5 formas de aumentar as suas vendas com chatbots

O chatbots tornam a comunicação mais ágil e eficaz, reduzindo a fila de atendimento. Saiba como aumentar as vendas com chatbots.

Muitas pessoas ainda não sabem que é possível aumentar significativamente as vendas com chatbots. Os bots utilizam a conversa inteligente para se aproximar cada vez mais do consumidor e conseguir oferecer exatamente o que ele quer. Algumas funções desse artifício que aumentam as vendas do seu negócio são:

  • Captação de leads qualificados;
  • Produção de pesquisas NPS;
  • Divulgação de promoções e ofertas;
  • Conversão de vendas;
  • Criação de um maior engajamento com o cliente.

Captação de leads qualificados

A captação de leads qualificados é algo primordial para aumentar as suas vendas. Essa ação nada mais é do que identificar clientes em potencial, fazendo com que o processo da venda seja bem mais efetivo. Os chatbots desempenham muito bem essa função.

A partir do momento em que qualquer indivíduo aceita interagir algumas vezes, o chatbot passa a adquirir informações sobre o histórico daquele determinado cliente. Dessa maneira, o bot consegue enviar mensagens, promoções, entre outras coisas que podem ser do interesse do lead.

Produção de pesquisas NPS

Os clientes estão cada vez mais exigentes em relação ao atendimento de qualquer negócio. Por isso, saber se eles estão satisfeitos com o seu serviço é importantíssimo. O bot para pesquisa NPS trará 10 vezes mais respostas para você. Inclusive, um cliente satisfeito consome duas vezes mais em empresas que possuem boas respostas na pesquisa NPS.

Divulgação de promoções e ofertas

Imagine o seguinte cenário: um vendedor virtual que promove os seus produtos e também seus serviços durante 24 horas, todos os dias da semana. É exatamente isso que o bot para promoção faz. Ele impacta o cliente certo no momento exato com um produto ou serviço que possa ser do interesse dele. Uma maneira efetiva de aumentar as suas vendas.

Conversão de vendas

É comprovado que as pessoas preferem muito mais promoções que são focadas em seu perfil do que as mais genéricas. Os bots são capazes de desempenhar exatamente essa função. Eles conseguem destinar as campanhas de vendas para públicos segmentados, ou seja, possibilitam o aumento de conversão de vendas.

Criação de um maior engajamento com o cliente

A última forma de aumentar as suas vendas com chatbots, mas não menos importante, é a criação de engajamento com o cliente. Essa ação é de extrema importância e faz total diferença no momento de um lead fechar a compra. Os chatbots conseguem impactar os clientes por meio dos canais mais utilizados por eles. Dessa maneira, o atendimento se torna bem mais personalizado, ágil e eficiente.

Essas são algumas maneiras de potencializar as suas vendas com chatbots. A inteligência artificial tem trazido muitos benefícios para os mais variados tipos de negócios. Cabe a nós identificar o melhor para o objetivo que mais almejamos.  

Para conhecer um pouco mais sobre o que é e a importância do Marketing Conversacional, acesse este post.

Escrito por

Zenvia