logo-zenvia-color Created with Sketch.
search Created with Sketch.
CASES

Programa de Parceiros: como a VOQIN’ ativou chatbot em menos de 15 dias?

Os benefícios dos chatbots para a relação cliente-empresa são comprovados: pesquisas demonstram que a tecnologia consegue atender e resolver 74% das interações em até dois minutos.

Mas essa agilidade e inteligência não estão disponíveis apenas para o público externo, os consumidores finais. Prova disso é o chatbot criado para a Reunião Nacional de Líderes Unilever, projeto desenvolvido entre a agência VOQIN’ e a Zenvia, plataforma de comunicação que simplifica a relação entre empresas e consumidores.

“O desafio era informar, de modo inovador, tudo sobre o evento mais importante do ano para a marca. Falamos com 1.000 pessoas, dos times sêniores (diretoria, VPs, superintendentes) às equipes regionais. Era preciso que eles soubessem a programação completa antes de arrumar as malas. Ou seja, engajar e encantar o convidado do pré ao pós-evento era prioridade”, relata Gabriel Gonçalez, produtor de soluções de tecnologia da VOQIN’.

A economia de recursos foi outra vantagem que contou a favor do uso do chatbot. “Foi uma ruptura, pois nos acostumamos com apps de eventos. Com o chatbot não é preciso fazer download (muitos usuários deletam fotos para liberar espaço), o consumo de dados é mínimo e as integrações são muito rápidas. Para a produção, aqueles recursos que eram investidos em gestão de equipe de desenvolvedores, auditorias e protocolos de privacidade e segurança, por exemplo, foram aplicados em experiência de usuário e interface. Encurtamos muito o cronograma”, revela Gonçalez.

Na prática

Um ponto de atenção é que chatbots geralmente tem aplicação ‘passiva’, ou seja, você pergunta, ele responde. Mas, no live marketing, há mudanças o tempo todo: “se ocorre algum atraso ou mudança, como avisamos os convidados em tempo real? A natureza de um evento é ser orgânico! Foi aqui que a Zenvia se destacou ao oferecer uma opção de ‘chatbot ativado’: conseguimos notificar os usuários sobre as atualizações e, pela plataforma, tínhamos controle total dos conteúdos, sem depender de terceiros. Solução eficaz, fácil de usar e com atendimento muito presente”, pontua Gabriel Gonçalez.

O profissional teve o primeiro contato com a criação de chatbots no site da empresa: “fiz uma pesquisa e abri 300 abas, uma delas da Zenvia. Ao entrar no site, fiz o trial e comecei a construir um chatbot na hora. Mesmo eu, que não sou programador, conseguia criar conversas. Com o prazo no limite, fui pessoalmente ao escritório da Zenvia solucionar as últimas dúvidas. Ali, decidi firmar a parceria”, conta Gabriel.

Lá, ele pôde entender melhor todos os pontos da operação e participar do Programa de Parceiros. A iniciativa, lançada oficialmente em novembro no RD Summit, fortalece a relação das agências, assessorias e consultorias de marketing e comunicação com os clientes, além de simplificar o uso dos chatbots. “No Programa, as empresas de comunicação e marketing têm acesso integral à plataforma de chatbots da Zenvia para o desenvolvimento de projetos por autosserviço. Assim, podem apresentar a tecnologia a seus clientes de forma mais fácil e contribuir para que eles possam atender melhor e aprimorar seus processos, além de engajar o público”, comenta Fabiana Oliveira, gerente de Canais de Vendas na Zenvia.

Para atender a necessidade da VOQIN’ para a Reunião Nacional de Líderes Unilever, o projeto foi concluído em tempo recorde. “Em 15 dias o chatbot estava em produção e, durante o evento, efetuamos centenas de atualizações. O engajamento foi excelente. Os convidados retornavam diversas vezes para ver novas fotos, vídeos, mensagens, playlists personalizadas, lançamentos, promoções, dicas. A árvore de conteúdos ficou gigante e quem a vê fica impressionado. A operação gerou confiança para a equipe e tranquilidade ao cliente”, completa o produtor da VOQIN’.

Diante disso, mesmo sem o Programa de Parceiros exigir tempo limite ou meta de contratos, Zenvia e VOQIN’ já estudam ampliar a parceria para outros clientes.

Depoimentos Sobre a Zenvia

Contrate a Zenvia e tenha mais resultados para o seu negócio

Conheça nossos produtos

Veja como outros clientes aumentaram seus resultados usando a plataforma de interação digital da Zenvia

  • Com chatbot, Rentcars.com passa a atender 10 mil pessoas por mês

    Principais resultados:
    São 2.500 atendimentos por semana que geram índice de satisfação de 80% segundo avaliação dos consumidores.
    Segmentos:
    Chatbots, Varejo
    Confira
  • Chatbot de financiamento faz Financia Tudo atingir conversão 4x maior

    Principais resultados:
    Simula valores de empréstimos na própria conversa e notifica por SMS, e-mail e apps de mensagens.
    Segmentos:
    Chatbots, Financeiro e Seguradoras
    Confira
  • Zenvia leva chatbots integrados a e-commerce no VTEX Day 2019

    Principais resultados:
    Indisponibilidade de produto, abandono de carrinho, tracking de produtos são três casos resolvidos com chatbots.
    Segmentos:
    Chatbots, Varejo
    Confira

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.