Tudo sobre WhatsApp Business: como funciona e como começar a usar para a sua empresa

Saiba o que é WhatsApp Business, como funciona e quais as funções e aumente o poder de comunicação da sua empresa com os clientes.

Você já deve ter ouvido falar dessa ferramenta que anda revolucionando o mercado. Mas se nunca ouviu, não tem problema. Nós vamos te explicar com todos os detalhes, para você sair pronto para implementá-la em seus negócios e torná-los ainda mais rentáveis.

O WhatsApp Business é uma ferramenta criada pelo próprio WhatsApp e desenvolvida especialmente para empresas, possibilitando o atendimento ao cliente e o envio de notificações importantes de forma rápida e eficaz.

Lançado em 2018, o aplicativo tem se mostrado um grande sucesso. Por meio dele, o empresário tem a possibilidade de separar sua conta pessoal da corporativa, além de ter acesso a várias outras funcionalidades, sobre as quais ainda iremos comentar neste post.

Continue lendo e nós te explicaremos tudo sobre como funciona o WhatsApp Business!

Como funciona o WhatsApp Business?

Se a sua dúvida é para que serve o WhatsApp Business e por que vale a pena ter uma conta comercial, nós te explicamos.

Você que possui uma empresa, seja ela grande, média ou pequena, deve saber a importância de manter uma presença sólida no WhatsApp, especialmente no que se trata de relacionamento com o cliente.

Com o API do WhatsApp Business, você poderá alcançar com mais eficiência e assertividade os seus clientes, já que nela é possível ter múltiplos atendentes, criar chatbots e realizar integrações e automatizações aprovadas pela WhatsApp Inc..

Além disso, os usuários saberão que estão tratando com uma conta empresarial e você poderá lhes proporcionar informações úteis sobre o seu negócio dentro do próprio perfil, entre elas: localização, ramo, descrição, site e e-mail.

Outro grande diferencial da ferramenta é a opção de definir mensagens automáticas – são inúmeras possibilidades, o limite é a sua criatividade!

Uma boa opção é estabelecer uma mensagem de ausência, para ser enviada quando você não puder responder – assim os usuários saberão quando esperar uma resposta. Outra sugestão é criar uma mensagem de apresentação, que será a primeira impressão que o cliente terá de sua empresa.

Como migrar do WhatsApp para o WhatsApp Business?

Antes de tudo, é importante entender que é possível utilizar ambos os aplicativos, WhatsApp Messenger e WhatsApp Business, em um mesmo aparelho. Porém, cada conta deverá estar vinculada a um número de telefone diferente, não é possível ter mais de uma conta com o mesmo número.

Caso você tenha um celular que possua entrada para dois chips, basta utilizar cada aplicativo vinculado a um chip. No entanto, se você só tem um chip no seu aparelho, é necessário escolher uma das versões.

Uma preocupação comum a muitos é sobre como sair da conta padrão para uma Business sem perder todos os dados, contatos e conversas anteriores.

A ferramenta permite que você migre todas as suas conversas da conta antiga para a nova, basta realizar os seguintes passos:

  • Baixe o aplicativo WhatsApp Business no sistema Android ou iOS;
  • Abra o aplicativo;
  • Toque em concordar e continuar;
  • Permita que o app acesse seus contatos, fotos e arquivos;
  • Insira e verifique seu número de telefone comercial;
  • Aceite transferir o número de telefone para o WhatsApp Business;
  • Clique em continuar e insira o código que receber.

Ao final destes sete passos, o aplicativo irá começar a restauração do backup de mensagens, é só esperar alguns minutinhos e pronto. Você poderá desfrutar das vantagens da conta nova sem perder nenhum dos seus dados importantes.

É sempre importante lembrar que, antes de iniciar a migração para a conta nova, você deve fazer um backup de todas as suas mensagens e arquivos no Google Drive, só assim conseguirá transferir seus dados. Note também que, depois de concluído, seu histórico de conversas não poderá ser transferido de volta para o WhatsApp Messenger.

Como usar telefone fixo no WhatsApp Business?

A funcionalidade que também é uma mão a roda para muitas empresas é a possibilidade de utilizar o telefone fixo para criar uma conta na ferramenta.

Como falamos, não é possível utilizar as versões WhatsApp Business e WhatsApp Messenger com um único número de celular. No entanto, cadastrando o WhatsApp comercial com um telefone fixo, será sim possível usar ambos os aplicativos em um mesmo chip.

Para criar uma conta utilizando o telefone fixo no WhatsApp Business basta seguir os sete passos descritos no tópico anterior, mas com uma diferença: Na hora de verificar o número (passo 5) escolha a verificação por ligação, e não por SMS.

Lembre-se de que após realizar o cadastro no WhatsApp Business, não será mais possível alterar o nome da sua empresa. Por isso, vale um cuidado redobrado durante o processo de cadastramento.

Utilize as funcionalidades do WhatsApp Business para fazer o marketing da sua empresa!

Agora que você já sabe como funciona o WhatsApp Business e quais são as suas funções, chegou a hora de aprender a utilizar técnicas de WhatsApp marketing para captar e engajar clientes.

Aumente o engajamento da sua base de clientes com o envio de notificações informativas

Envie a seus clientes informações úteis onde eles desejam recebê-las. Por exemplo, se você trabalha com e-commerce, atualize seus clientes sobre a posição de suas encomendas através de mensagens automatizadas no WhatsApp Business.

Assim você ganhará credibilidade e seu cliente saberá que pode contar com o seu negócio para manter-se atualizado sobre as informações importantes.

Ganhe credibilidade respondendo às perguntas e fornecendo suporte aos seus clientes em tempo real

O WhatsApp Business funciona em dois celulares ou mais, por isso, com a ajuda da Zenvia, você poderá utilizá-lo para criar uma canal de comunicação com seus clientes de forma eficiente por meio de um atendimento integrado, com controle, histórico de conversas e número de atendentes ilimitados.

Seu cliente poderá escolher entre ser auxiliado por notificação, atendimento ou chatbot. Assim ele terá suas dúvidas sanadas e seus problemas resolvidos em pouquíssimo tempo e confiará na sua empresa sempre que precisar de ajuda.

Esteja presente 24 horas por dia para seus clientes

Existe uma demanda cada vez maior de que as empresas estejam disponíveis 24 horas por dia, sete dias na semana para atender e auxiliar o consumidor. E com o WhatsApp Business API você pode estar disponível!

Construa fluxos conversacionais através de lista de transmissão, chatbot e respostas automáticas e faça uso da inteligência artificial para deixar seus clientes contentes e satisfeitos.

Se quiser se aprofundar mais no assunto, nós preparamos dois artigos com todas as informações essenciais para você: Vendas pelo WhatsApp e Atendimento WhatsApp! Conte com a Zenvia, provedora oficial da plataforma, para explorar todo o potencial do WhatsApp Business com a API.

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.