WhatsApp Enterprise: como simplificar a comunicação com seu cliente com essa ferramenta?

O WhatsApp Enterprise é um recurso do WhatsApp para empresas que querem investir na experiência do cliente. Saiba mais sobre a ferramenta!

Simplificar e agilizar o processo de comunicação ao cliente é a melhor forma de atrair e fidelizar consumidores. O WhatsApp Enterprise entra nesse contexto para integrar o aplicativo aos SACs de grandes empresas e permitir a atuação de chatbots na ferramenta.

Usar serviços de mensagens instantâneas para se comunicar já faz parte do dia a dia das pessoas. Em 2018, o WhatsApp bateu a marca de 1,5 bilhões de usuários no mundo inteiro. Só no Brasil já são mais de 120 milhões de adeptos.

O que era exclusividade das relações pessoais, hoje, tomou conta do universo corporativo. Isso porque as empresas perceberam o canal de comunicação como uma oportunidade de negócios.

De olho neste filão, o aplicativo de mensagens lançou novas soluções direcionadas às empresas, casos da versão Whatsapp Business e do recurso conhecido como Whatsapp Enterprise.

O que é WhatsApp Enterprise?

Oficialmente conhecido como Whatsapp Business API, o WhatsApp Enterprise (como era chamado antes do lançamento) é uma funcionalidade do aplicativo voltada para o cliente de grandes corporações.

Nela está disponível uma API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicações), uma espécie de “ponte” que permite ao Whatsapp enviar e receber informações de sistemas como softwares de gestão, soluções de logística, CRMs, softwares de automação como RD Station, SharpSpring, Hubspot etc, entre outros.

Utilizar o popular app de mensagens é viável e já é uma prática de mercado. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 72% das pequenas e médias empresas já utilizam o WhatsApp para se comunicar com os clientes.

As pequenas empresas, porém, geralmente utilizam a versão Business — app destinado a pequenos negócios. Com a ferramenta, ficou mais fácil organizar o atendimento e dar legitimidade a empreendimentos menores.

Por meio do aplicativo voltado para negócios é possível:

  • criar um perfil comercial com descrição, e-mail, site e endereço;
  • ter uma conta de empresa verificada;
  • salvar mensagens pré-definidas para solucionar dúvidas frequentes;
  • enviar mensagens automatizadas de boas-vindas ou quando a empresa estiver fora do horário de funcionamento;
  • ter acesso a relatórios estatísticos sobre número de mensagens enviadas, entregues e lidas.

Ainda assim, o Whatsapp Enterprise oferece ainda mais possibilidades.

Afinal, quais são os diferenciais do WhatsApp Enterprise?

O grande destaque dessa nova versão está na liberação de sua API para as empresas atuarem na ferramenta. Além dos benefícios de poder integrar o WhatsApp aos já citados sistemas da empresa, torna possível automatizar a interação com os clientes.

Essa ferramenta, finalmente, torna possível duas coisas:

  • Utilizar múltiplos atendentes em um só número de WhatsApp;
  • Implementação de chatbot para WhatsApp.

Porém, nada disso será de graça. Além de beneficiar as empresas que precisam se comunicar em larga escala, a ferramenta é uma estratégia para monetizar as interações no aplicativo.

Vale lembrar que o novo aplicativo não permite que negócios bombardeiem os clientes com SPAMs. Os consumidores só receberão mensagens se derem a permissão para isso — “opt-in”. Por isso, fazer envios promocionais em massa não é recomendado. Afinal, se a conta da empresa for denunciada, ela pode ser bloqueada permanentemente.

Como ter uma conta do WhatsApp Business API?

É preciso buscar um Business Solution Partner (parceiros oficiais) do WhatsApp, para solicitar um token (chave) de integração e dispor de números de contato para aprovação.

Esses parceiros são credenciados pela empresa para fazer as integrações e liberações do WhatsApp Business API (ou WhatsApp Enterprise), mas o processo de aprovação de contas é feito diretamente pelo WhatsApp.

Como fazer múltiplos atendimentos no WhatsApp Enterprise com um só número?

Um dos grandes benefícios do WhatsApp Business API é permitir a integração do número das empresas a sistemas de atendimento. Com isso, ao invés de ter apenas um atendente por número de WhatsApp Business (ou dois, se um deles ficar na versão Web), é possível ter três, quatro, dez, cem ou miliares de atendentes.

Além de atender pelo mesmo número, cada atendente terá histórico de atendimento separado, o que facilita o controle e aperfeiçoamento do contato com o cliente.

Como o chatbot pode ser implementado no WhatsApp Enterprise?

Com a conta oficial do WhatsApp disponível no perfil do Facebook Business da sua empresa, você também pode automatizar partes do contato criando um chatbot. Nesse momento, é muito importante estudar o seu público-alvo e identificar desejos, expectativas e a linguagem utilizada pelos consumidores. Esse processo é essencial para humanizar o contato e, de fato, satisfazer as necessidades dos clientes durante as interações.

Quais são as vantagens do chatbot para WhatsApp?

De modo geral, usar o chatbot para negócios é uma maneira de melhorar a experiência do cliente, aumentar o engajamento, fidelizar e, consequentemente, alavancar as vendas. Sendo assim, contar com a tecnologia no WhatsApp também vai levar inúmeros benefícios para sua empresa. Veja as principais vantagens!

Agilidade no contato com o cliente

Não há nada pior do que enviar uma mensagem no WhatsApp, ver os dois tiques azuis, mas não receber resposta alguma, não é mesmo? Com o chatbot, o cliente será respondido rapidamente e em qualquer horário do dia.

Aliás, vale lembrar que essa velocidade também favorece as pesquisas de satisfação. Os robôs do WhatsApp conseguem coletar dados precisos sobre a experiência do cliente e gerar insights valiosos para a melhoria contínua.

Geração de leads

Ao permitir o contato por meio do WhatsApp, o cliente já demonstra o interesse nos produtos ou serviços da marca. Além disso, durante a conversa, o chatbot pode fazer as perguntas certas, reconhecer o estágio de compra do consumidor e conseguir leads qualificados. Dessa forma, tanto a equipe de marketing quanto a equipe comercial, terão os dados certos para traçar estratégias mais eficientes com o objetivo de converter e fortalecer o relacionamento.

Redução custos

De acordo com o relatório da consultoria Juniper Research, os chatbots serão responsáveis pela economia de US$ 11 bilhões anuais até 2023 nos setores de varejo, banking e saúde.

Isso porque o investimento na tecnologia vai automatizar tarefas repetitivas, melhorar a produtividade interna e poupar custos com infraestrutura, retrabalho, tempo de assistência e até com a redução da equipe.

Melhoria no faturamento

Com a redução de custos, a empresa pode garantir uma margem de lucro maior. Além do mais, o chatbot aumenta a capacidade produtiva da empresa, pois viabiliza o contato simultâneo de inúmeros clientes. Assim, sua empresa vai conseguir impulsionar as vendas e faturar mais!

Fortalecimento da marca

Estar presente nos meios preferenciais do consumidor é uma regra básica para ter sucesso com os canais e vendas. Portanto, se os seus clientes estão no WhatsApp, é lá que sua empresa também precisa estar.

Aliás, para dar credibilidade à empresa e segurança aos clientes, o aplicativo vai verificar as contas e inserir uma sinalização gráfica para dar autenticidade — assim como já acontece no Instagram, Facebook e Twitter. Esse símbolo dará ainda mais legitimidade ao empreendimento.

Um chatbot no WhatsApp dá rapidez e eficiência ao contato, o que contribui para valorizar a imagem da empresa. Afinal, a corporação atende as necessidades do consumidor no canal que ele mais utiliza e no momento mais oportuno para ele.

Entre as grandes revoluções provocadas pela Business API está o modelo de negócio, que estabelece que o contato receptivo (aquele que começa com interação do cliente) é gratuito se respondido pela empresa nas primeiras 24 horas. Isso significa que as companhias precisarão adequar seus processos para dar resposta o mais rápido possível.

Com a liberação da API, as integrações do app de mensagens ao sistema da empresa e automatizar as interações por meio dos chatbots tornam real essa possibilidade de atendimento rápido.

Para entender melhor como o WhatsApp Enterprise (Business API) funciona, é só clicar aqui.

Escrito por

Zenvia