Não responder rapidamente a seus clientes no WhatsApp pode sair caro

Essa notícia pode mudar a ESTRATÉGIA de muitas equipes de vendas?. Clique aqui para saber como evitar encargos onerosos por parte do WhatsApp.

A nova versão do Whatsapp Business traz uma modificação substancial: as empresas de médio e grande porte só poderão responder às mensagens dos usuários de forma gratuita dentro de no máximo 24 horas do recebimento. Após esse espaço de tempo, o app passa a cobrar, pelo uso de seu API, uma tarifa fixa, em dólar, que terá um custo variável de acordo com o país.

Luis_Miguel

Para o WhatsApp, a ideia de cobrar por esse serviço é uma maneira genial de retroalimentar seu crescimento. Se os usuários obtêm respostas rápidas através deste serviço de mensagens, vão preferi-lo acima de outros canais.

Consequentemente, quando as empresas e seus clientes se tornarem fieis a este serviço, o WhatsApp poderá reduzir o período de resposta gratuito, talvez até para uma menor quantidade de horas…ou até mesmo para minutos!

Mas isso não é tudo: as empresas que não possuam informação sobre os tempos de resposta de seus vendedores poderão acabar pagando mais do que esperam, principalmente quando os responsáveis por responder essas mensagens se ausentarem do local de trabalho ou se os clientes estiverem distribuídos irregularmente entre cada vendedor.

Mas calma! Não vou te deixar assim!

Se você ainda tem seus sinais vitais depois desta notícia, quero te contar que Zenvia Conversion, o app que conecta empresas com clientes de maneira instantânea, tem muito a oferecer para diminuir o impacto das mudanças propostas pelo WhatsApp:

Em primeiro lugar, estudando o desempenho das equipes de venda que utilizam Zenvia Conversion, percebemos que as empresas que contratam nosso serviço conseguem contatar 90% de seus clientes em menos de 7 minutos. Ou seja, um tempo de contato consideravelmente mais baixo do que o limite de 24 horas proposto pelo WhatsApp. Isto porque nosso app distribui os leads de maneira eficiente: de forma semelhante ao Uber, o sistema distribui cada cliente ao primeiro vendedor que esteja disponível para atendê-lo.

Além disso, o app agiliza o processo de venda, oferecendo opções de mensagens personalizáveis para WhatsApp e registra tudo que o vendedor faz automaticamente, para que não seja necessário perder tempo inserindo dados em um sistema. Graças a estas funcionalidades, seus vendedores poderão atender mais leads em menos tempo, evitando o surgimento de longas listas de clientes em espera.

Se você não sabe exatamente qual é o tempo de resposta que os clientes que seus vendedores gerenciam precisam esperar, e está com medo de que o orçamento dedicado ao WhatsApp Business vá ser muito maior por esse motivo, também podemos ajudar: o dashboard de Zenvia Conversion permite conhecer, entre várias outras métricas, qual é o tempo que cada vendedor leva para estabelecer um primeiro contato e qual a média de resposta que seus vendedores têm em conjunto.

Fonte: https://techcrunch.com/2018/08/01/whatsapp-business-api/

Leia Também:

Escrito por

Nahuel Gomez