WHATSAPP BUSINESS 2022: os riscos de uma integração não oficial

O caminho mais BARATO pode lhe ser CARO a sua empresa. Evite os duros castigos que o WhatsApp pode lhe impor se não realizar uma integração oficial.

Você  arriscaria que sua empresa não pudesse usar nunca mais o API do WhatsApp  apenas pelo fato de querer economizar um pouco de dinheiro? Não é necessário que você sacrifique seu esforço e tempo de trabalho de anos. Conheça as conseqüências de seguir o “caminho errado”.

Whatsapp-Business

Depois de pensar sobre isso por um tempo, de ter calculado, você decidiu que é conveniente integrar a sua empresa com o WhatsApp Business.

Parece-me uma ótima decisão!

Você analisou e se convenceu de que é a melhor maneira de canalizar a quantidade de leads que você recebe é aumentá-los e deixar seus clientes (mais) satisfeitos.

Eu não posso concordar mais com isso!

Você viu que o WhatsApp Business oferece maior velocidade, agilidade e simplicidade às suas comunicações e que permite, a partir de um único número de telefone, não depender exclusivamente de cada um de seus vendedores.

Parabéns!

Bem, depois de todo o tempo que você levou para meditar, você sacrificaria todos esses benefícios que você pode conseguir,  integrando seu aplicativo do WhatsApp Business com outras tecnologias de modo não oficial?

Eu não! Definitivamente não!

Nas linhas seguintes, vou alertá-lo sobre os perigos de tudo que você pode perder, decidindo economizar um pouco de dinheiro na sua empresa e neste caso de como o barato pode lhe custar muito mais do que apenas dinheiro.

WhatsApp Business avisa (e aquele que avisa, não trai)

Basta navegar e procurar um pouco na internet ou até mesmo site do WhatsApp que você  irá encontrar mais informações sobre as Políticas do WhatsApp Business. E você verá que elas são claras, concisas e diretas. De fato, eles são eloquentes sobre suas advertências, sobre as que eu também tento lhe advertir: a realização de uma integração não oficial pode ser penalizada de maneira severa.

Mas … o que poderia acontecer exatamente com você se procurando economizar nos gastos da sua empresa, você optasse por uma integração não oficial?

E aqui, as Políticas do WhatsApp vão direto ao assunto: da limitação ou interrupção de acesso ao WhatsApp Business até a proibição do uso do aplicativo por parte da sua empresa.

Convido você, então, a se perguntar e a tentar responder estas perguntas:

  • Que explicação você daria na sua empresa se o WhatsApp chegasse a proibir o uso do WhatsApp Business?
  • Você explicaria aos seus chefes que você tinha boas intenções – eu não duvido delas – que você estava procurando apenas reduzir os custos?

Agora com total honestidade, digo: considero que você não tem que passar por isso e nem viver com o medo de que isso aconteça. Mais algumas perguntas (apenas algumas): você realmente imagina que explicação poderia dar aos seus chefes?

Em busca de gerar mais leads, de extrair o máximo possível de seus canais de Marketing, foi-lhe confiada a necessidade da integrar à API WhatsApp Business.

O que pensariam as pessoas se a sua empresa fosse excluída para sempre do aplicativo? Além de conseguir imaginar uma resposta para essa situação, é difícil também de mensurar as perdas econômicas que seriam geradas. E ninguém quer isso, é claro. Muito menos eu ou você!

Como disse anteriormente, o aspecto verdadeiramente relevante deste assunto é que você tome consciência que pode avaliar de modo muito consciente os riscos de tomar o caminho barato e o da integração não oficial. Considerar que economizar um pouco  pode ter péssimas consequências, irá ajudar a ser mais consciente sobre o tema.

Eu entendo que a essa altura, com tudo isso, podemos começar a reconsiderar o conceito de “barato”, para relativizá-lo.

warning

“NÃO ENVIARÁS SPAM”, um mandamento que o WhatsApp Business faz você respeitar

Já desde o lançamento do WhastApp Business, o aplicativo tem se preocupado com a questão de não se tornar uma máquina de produtora, facilitadora ou cúmplice na geração de mensagens do tipo spam e inoportunas.

Considero que esta preocupação não foi apenas inteligente frente a possíveis ataques da concorrência, senão que também veio oferecer a todos nós, excelentes oportunidades e possibilidades.

Agora proponho que você se coloque por alguns momentos, no lugar do usuário do WhatsApp, indivíduo ou empresa – neste caso – que não para de receber mensagens de um mesmo número de telefone (empresas de serviços, companhias aéreas, concessionárias de automóveis, cinemas, supermercados, etc.).

Assim como eu, você se cansa apenas de imaginar isso, não é verdade? Quantas mensagens você toleraria em um dia até bloquear o número que insiste em se comunicar e tentar chamar sua atenção para uma determinada campanha publicitária?

Eu não me caracterizo pela paciência quando se trata de spam … Neste sentido, uma integração oficial deixa sua empresa a salvo de se tornar um “monstro spammer” – e o resto dos usuários do WhatsApp de ter que suportá-la.

Assim, como as políticas do WhatsApp Business que são bem claras, o serviço e o que você pode acessar com uma integração oficial, também é. Falando em matéria de spam.

Vejamos: estou convencido de que é uma ótima ideia para o usuário do WhatsApp Business, que antes de realizar o envio da primeira mensagem a empresa WhatsApp deva fazer uma prévia confirmação/aprovação.

Como é que é? A empresa WhatsApp deve aprovar seu primeiro contato? Sim, isso mesmo.  Desde o aplicativo é que se deve dar o ok para a sua empresa, um modelo pré-aprovado, para que você possa entrar em contato com o seu destinatário desejado.

O Zenvia Conversion gerencia e trabalha, autorizada pelo mesmo WhastApp, com esses modelos.

O WhatsApp Business, integrado oficialmente, vai ainda mais longe neste tipo de parceria para evitar spam (imagine um mundo sem spam) Ah, que paraíso!

É normal que um cliente – ou potencial cliente – demore a responder às mensagens de sua empresa, não é mesmo? Bem, depois de certo tempo, essa primeira mensagem, aprovada pelo aplicativo que você enviou, expira.

Então, novamente você deve passar pelo processo de aprovação. Esta é uma das políticas do WhatsApp Business integrada de forma oficial, que fará com que a sua empresa não se torne uma repetitiva, constante e indesejada emissora de spam. Eu comemoro que a minha empresa não seja desse tipo e acho que você também ficará feliz se a sua agir da mesma forma.

O WhatsApp não hesita: pune com dureza a violação de suas regras e políticas (quando a ansiedade é uma terrível aliada)

castigo

Tenho notado ultimamente que há muitas ofertas no mercado para operar com a API WhatsApp, seja para agilizar, melhorar ou ainda otimizar a comunicação das empresas com seus clientes. Além de tentar melhorar o fluxo de leads e produzir mais. Eu sei que o cardápio é amplo.

Então pensei no número de empresas que, guiadas pela ideia de economizar um pouco,  podem escolher ou, pior ainda, já escolheram o caminho das integrações não-oficiais do WhatsApp Business. Como o cardápio é vasto, também entendo que a tentação é grande, e aceito isso.

Claro que eu sei da necessidade, da ânsia  das empresas por usar o WhatsApp Business. Exemplo disso é que antes da API ser lançada, muitos, impulsionados pela pressa, pelo desconhecimento das consequências e por más decisões, acabaram baixando da Google Play Store um WhatsApp Business falso. Acredita-se que cerca de cinco mil usuários tenham caído na armadilha.
wap%20trucho

Notificado da situação, o WhatsApp agiu rapidamente: conseguiu que a Google Play Store cancelasse para download o aplicativo que estava disponível naquele momento que além de ser falso só prejudicava a todos os usuários.

Você se perguntará  o que eu desejo compartilhar com você ao mencionar isso. Bem, é simples: o WhatsApp não hesita em agir quando pune aquelas pessoas que violam as políticas depois de terem aceitado o termo de políticas da empresa. E, como eu disse no exemplo anterior, as consequências não são pequenas.

As políticas da API WhatsApp Business são tão claras quanto a água e no que diz respeito as sanções das integrações não oficiais e sob a possibilidade de sofrer fortes punições.

WhatsApp e Zenvia Conversion, uma amizade oficial

abrazo

Agora depois de pensar muito, avaliar, imaginar os riscos e mesmo transpirar um pouco com a ideia de fazer uma integração não oficial da API WhatsApp Business, além de passar a viver trabalhando com medo de que sua empresa seja penalizada até mesmo com a possibilidade de uma exclusão por parte do aplicativo, eu convido você a se despreocupar.

Sobram dedos nas mãos para contar as empresas autorizadas pelo WhatsApp para realizar integrações oficiais com a API do WhatsApp Business.

E o Zenvia Conversion tem orgulho em ser uma das empresas autorizadas. Como vem fazendo há muito tempo com outras integrações, o Zenvia Conversion oferece a possibilidade de que você mantenha o contato com todos os seus clientes, em segundos, usando uma única plataforma. Nesse sentido, é uma excelente opção de confiança para aqueles que querem evitar ter consequências algumas vezes irreversíveis por utilizar um aplicativo de integração não autorizada . Nosso trabalho com o WhatsApp Business sempre foi e é oficial, então não há risco.

Agora claro que você também tem a opção, ainda sabendo de tudo isso, de insistir em gastar menos. Mas, você já leu a relação inversamente proporcional de como os riscos crescem: ser excluído do WhatsApp é um grande risco para sua empresa , aliás para qualquer empresa.

Como um velho poema e um velho ditado surtem efeito em 2022

Basta com que você se sente em uma das suas cafeterias preferidas para que possa perceber como existem mais pessoas com o telefone celular na mão ou os olhos colados no notebook que conversando espontaneamente com alguém  ou rindo ao lado de amigos.

Também acho que será muito difícil encontrar, como acontecia há anos, aqueles homens e mulheres de negócios, portando pastas em que selavam grandes acordos e parcerias entre empresas com apertos de mãos.

Que cenário anacrônico! Você não acha? Ainda bem que o WhatsApp resolve muito do que necessitamos e muitas vezes nos também muito tempo ,não é verdade?

Eu lhe proponho ler este breve poema:

“Um homem rico tolo

poupador inveterado,

por comprar presunto barato

comprou meio podre.

 

Isso causou indigestão

e entre farmácia e médico

gastou o dobro que no presunto

por não comprar um bom presunto.

 

Hoje ele diz que foi louco

já que economizar

não é gastar muito ou pouco

mas saber gastar. “

Trata-se de uma tradução de uma antiga poesia espanhola, de autor desconhecido. Mas, você pode está pensando: o que tem a vê presunto com uma integração do WhatsApp Business?

Analise da seguinte maneira: o presunto barato é a opção de integrar a API do WhatsApp Business não oficial. As despesas médicas e de farmácia, a loucura, o arrependimento … bem, acho que você consegue entender o que estou falando. Finalizando: “o barato sai caro”.

O custo e as consequências da integração não oficial da API WhatsApp Business são muito elevados, mas com as informações, as ferramentas e os parceiros experientes para uma perfeita gestão  você chegará ao caminho que leva à maneira correta e bem-sucedida de trabalhar.

Por isso, diante da questão de gastar menos ou otimizar os métodos de trabalho, entendo que não deve existir muitas dúvidas quando o que está em jogo são os lucros da sua empresa. Digo isso com todas as letras: para trabalhar com o WhatsApp Business, a melhor maneira é a integração oficial.

Categorias:
Escrito por

Nahuel Gomez