logo-zenvia-color Created with Sketch.
search Created with Sketch.
CASES

Chatbot de financiamento faz Financia Tudo atingir conversão quatro vezes maior

Assistente virtual Fifi é capaz de fazer simulações de valores de empréstimos dentro da própria conversa e interage com o contato por SMS, e-mail e apps de mensagens

A Empresa

Quando José Aparecido dos Santos, o “José Paraná” fundou a Financia Tudo em Guarapuava (PR) em 2015, tinha como objetivo facilitar o acesso ao crédito de maneira fácil e rápida, com as menores taxas do mercado.

Com experiência de mais de 30 anos no mercado financeiro, o fundador entende que atua “na contramão do mercado financeiro, que só busca oferecer crédito a prazos curtos e taxas altas”, como reforça José Paraná.

A Financia Tudo trabalha com crédito a longo prazo e taxas mais baixas e atua como intermediária das instituições financeiras, para conseguir as melhores condições.

As principais linhas de crédito são Imóveis em Garantia, Veículos em Garantia, Giro Empresarial e Antecipação de Recebíveis.

O Problema

Apesar da facilidade de utilizar o site da empresa, os clientes não tinham acesso a simulações em tempo real.

Após responder às perguntas de um formulário e solicitar os valores, o interessado no empréstimo tinha de aguardar o retorno por e-mail. Este e-mail chegava com um link para que o cliente pudesse finalizar o cadastro no aplicativo web da Financia Tudo.

Segundo José Paraná, esse processo gerava uma queda visível nos resultados. Com a quebra, a conversão era de apenas 5%.

A solução

Maicon Wandersee, diretor da Persuadindo, agência de Joinville que atende a Financia Tudo desde o início de 2018, conta que a empresa estava buscando uma forma de agilizar os retornos dos pedidos de simulação de empréstimos, uma solução que pudesse retornar os resultados na hora.

Como a empresa já tinha experimentado usar chatbots em um projeto anterior, Maicon buscou a Plataforma de Comunicação Zenvia para criar uma nova iniciativa para automatizar o atendimento e proporcionar a simulação em tempo real dos empréstimos.

A Persuadindo passou a integrar o Programa de Parceiros Zenvia e contou com apoio durante todo o processo de criação do chatbot, que levou 30 dias para ser finalizado, devido à complexidade do projeto.

Junto com a empresa Seletiva Internet, responsável pela criação e manutenção do site e do Finafaz (CRM utilizado pela Financia Tudo), elaboraram o projeto de integração via webservices entre as duas plataformas, onde o chatbot fica responsável por captar dados e informar a resposta da simulação ao lead e o Finafaz se encarrega do processo do cálculo da simulação e gerenciamento do lead. “O processo de integração entre a Plataforma de Comunicação Zenvia e o CRM Finafaz foi muito simples graças às tecnologias usadas no processo, além de podermos contar com total apoio e suporte da equipe da Zenvia” afirma Romeu Junior, diretor da Seletiva Internet.

Atualmente, quando o contato interage (disponível em www.financiatudo.com.br) com a Fifi, assistente virtual da empresa, escolhe a linha de crédito e precisa informar o valor desejado para empréstimo, o valor do bem para ser usado como garantia, o tempo desejado para pagamento, celular e e-mail e recebe o resultado na hora, sem sair da conversa.

O resultado vem de uma integração do chatbot com o sistema da Financia Tudo, que consegue fazer a simulação na hora e enviar para o fluxo da conversa. Neste momento, é possível clicar em uma call to action para finalizar o cadastro no sistema.

“Foi um projeto com grande desafio técnico e que exigiu apoio por parte da Zenvia. Contamos com a ajuda da equipe, que nos proporcionou criar um caso único no mercado”, afirma Maicon ressaltando o pioneirismo do chatbot de financiamentos, único no mercado brasileiro.

Os Resultados do case Financia Tudo

O profissional da Persuadindo afirma que a primeira etapa de conversão com o chatbot foi “da água pro vinho”, a partir da disponibilização no site da Financia Tudo.

Com um mês de uso, a taxa de conversão (leads que completaram o cadastro) chegou a 20% com a simulação em tempo real, contra apenas 5% do e-mail.

Mas o bom e velho e-mail não foi abandonado: uma régua de nutrição foi criada para alimentar o lead, enviando informações e lembretes sobre a solicitação de empréstimo. As notificações e mensagens são enviadas pelo e-mail, SMS e aplicativos de mensagens, que mantém contato com o cliente onde ele estiver.

“Nosso objetivo é oferecer empréstimos de forma rápida e mais acessível a pessoas em qualquer parte do Brasil. Por isso, o uso de chatbots foi uma solução extremamente inovadoras, muito rápido, simples, entrega o resultado em tempo real”, atesta José Paraná.

O dono da Financia Tudo lembra que o grande diferencial é que não é preciso instalar nenhum aplicativo e já planeja melhorias: “vamos evoluir para incluir uma pergunta de pesquisa de satisfação no fluxo da conversa, em breve”.

“Este projeto da Financia Tudo com a Persuadindo reforça a importância de contarmos com excelentes parceiros, capazes de gerar inovação e novas possibilidades de uso da Plataforma de Comunicação Zenvia”, celebra Fabiana Oliveira, head de Canais da Zenvia.

Contrate a Zenvia e tenha mais resultados para o seu negócio

Conheça nossos produtos

Veja como outros clientes aumentaram seus resultados usando a plataforma de interação digital da Zenvia

  • Com chatbot, Rentcars.com passa a atender 10 mil pessoas por mês

    Principais resultados:
    São 2.500 atendimentos por semana que geram índice de satisfação de 80% segundo avaliação dos consumidores.
    Segmentos:
    Chatbots, Marketing e Vendas
    Confira
  • Zenvia leva chatbots integrados a e-commerce no VTEX Day 2019

    Principais resultados:
    Indisponibilidade de produto, abandono de carrinho, tracking de produtos são três casos resolvidos com chatbots.
    Segmentos:
    Chatbots, Varejo
    Confira
  • Cambionet: estratégia de expansão tem o chatbot como elemento surpresa

    Principais resultados:
    Tecnologia tem contribuído para empresa para se tornar mais digital e poder atuar em novas regiões do país.
    Segmentos:
    Chatbots, Financeiro e Seguradoras
    Confira

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.