WhatsApp ou WhatsApp Business, qual a melhor ferramenta?

Você já imaginou o poder que o WHATSAPP pode tem de impulsionar suas vendas e dar consequente crescimento à sua empresa?

Este guia irá explicar as vantagens e as desvantagens que há em cada uma das ferramentas e ensinar o que fazer para melhorar os processos de vendas da sua empresa.

O WhatsApp está entre nós. Todos os dias o usamos para falar com nossos amigos, enviar memes e compartilhar informações importantes. Também o usamos para vender. Muitas empresas usam o WhatsApp para entrar em contato com seus clientes, informá-los sobre suas promoções e realizar o seu processo de vendas.

No início de 2018, o WhatsApp lançou sua versão Business ou WhatsApp for Business para dar às pequenas e médias empresas a possibilidade de ter um canal de vendas personalizado e imediato para se comunicar com seus clientes. E uma boa notícia é que já está disponível o WhatsApp Business no Brasil.

O que é WhatsApp Business?

É uma ferramenta de marketing conversacional muito poderosa, um aplicativo para pequenas e médias empresas que está disponível para Android. Antes de mais nada, respondo à uma grande dúvida: o WhastApp Business é pago? A resposta é não, pois ele é totalmente gratuito.

Apesar disso, muitas empresas ainda não decidiram fazer a mudança e ainda usam o seu WhatsApp pessoal para interagir com seus clientes.

Como usar o WhastApp Business?

Essa pode ser a sua dúvida, afinal é uma ferramenta relativamente nova e que nem todo mundo conhece seus recursos.O aplicativo é bastante semelhante ao WhatsApp que você já conhece, porém com maior possibilidade de organização e com uma aparência mais profissional.

Neste guia eu vou mostrar a você quais são as vantagens e as desvantagens que existem no WhatsApp e no WhatsApp Business como ferramenta de vendas, indicando quando convém usar cada uma destas ferramentas e o porquê.

WhatsApp Business Web

Por que eu escrevo sobre isso?

Enquanto desenvolvíamos a primeira versão do aplicativo da Sirena, juntamente com a minha equipe fizemos uma pesquisa e analisamos todas as ferramentas que as empresas usavam para interagir com seus clientes e realizar o processo de venda.

Queríamos entender quais eram os principais problemas que os vendedores tinham quando usavam uma determinada tecnologia e como poderíamos criar uma solução para facilitar e agilizar o processo.

Erramos muitíssimo (muito mesmo) para chegar ao ponto principal. Fizemos diversas iterações. E assim, aprendemos bastante sobre como as empresas usam as ferramentas.

O caso que mais me chamou a atenção foi o do WhatsApp. Percebi que inúmeras empresas focam a sua estratégia de marketing e vendas nessa plataforma. Na verdade, 85% dos vendedores entrevistados pela Sirena disse que o WhatsApp é uma ferramenta “muito importante” no processo de vendas.

No entanto, nem todos tinham a certeza de que o WhatsApp é a ferramenta ideal para o seu negócio. E neste artigo, pretendo mostrar todas as nuances das ferramentas para que você possa tomar a melhor decisão.

Eu garanto a você que depois de lê-lo, saberá exatamente qual a ferramenta mais adequada para sua empresa. Mas aviso: a tecnologia se supera o tempo todo, e constantemente surgem ferramentas mais completas e eficazes, inclusive falarei sobre isso no final do artigo.

Comecemos.

WhatsApp Business, o melhor amigo das pequenas empresas

O WhatsApp é uma ótima maneira de começar a implementar sua estratégia de marketing conversacional. Com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais, o WhatsApp é um paraíso para os pequenos negócios que desejam se conectar com seus clientes.

Ao mesmo tempo, a capacidade de fornecer um serviço personalizado e em tempo real faz com que vender por meio do WhatsApp seja o ideal para empreendimentos pessoais e empresas familiares.

Quase todas as funcionalidades da versão pessoal estão também presentes na Business. Logo, você pode enviar mensagens em diferentes formatos, criar listas de transmissão e até mesmo usar o recurso na web ou no seu PC através do WhatsApp Business Web.

Por que você deve usá-lo:

  • É simples

O WhatsApp é parte de nosso dia-a-dia. Todos os dias o usamos para falar com nossos amigos e familiares. Seus clientes estão aí e também o usam. É um espaço que é confortável e as pessoas preferem usá-lo para a comunicação mais que qualquer outro aplicativo.

  • É pessoal

O WhatsApp é ideal para uma conversa personalizada, amigável e não estruturada. É um espaço para conversas breves e informais. Os vendedores não precisam seguir um protocolo rígido de comunicação com seus clientes. Podem usar imagens, gifs, vídeos e áudios para dar um toque ainda mais interessante à conversa.

  • É imediato

Esqueça formulários web, de e-mails que são perdidos na caixa de entrada ou mensagens de voz ignoradas na caixa de correio de voz. O atendimento por WhatsApp é imediato e em tempo real.

Os clientes querem que suas necessidades sejam atendidas no momento. Os vendedores sabem melhor do que ninguém que deixar um cliente esperando pode significar a perda de uma venda. O WhatsApp resolve esse problema.

  • É eficaz

Como eu disse antes o WhatsApp é parte da nossa vida. Não podemos ignorá-lo. E isso é uma grande vantagem para os negócios. De acordo com o Hootsuite , 90% das mensagens enviadas pelo WhatsApp são abertas e lidas nos primeiros segundos em que foi recebida.

whatsapp business iphone

Mas o WhatsApp não é para todos, ups!

Embora o WhatsApp seja uma ferramenta muito útil para pequenas empresas e negócios familiares, não é uma ferramenta que se adapta às necessidades de grandes empresas. Vou explicar o porquê:

  • Não há controle sobre o processo de vendas

Ao ser um meio de comunicação pessoal, um gerente de vendas não tem como controlar ou monitorar as conversas que os vendedores têm com os clientes. Isto é um grande problema quando se trata de pequenas e médias empresas com uma equipe de vários vendedores e centenas de leads diários.

No WhatsApp não há nenhuma maneira de garantir que todos os vendedores seguem o mesmo processo de vendas, nem de avaliar quais as estratégias estão sendo eficientes e quais não são.

O fato de que as comunicações sejam privadas impossibilita que se possa trabalhar com elas para melhorar o processo de vendas. Os erros de ortografia, as mentiras, os diferentes tons usados e as estratégias são alguns dos problemas comuns quando os vendedores entram em contato com os clientes através de suas contas pessoais.

  • Esse canal de comunicação é excessivamente privado

Cada conta de WhatsApp está associada a um número de telefone pessoal. Portanto, não é possível que várias pessoas tenham acesso à mesma conta a partir de múltiplos dispositivos.

Se um vendedor de sua equipe não está disponível para atender a um cliente, ninguém mais poderá fazer no lugar dele a partir do mesmo número de telefone. Consequentemente, o atendimento se desenvolve de modo desordenado e pode gerar desconforto no comprador.

  • É pouco prático se o fluxo de clientes é muito alto

O WhatsApp é uma ferramenta extraordinária e útil para manter conversas personalizadas com alguns clientes, porém quando os clientes são dezenas (ou centenas) a ferramenta é ineficaz.

Não há nenhuma maneira de organizar e classificar os clientes para facilitar o seu atendimento ou para responder a todas as perguntas em tempo real.

WhatsApp Business: um salto de qualidade para pequenas e médias empresas

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito desenvolvido especialmente para pequenas e médias empresas . Ele permite que as empresas interajam com seus clientes com facilidade, utilizando ferramentas para automatizar, organizar e responder às consultas recebidas rapidamente.

Por que você deve usá-lo:

  • Para criar um perfil empresarial:

Uma das grandes vantagens do WhatsApp Business é que você pode criar um perfil de empresa.

Também pode incluir o logotipo, mais detalhes como endereço físico, site e horário de atendimento da empresa.

Além disso, você pode linkar seu endereço no Google Maps para que os usuários possam ver a localização da sua empresa no mapa e saber como eles podem chegar até ela.

O WhatsApp Business permite você criar uma conta usando um número de telefone fixo, assim não pe necessário usar um número pessoal para atender os clientes. Você pode manter sua conta pessoal e sua conta empresarial separadamente em um único dispositivo.

whatsapp business iphone
  • Incluir ferramentas que facilitam a comunicação com seus clientes:

O WhatsApp Business inclui vários recursos que facilitam bastante a comunicação com os clientes. Primeiro, você pode criar mensagens de boas-vindas e de ausência, que serão enviadas automaticamente quando seus clientes se comunicam com você.

Essas ferramentas são úteis para que um contato jamais fique sem resposta, além de fornecer informações úteis aos seus clientes sobre sua empresa e seus horários de atendimento.

whatsapp business ios

O WhatsApp Business possui uma função de “respostas rápidas”. É uma excelente ferramenta para responder instantaneamente às perguntas mais comuns dos clientes.

Você pode criar mensagens padronizadas para responder a perguntas típicas sobre promoções especiais, prazo de entrega, descontos com diferentes formas de pagamento, etc.

whatsapp business para pc

O WhatsApp Business também permite organizar os contatos com etiquetas personalizadas para categorizá-los e facilmente encontrá-los. Você pode usar esta função para marcar seus clientes de acordo com a posição no funil de vendas. Por exemplo: prospecto, oportunidade, orçamento, em fechamento.

web whatsapp business
  • Atendimento imediato e personalizado

Como o WhatsApp, o WhatsApp Business é uma ferramenta perfeita para criar laços de confiança com os compradores. É um excelente canal para a prestação de um atendimento personalizado aos nossos clientes, em tempo real.

Ou ainda, uma resposta imediata à um problema, um vídeo promocional interessante ou até mesmo para fazer notas de áudio que podem ser altamente valorizadas pelos clientes.

Mas nem tudo é cor de rosa, o WhatsApp Business também tem o seu limite

Embora o WhatsApp Business seja uma ótima ferramenta para gerenciar os clientes de maneira personalizada e automática, é uma solução limitada para empresas que têm uma grande equipe de vendedores e um grande número de clientes para atender.

  • Atendimento limitado

Como ocorre com o WhatsApp pessoal, o WhatsApp Business só pode ser ativado em um dispositivo. Portanto, se você tiver uma equipe com diversos representantes de vendas, você não pode depender do WhatsApp Business para gerenciar suas comunicações.

Empresas como concessionárias de veículos, seguradoras, imobiliárias e lojas de departamentos recebem diariamente centenas de consultas e suas equipes estão sobrecarregadas pela demanda. O que acontece nesses casos é que os vendedores devem repartir seus contatos e inclusive derivar as comunicações para outros canais de comunicação, tais como chamadas telefônicas ou e-mail.

  • Não tem integração com outros canais de vendas

No momento, o WhatsApp Business não tem integração com outros canais de comunicação. Se um cliente contata sua empresa por meio do WhatsApp, e depois retoma a conversa por outros meios (por exemplo, uma chamada telefônica), não há nenhum registro que informe aos vendedores sobre o processo de venda.

O que muitas vezes acontece nestes casos é que um novo processo de vendas começa quando o cliente realmente é parte de um processo que já foi iniciado.

A Sirena tem solução completa

Há poucos dias, o gerente de uma grande seguradora comentou-me sobre um problema que tem o processo de vendas.

“Eu não tenho nenhuma maneira de saber o que meus vendedores falam com os clientes. Eles usam seus telefones pessoais para atender às consultas diárias e não consigo acompanhar essa comunicação. Se houver algum problema eu não tomo conhecimento e não posso trabalhar para corrigi-lo.”

Este é um problema recorrente. Tanto o WhatsApp como WhatsApp Business são ferramentas muito poderosas para construir relações personalizadas e duradouras com os clientes. Elas sem dúvida são bons exemplos de marketing de conversação. Mas, são ferramentas limitadas.

Por isso decidimos criar Sirena App.

Sirena é uma ferramenta totalmente conversacional que é integrada com a API do WhatsApp Business e com os principais canais de marketing utilizados pelas empresas para atrair leads e conectar com seus clientes:

integraçoes Sirena

Por que SirenaApp é a solução ideal para o seu negócio?

Porque inclui todos os benefícios do WhatsApp pessoal, do WhatsApp Business e muito mais.

  • Controle total sobre as comunicações

Com o SirenaApp a comunicação entre seus clientes e sua equipe de vendas não ocorre dentro de uma caixa preta inacessível. Toda a troca é registrada na plataforma e cada usuário pode acessar essas informações.

Algo deu errado com um cliente? Agora você pode acessar a conversa completa e trabalhar para melhorar a comunicações.

  • Todas as comunicações em um só lugar

O Sirena App permite centralizar todas as suas comunicações de negócios em uma única ferramenta. Seus vendedores já não têm de mudar de canal de comunicação ou usar seus números de telefone pessoais para contatar com clientes.

Todos os canais que você costuma usar (WhatsApp Business, Facebook, e-mail e telefone) serão integrados no SirenaApp. Além disso, nosso aplicativo está disponível para todos os navegadores, Android e iOS, de modo que cada vendedor pode acessar a plataforma a partir de qualquer dispositivo.

  • Acompanhamento de todo o processo de vendas

Em Sirena tudo é gravado. Cada uma das ações que o vendedor realiza com um cliente fica registrado na ficha desse cliente e qualquer usuário pode rastrear a venda.

Um e-mail foi enviado, uma ligação foi feita, uma visita foi agendada? Tudo fica registrado com data e hora. Se um vendedor tiver que transferir o contato desse cliente, nenhuma informação relevante é perdida ao longo do caminho.

sirena_whatsapp
  • Atendimento imediato

O Sirena App distribui automaticamente os clientes entre sua equipe de vendas. Quando um novo cliente entra em contato com sua empresa, Sirena envia uma notificação aos vendedores para que estes atendam ao cliente de maneira imediata.

Desta forma, não há clientes sem atendimento, vendedores ociosos ou comunicações sobrepostas.

  • Processos de vendas mais curtos

Sendo todos os canais e comunicações de marketing integrados em uma única ferramenta, os vendedores podem saber se um cliente preencheu um formulário, telefonou ou recebeu um e-mail de uma empresa anteriormente. Estas informações permitirá que as equipes façam uma melhor abordagem no contato com o cliente com informações precisas.

Você já pode escolher a ferramenta ideal para o seu negócio?

Quando escrevi este artigo a minha ideia era explicar em detalhes as vantagens e desvantagens do WhatsApp e do WhatsApp Business para cada tipo de negócio. Se você está usando qualquer uma dessas ferramentas e sente que não atende às suas expectativas, talvez seja a hora de mudar.

A decisão é sua. Você pode seguir o mesmo caminho apesar dos obstáculos e limitações, ou tentar uma nova solução que atenda às suas necessidades. Como mencionei anteriormente, a tecnologia avança e existem outras ferramentas que podem tornar sua vida mais fácil.

Criamos Sirena com esse objetivo em mente.

Resumindo:

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para iniciativas de marketing de conversação dirigida à empreendimentos pessoais e pequenas empresas, porque:

  • É simples
  • É imediato
  • É pessoal
  • É eficaz

Mas quando se trata de grandes empresas não é a ferramenta ideal porque:

  • Não há controle sobre o processo de vendas
  • É um canal demasiado privado
  • É pouco prático se o fluxo de cliente é excessivamente alto

O WhatsApp Business é um salto de qualidade para pequenas e médias empresas porque:

  • Permite criar um perfil empresarial.
  • Inclui ferramentas que facilitam a comunicação com seus clientes:
  • Permite um atendimento imediato e personalizado.

Porém, o WhatsApp Business é também uma ferramenta limitada porque:

  • Permite um nível de atendimento limitado
  • Não tem integração com outros canais de vendas

Para empresas que têm uma equipe de vendas e um alto fluxo de clientes, sem dúvida, Sirena é a solução ideal. Sirena é uma ferramenta totalmente conversacional que é integrada com a API do WhatsApp Business e com os principais canais de marketing utilizadas pelas empresas para atrair leads e conectar com seus clientes.

Escrito por

Nahuel Gomez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.