CASES

PRAVALER: chatbot como ferramenta para facilitar o crédito universitário

De acordo com os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, mais de um milhão de estudantes utilizaram o crédito universitário para concluir os estudos em 2017, entre oito milhões de matriculados. E o número só não é maior porque os jovens têm muitas dúvidas sobre este tipo de programa.

Pensando nisso, o PRAVALER, considerado o maior crédito universitário do País, decidiu automatizar, com chatbot, o processo de pedido e liberação do crédito universitário. Para isso, contou com a Zenvia, plataforma de comunicação que simplifica a relação entre empresas e consumidores.

A empresa percebeu que muitos estudantes avançavam no funil de vendas, mas não emitiam o contrato. Por isso, procurou um chatbot ativo, bem descontraído, para alertar os alunos sobre a última etapa. Desde o início da operação, em janeiro deste ano, o chatbot vem mantendo a média de 50% de emissão de contratos, acima do processo anterior, explica Thiago Soares da Silva, coordenador de Conversão do PRAVALER.

Para ele, o principal benefício do chatbot é a otimização dos processos, com redução dos custos operacionais, além da maior facilidade para quem pretende ingressar (ou concluir) o ensino superior com o PRAVALER.

“O nosso aluno é muito digital e prefere interagir por meio do mobile. Por isso, quanto mais digital for o PRAVALER, maior será o engajamento do aluno. Com o chatbot, estamos utilizando o canal adequado para nosso público”, diz o coordenador de Conversão. E completa: “ O chatbot tem demonstrado ser uma excelente ferramenta de conversão, pois oferece escalabilidade, torna os processos mais eficientes e potencializa os resultados”, resume.

Com base nos resultados conquistados, a próxima meta é disponibilizar o chatbot por WhatsApp e incluir inteligência artificial para responder dúvidas frequentes, com IBM Watson.

“Estamos trabalhando em conjunto para que o PRAVALER possa oferecerem breve, a interação com chatbot para envio e confirmação de documentos, além de segmentação de faculdades no processo de contratação e recontratação. Assim, os alunos/clientes terão uma experiência de compra muito mais ágil e completa, sem sair da conversa com o chatbot”, diz Fábio Matias, diretor de Negócios da Zenvia.

Depoimentos Sobre a Zenvia

Contrate a Zenvia e tenha mais resultados para o seu negócio

Conheça nossos produtos

Veja como outros clientes aumentaram seus resultados usando a plataforma de interação digital da Zenvia

  • Agência Alcantara, parceira ZENVIA, desenvolve sistema que monitora e gerencia APIs

    Principais resultados:
    Segmentos:
    Inovação, Zenvia Partners
    Confira
  • Com soluções de SMS e voz, Sensorweb monitora mais de 375 unidades de saúde

    Principais resultados:
    Segmentos:
    SMS, Voz
    Confira
  • ESPM supera 90% de satisfação no atendimento com WhatsApp

    Principais resultados:
    A ESPM optou pela opção de atendimento por WhatsApp para oferecer uma melhor experiência aos seus alunos e, com isso, conseguiu ultrapassar os 90% de satisfação no atendimento.
    Segmentos:
    Educação, Zenvia Partners
    Confira

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.