[Partners] Zenvia Partners: o que é e por que fazer parte

O Zenvia Partners possibilita que empresas parceiras atuem oferecendo serviços ou integrando nossas soluções. Saiba como ser nosso parceiro.

Você sabe o valor que uma parceria pode ter para o seu negócio? No caso de agências, unir-se a outras empresas por meio de programas como o Zenvia Partners pode ser uma das melhores estratégias. Isso permite não só melhorar as entregas, como também conseguir ainda mais leads e clientes.

Para empresas desenvolvedoras de Customer Relationship Management (CRMs) e Enterprise Resourcing Planning (ERPs), além de tudo isso, consiste em uma oportunidade de entregar ainda mais funcionalidades em seu software.

A verdade é que cada vez mais as organizações têm investido em contato e comunicação adequados para otimizar a experiência dos clientes. Com o auxílio da nossa plataforma, os parceiros da Zenvia oferecem comunicação integrada, automatizada e eficiente.

Afinal, quais são as possibilidades quando falamos de Zenvia Partners? De que maneira ambas as empresas parceiras podem sair ganhando? E, por fim, como se tornar um Zenvia Partner? É o que vamos mostrar neste post. Leia e descubra!

Uso das tecnologias de comunicação pelas empresas

Oferecer comunicação rápida e eficiente é um desafio constante para as empresas. Os obstáculos perpassam fatores como:

  • alto custo;
  • limitada capacidade produtiva da equipe;
  • necessidade de contar com vários atendentes;
  • falta de padronização na comunicação;
  • não acompanhamento de métricas;
  • ausência de automatização.

Tudo isso incentivou o surgimento de novas soluções com o objetivo de simplificar essa comunicação digital. Algumas, inclusive, baseadas em canais de comunicação bastante conhecidos.

Dessa maneira, SMS, WhatsApp, voz, Facebook, Web Chat e RCS têm ganhado cada vez mais força quando o assunto é entregar melhor experiência e garantir a satisfação do cliente.

Ainda assim, a existência de tantos canais não resolveu o problema por completo. Afinal, tornou-se necessário ter uma gestão adequada de todos eles, fazendo com que a busca passasse a ser por uma empresa com ferramentas para auxiliar nisso.

O que é a Zenvia

A Zenvia é uma empresa do tipo CPaaS (Communication Platform as a Service) reconhecida pelo Gartner. Temos como propósito simplificar o mundo por meio de conversas inteligentes e comunicação eficiente.

Mas o que quer dizer CPaaS? Trata-se de uma plataforma de comunicação ofertada como um serviço. Isso significa entregar ferramentas e soluções dos já citados SMS, WhatsApp, voz, Facebook, Web Chat e RCS para otimizar o contato, a comunicação e a gestão nas organizações.

Tudo é feito por meio da nossa plataforma ou de APIs (Application Programming Interface) que permitem integrar diferentes canais e gerenciá-los de um lugar só, possibilitando uma estratégia omnichannel de relacionamento com o cliente final.

São nossos produtos:

  • Zenvia Flow;
  • Zenvia Chat;
  • Zenvia Message;
  • Sirena.

O que é o Zenvia Partners e por que foi criado

O Zenvia Partners é o programa de parcerias da Zenvia. Ele foi criado em 2018 com o objetivo de possibilitar que a camada de serviço de implantação dos canais de conversa para os clientes finais se desse por intermédio de parceiros homologados.

Seu surgimento está baseado na necessidade de auxílio que algumas empresas apresentam para implementarem soluções de comunicação em suas estratégias. Com o programa do tipo de parceria VAR (Value Added Reseller), agências parceiras foram capacitadas para absorver essas demandas. 

Atuando em toda a América Latina, o Zenvia Partners facilita ações de Marketing e comunicação de todo tipo de empresa. Desde o início de 2020, tem como foco companhias de tecnologia, um mercado com alta demanda do meio SaaS (Software as a Service).

Além disso, temos outro tipo de parceria, baseado na conexão das nossas ferramentas a outros softwares. Contribuímos aqui também para melhorar a experiência do usuário final, por meio do programa de Alianças Estratégicas.

São essas as duas principais vertentes de parcerias com a Zenvia, que possibilitam diversos benefícios não só para o cliente final, mas também para o parceiro. A seguir, explicaremos cada uma delas.

Parceria do tipo Value Added Reseller (VAR)

Conforme mostramos, foi identificada a necessidade de que, para além de uma plataforma e de APIs completos, pudéssemos entregar ainda mais valor para o mercado implementando projetos de chatbots, entre outras automações.

Esse se tornou então um dos papéis dos nossos parceiros de Canais Indiretos (ou VAR). Esse é o programa indicado para empresa de comunicação e Marketing voltada para resultados, para consultorias de tecnologia e para integradores. 

Para além de revender nossas soluções, os parceiros são capazes de implantar, integrar, dar consultoria, oferecer treinamento ou desenvolver novos casos de uso (customizados para clientes específicos conforme necessidade).

Tudo é feito mediante treinamentos e capacitações por parte da Zenvia. Com isso, os canais conseguem atuar estrategicamente e agregar alto valor por meio da gestão de sucesso e retenção do cliente. 

Ainda, cada parceiro tem um profissional executivo para acompanhamento da conta e auxiliar no gerenciamento da carteira de clientes. Há também apoio na gestão dos projetos, no desenvolvimento da parceria e no fechamento de novos negócios.

O programa auxilia empresas e agências a conquistarem seus espaços, usando a estrutura e eficiência da Zenvia para ganhar velocidade e dinamismo. Os parceiros atendem seus clientes de maneira unificada e mensurável, extraindo dados para a constante melhora de suas entregas.

Resumidamente, entre as principais vantagens de ser parceiro VAR, estão:

  • Comissão de até 20%
  • Profissional executivo e time de suporte técnico dedicados;
  • Mapeamento de carteira e oportunidades futuras ;
  • Apoio na geração de leads;
  • Acesso às ferramentas Zenvia para apresentação aos clientes;
  • Cursos e capacitação exclusivos para parceiros;
  • Chatbot free (acesso de ambiente de demonstração);
  • Divulgação da parceria e business cases.

Parceria do tipo Alianças Estratégicas

Alianças Estratégicas é o tipo de parceria com a Zenvia voltado principalmente para empresas SaaS (Software as a Service), como Customer Relationship Managements (CRMs), para empresas desenvolvedoras de Enterprise Resourcing Plannings (ERPs) e também para software houses.

Por meio do programa, o parceiro pode fazer a integração da nossa API de Voz ou de WhatsApp Business em seu sistema. Dessa maneira, ele oferece melhor experiência ao entregar novas funcionalidades para seus clientes.

Trata-se de uma parceria tecnológica com alto valor agregado com o objetivo de disponibilizar para os parceiros uma nova camada de comunicação em suas soluções. Além de aumentar a satisfação do cliente, tais ferramentas possibilitam até mesmo incrementar a gestão de processos na empresa do próprio parceiro.

Resumidamente, empresas que são Alianças Estratégicas da Zenvia têm como vantagens:

  • Profissional executivo dedicado;
  • Capacitação do time comercial;
  • Suporte técnico na integração;
  • Marketplace (em breve);
  • Plano de comunicação, divulgação da parceria e business cases;
  • Revisões trimestrais de parceria;
  • Possibilidade de 10% de comissão para o parceiro ou 10% na tabela para clientes;
  • Menor churn e maior engajamento do cliente com a solução da Aliança.

Vantagens de integrar o Zenvia Partners

Além das já citadas vantagens, o Zenvia Partner é um programa gratuito. E não para por aí.  Há inúmeras outros benefícios para as empresas que fazem parte do programa. Veja mais algumas delas a seguir.

Ampliação do portfólio

Ao implementar e integrar soluções Zenvia, as empresas participantes do programa têm a chance de ampliar seu portfólio na medida em que aumentam as possibilidades de entregas. 

No caso de VAR, isso se dá por meio do uso de plataforma e APIs que agregam e servem como base dos projetos que são elaborados. Quando o assunto é Aliança Estratégica, a empresa parceira pode oferecer funcionalidades adicionais àquilo que já desenvolve, dando ainda mais alternativas e facilidades para sua base de clientes.

Maior alcance no mercado

A constante troca de conhecimento, informações e também de leads possibilita tanto à Zenvia quanto à empresa parceira obterem maior vantagem competitiva, captar mais consumidores e, consequentemente, ter maior alcance de mercado.

Isso se dá pelo fato de que clientes de parceiros Zenvia passam a conhecê-la e a usar nossa plataforma, assim como clientes da Zenvia podem ser atendidos por parceiros na camada de serviço que são capazes de oferecer.

Otimização de processos e serviços para ambas as empresas

Conforme explicamos, o programa VAR supre uma demanda de elaboração e implementação de projetos. Enquanto isso, o programa de Alianças Estratégica possibilita que o cliente usufrua de mais de uma funcionalidade em um único software.

Em ambos, tem-se como vantagem a otimização de processos e de serviços não só para a Zenvia, como também para as empresas parceiras. 

Isso é verdade a partir do momento em que os VARs, além de contar com tecnologia de ponta para usar em suas demandas, obtém também nosso apoio nos serviços. As Alianças recebem auxílio dos nossos desenvolvedores na conexão dos sistemas.

Como entrar para o Zenvia Partners

Longe de envolver burocracias, tornar-se um Zenvia Partner pode ser mais fácil do que se imagina. Para isso, basta identificar em qual programa sua empresa melhor se encaixa e preencher um formulário em nossa página do Zenvia Partners.

Feito isso, nossa equipe entrará em contato para conhecer a empresa candidata à parceria, analisar as possibilidades, explicar detalhadamente o programa e, conforme tudo correr bem, fechar o acordo de parceria. Assim, juntas, as empresas começam a trilhar um caminho rumo ao sucesso.

E aí, se interessou? Quer conversar com um de nossos especialistas e se tornar um Zenvia Partners? Basta clicar no botão “Seja nosso Parceiro” abaixo e preencher o formulário para receber o nosso contato!

Categorias:
Escrito por

Zenvia