blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
chatbot-para-whatsapp-enterprise

WhatsApp Enterprise: como simplificar seu atendimento com essa ferramenta?

Simplificar e agilizar o processo de atendimento ao cliente é a melhor forma de atrair e fidelizar consumidores. O WhatsApp Enterprise entra nesse contexto para integrar o aplicativo aos SACs de grandes empresas e permitir a atuação de chatbots na ferramenta.

Afinal de contas, usar serviços de mensagens instantâneas para se comunicar já faz parte do dia a dia das pessoas. Em 2018, o WhatsApp bateu a marca de 1,5 bilhões de usuários no mundo inteiro. Só no Brasil já são mais de 120 milhões de adeptos.

O que era exclusividade das relações pessoais, hoje, tomou conta do universo corporativo. Isso porque as empresas perceberam o canal de comunicação como uma oportunidade de negócios.

De olho neste filão, o aplicativo de mensagens lançou novas soluções direcionadas às empresas, casos da versão Whatsapp Business e do recurso conhecido como Whatsapp Enterprise.

O que é WhatsApp Enterprise?

Oficialmente conhecido como Whatsapp Business API, o WhatsApp Enterprise (como era chamado antes do lançamento) é uma funcionalidade do aplicativo voltada para o atendimento ao cliente de grandes corporações.

Nela está disponível uma API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicações), uma espécie de "ponte" que permite ao Whatsapp enviar e receber informações de sistemas como softwares de gestão, soluções de logística, CRMs, softwares de automação como RD Station, SharpSpring, Hubspot etc, entre outros.

Utilizar o popular app de mensagens é viável e já é uma prática de mercado. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 72% das pequenas e médias empresas já utilizam o WhatsApp para se comunicar com os clientes.

As pequenas empresas, porém, geralmente utilizam a versão Business — app destinado a pequenos negócios. Com a ferramenta, ficou mais fácil organizar o atendimento e dar legitimidade a empreendimentos menores.

Por meio do aplicativo voltado para negócios é possível:

  • criar um perfil comercial com descrição, e-mail, site e endereço;
  • ter uma conta de empresa verificada;
  • salvar mensagens pré-definidas para solucionar dúvidas frequentes;
  • enviar mensagens automatizadas de boas-vindas ou quando a empresa estiver fora do horário de funcionamento;
  • ter acesso a relatórios estatísticos sobre número de mensagens enviadas, entregues e lidas.

Ainda assim, o Whatsapp Enterprise oferece ainda mais possibilidades.

Afinal, quais são os diferenciais do WhatsApp Enterprise?

O grande destaque dessa nova versão está na liberação de sua API para as empresas atuarem na ferramenta. Além dos benefícios de poder integrar o WhatsApp aos já citados sistemas da empresa, torna possível automatizar a interação com os clientes.

Toda essa tecnologia, finalmente, torna possível a implementação de chatbot para WhatsApp. Porém, nada disso será de graça. Além de beneficiar as empresas que precisam se comunicar em larga escala, a ferramenta é uma estratégia para monetizar as interações no aplicativo.

Vale lembrar que o novo aplicativo não permite que negócios bombardeiem os clientes com SPAMs. Os consumidores só receberão mensagens se derem a permissão para isso — "opt-in". Por isso, fazer envios promocionais em massa não é recomendado. Afinal, se a conta da empresa for denunciada, ela pode ser bloqueada permanentemente.

Como o chatbot pode ser implementado no WhatsApp Enterprise?

Como a nova ferramenta está em fase de lançamento, a disponibilidade dela é limitada. Por isso, o primeiro passo é solicitar a permissão ao WhatsApp e aguardar pela aprovação. Nessa fase, o ideal é contar com ajuda de uma empresa especializada para auxiliar na submissão e acompanhamento dos projetos junto ao WhatsApp.

Em seguida, é necessário criar um chatbot personalizado para a sua empresa. Nesse momento, é muito importante estudar o seu público-alvo e identificar desejos, expectativas e a linguagem utilizada pelos consumidores. Esse processo é essencial para humanizar o atendimento e, de fato, satisfazer as necessidades dos clientes durante as interações.

Quais são as vantagens do chatbot para WhatsApp?

De modo geral, usar o chatbot para negócios é uma maneira de melhorar a experiência do cliente, aumentar o engajamento, fidelizar e, consequentemente, alavancar as vendas. Sendo assim, contar com a tecnologia no WhatsApp também vai levar inúmeros benefícios para sua empresa. Veja as principais vantagens!

Agilidade no atendimento

Não há nada pior do que enviar uma mensagem no WhatsApp, ver os dois tiques azuis, mas não receber resposta alguma, não é mesmo? Com o chatbot, o cliente será atendido rapidamente e em qualquer horário do dia.

Aliás, vale lembrar que essa velocidade também favorece as pesquisas de satisfação. Os robôs de atendimento no WhatsApp conseguem coletar dados precisos sobre a experiência do cliente e gerar insights valiosos para a melhoria contínua.  

Geração de leads

Ao permitir o contato por meio do WhatsApp, o cliente já demonstra o interesse nos produtos ou serviços da marca. Além disso, durante a conversa, o chatbot pode fazer as perguntas certas, reconhecer o estágio de compra do consumidor e conseguir leads qualificados. Dessa forma, tanto a equipe de marketing quanto a equipe comercial, terão os dados certos para traçar estratégias mais eficientes com o objetivo de converter e fortalecer o relacionamento.

Redução custos

De acordo com o relatório da consultoria Juniper Research, os chatbots serão responsáveis pela economia de US$ 11 bilhões anuais até 2023 nos setores de varejo, banking e saúde.

Isso porque o investimento na tecnologia vai automatizar tarefas repetitivas, melhorar a produtividade interna e poupar custos com infraestrutura, retrabalho, tempo de assistência e até com a redução da equipe de atendimento.

Melhoria no faturamento

Com a redução de custos, a empresa pode garantir uma margem de lucro maior. Além do mais, o chatbot aumenta a capacidade produtiva da empresa, pois viabiliza o atendimento simultâneo de inúmeros clientes. Assim, sua empresa vai conseguir impulsionar as vendas e faturar mais!

Fortalecimento da marca

Estar presente nos meios preferenciais do consumidor é uma regra básica para ter sucesso com os canais de atendimento e vendas. Portanto, se os seus clientes estão no WhatsApp, é lá que sua empresa também precisa estar.

Aliás, para dar credibilidade à empresa e segurança aos clientes, o aplicativo vai verificar as contas e inserir uma sinalização gráfica para dar autenticidade — assim como já acontece no Instagram, Facebook e Twitter. Esse símbolo dará ainda mais legitimidade ao empreendimento.

Um chatbot no WhatsApp dá rapidez e eficiência ao atendimento, o que contribui para valorizar a imagem da empresa. Afinal, a corporação atende as necessidades do consumidor no canal que ele mais utiliza e no momento mais oportuno para ele.

Entre as grandes revoluções provocadas pela Business API está o modelo de negócio, que estabelece que o atendimento receptivo (aquele que começa com interação do cliente) é gratuito se respondido pela empresa nas primeiras 24 horas. Isso significa que as companhias precisarão adequar seus processos para dar resposta o mais rápido possível.

Com a liberação da API, as integrações do app de mensagens ao sistema da empresa e automatizar as interações por meio dos chatbots tornam real essa possibilidade de atendimento rápido.

Para entender melhor como o WhatsApp Enterprise (Business API) funciona, é só clicar aqui.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS