comparado a  vários processos tradicionais de cobrança.

#4 Transforma o papel dos atendentes

Percebeu que a tecnologia e os recursos digitais mudam a característica dos postos de trabalho, que se tornam cada vez menos operacionais? A adoção do SMS em massa reduz alguns trabalhos operacionais. Assim, a equipe pode direcionar seus esforços e competências para atividades mais estratégicas para o negócio, alcançando melhores resultados no departamento.

#5 Garantir a segurança nas negociações

Você ainda tem medo de negociar por meio de ferramentas digitais? Saiba que elas estão cada vez mais seguras e são ainda mais rastreáveis do que as correspondências que a sua empresa envia para o cliente. Mesmo que seja encaminhada a carta com Aviso de Recebimento (AR), saber quem ficou com o documento em mãos não garante que o interessado receba a carta. O contrário ocorre nas mensagens de texto: o cliente recebe a comunicação no celular, de modo personalizado, que conta com um  token – código de segurança. Essa codificação garante a rastreabilidade da negociação e a validade jurídica da comunicação.

#6 Resolver problemas com menor esforço

Quem não quer gastar menos energia com a negociação de dívidas? Acredito que você, do financeiro tenha esse desejo, que é o mesmo do cliente. Acabar com problemas usando a interface digital diminui o esforço, afinal de contas a comunicação acaba sendo mais clara e objetiva, ficando registrada de modo seguro. O que leva a um ciclo virtuoso de eficiência operacional e redução de custo.

A comunicação não é a principal atividade do departamento financeiro, no entanto, faz parte de sua rotina e impacta na experiência do cliente com a marca. Por isso, para garantir mais eficiência operacional na cobrança, invista em soluções digitais!

Quer conhecer mais sobre esta solução?  Fale com a Zenvia!

Escrito por

Zenvia