WhatsApp na saúde: conheça as vantagens em utilizar uma API para WhatsApp

Uma API para WhatsApp confere escalabilidade, reduz custos de atendimento e amplifica os casos de uso de WhatsApp na Saúde. Confira!

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no mundo e isso não é novidade. Como parceiros oficiais do WhatsApp no Brasil, também temos publicado no blog uma série de artigos destacando os vários benefícios de investir no WhatsApp Business API para empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Em nosso evento on-line Zenvia Experience, por exemplo, já destacamos os resultados do WhatsApp na Saúde, em bancos e instituições financeiras, na educação e vendas.

Na primeira edição do Zenvia Experience ocorreu um keynote sobre O novo normal: o impacto na gestão da saúde, no qual Vilson Cobello, corporate IT director do Hospital de Clínicas, e Dr. Pedro Benedito, médico e diretor-executivo na Prevent Senior, falaram sobre alguns casos de uso de WhatsApp na saúde. Na Prevent Senior, por exemplo, os recursos de uma API para WhatsApp foram fundamentais para compartilhar prontuários médicos e históricos de consultas no início da pandemia causada pelo Coronavírus.

Já no Hospital das Clínicas, o WhatsApp vinculado a uma plataforma de comunicação por meio de uma API também foi utilizado para agendamentos de consultas e triagens.

Se você ainda não está familiarizado com o termo API para WhatsApp, você pode clicar aqui e baixar um infográfico que explica as diferenças entre o WhatsApp Normal, o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API. Mas, explicando de forma resumida, uma API para WhatsApp permite integrar o WhatsApp com outros sistemas, ampliando, portanto, os benefícios do WhatsApp Business. A solução Zenvia de Atendimento por WhatsApp, por exemplo, permite que clientes sejam atendidos em larga escala. Ou seja, vários atendimentos simultâneos utilizando apenas um número de telefone.

WhatsApp Business e a Experiência do usuário na plataforma

Se você utiliza os recursos do WhatsApp Business já percebeu que, diferente do aplicativo usado por pessoas físicas, é possível incluir informações de perfis das empresas, programar mensagens automáticas e até acompanhar algumas métricas. No entanto, quando pensamos em WhatsApp Business API, os recursos para empresas se amplificam e sua empresa pode ter ainda uma conta comercial oficial.

Esse tipo de conta é verificada pelo gerenciador do Facebook Business e, além de conferir o selinho verde verificado ao lado do nome da sua empresa, possibilita que a sua marca apareça ao lado do número de telefone, independente do contato ter o número salvo ou não.

A conta comercial oficial não é para todas as empresas. Uma API para WhatsApp também não. É preciso estar na lista de negócios permitidos pelo WhatsApp Inc. Isso porque a organização tem como propósito manter uma boa experiência dos usuários na plataforma.

É por isso que fazer campanhas de marketing e até mesmo vender pelo WhatsApp tem uma série de restrições. Artigos de tabacaria, bebidas alcoólicas e até mesmo produtos para pets e animais de estimação não podem ser vendidos pela plataforma e, consequentemente, não conseguem utilizar os recursos de uma API para WhatsApp.

A boa notícia é que o WhatsApp Inc. está constantemente revendo suas políticas de negócios para que cada vez mais empresas possam utilizar o canal para melhorar o relacionamento com o cliente, apoiar as estratégias de vendas ou oferecer suporte.

Em janeiro de 2021, por exemplo, várias empresas passaram a ser aptas a utilizar o WhatsApp na saúde. As verticais autorizadas a contratar serviços de API para WhatsApp ou a terem uma conta comercial oficial são:

  • Fabricantes farmacêuticos: que incluem fabricação de produtos farmoquímicos, além de farmácias e drogarias;
  • Fabricantes de dispositivos médicos: que vão desde serviços de próteses dentárias, laboratórios ópticos e manutenção e reparação de aparelhos médicos;
  • Clínicas de aprimoramento e modificação corporal: fazem parte desta vertical academias, clínicas de estética, cirurgia plástica, tatuadores e aplicadores de body piercings.

5 casos de uso de WhatsApp na Saúde

Como falamos no início do texto, uma das vantagens em utilizar uma API para WhatsApp é amplificar os recursos deste canal. Isso porque uma API para WhatsApp permite a  integração com softwares de gestão, chatbots, sistemas de controle logísticos entre outros. 

Na Zenvia, o WhatsApp pode ser utilizado tanto com o Zenvia Chat, quanto com o Zenvia Flow, conferindo escalabilidade no atendimento ao cliente, sem abrir mão do lado humano que envolve oferecer uma experiência de relacionamento incrível. Abaixo, confira alguns casos de uso possíveis de WhatsApp na Saúde com nossas soluções:

1. Notificações

É possível enviar para clientes notificações com texto, links e emojis. Contudo, lembre-se que o WhatsApp preza pela melhor experiência do cliente na plataforma. Dessa forma, as notificações devem ser informativas ou de alertas, sem conteúdo promocional ou de venda direta.

2. Atendimento

Com certeza esse é um dos casos de uso mais utilizados de WhatsApp na Saúde. Tudo isso porque integrar o canal com chatbots ou fluxos conversacionais permite uma comunicação constante com a base de contato e a disponibilidade para relacionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Nossa solução de Atendimento por WhatsApp, por exemplo, alinha todos os benefícios do Zenvia Chat com a alta disponibilidade do WhatsApp. Essa integração permite que a sua empresa consiga oferecer múltiplos atendimentos de forma centralizada. Também conta com um painel de gerenciamento desses atendimentos, relatórios que trazem insights para que o negócio cresça de forma sustentável e ainda possibilita que os atendimentos sejam divididos por departamentos.

Já o Zenvia Flow possibilita que o WhatsApp seja incluído em um fluxo conversacional multicanal de forma simples, escalável e sem a complexidade de incluir muitas linhas de código. Crie chatbots com respostas pré-definidas e torne o atendimento da sua equipe de vendas e relacionamento ainda mais estratégico.

3. Suporte

Ofereça suporte para os seus clientes, tirando dúvidas sobre procedimentos, cuidados antes e depois de fazer uma tatuagem ou aplicar um piercing, disponibilidade de serviços em sua empresa na área da saúde. Aqui é importante ressaltar mais uma vez que a Política de Privacidade do WhatsApp deve ser respeitada em todo ponto de contato com o cliente. O objetivo da cautela é evitar bloqueio da sua conta ou até mesmo ser banido da plataforma.

4. Logística

A logística é um ponto importantíssimo da operação de uma empresa. No varejo, por exemplo, exige muita atenção, pois está intrinsecamente relacionado com a satisfação e fidelização dos clientes. No entanto, na área da saúde este ponto é ainda mais importante, pois envolve bem-estar e promoção da saúde.

Dessa forma, uma API para WhatsApp na área de logística pode ser utilizada para confirmar pedidos, enviar notificações de entrega, além de informar o cliente de eventuais atrasos. Utilizar o WhatsApp na Saúde desta forma permite maior satisfação, confiança, credibilidade, além de reduzir o custo de atendimento humano.

5. Qualificação de leads

O WhatsApp também pode ser utilizado na área da saúde para qualificação de leads. E aqui, mais uma vez, falamos sobre reduzir o atendimento humano tornando a sua equipe de venda mais estratégica. Nossa soluções integradas ao WhatsApp permitem criar automações com bots de forma que a sua empresa mapeie as perguntas certas para saber se um prospect está pronto para fechar um negócio, direcionando assim o esforço do time comercial para pessoas e empresas que estejam mais próximas de fechar um negócio.

Quer saber mais possibilidades de uso do WhatsApp na Saúde, entre em contato com nossos consultores. Afinal, nosso propósito é fazer com que a sua empresa ofereça uma experiência incrível para prospects e clientes em todas as fases da jornada de compra.

Escrito por

Zenvia