blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile

Você segue as boas práticas do SMS?

Seguir as boas práticas do SMS é essencial para a conquista de bons resultados. Quanto mais alinhada a sua estratégia estiver com o que procura o destinatário, maiores e melhores serão os impactos dessa estratégia.

Mesmo assim, muitas empresas ainda empregam conteúdos errados nas suas mensagens, desperdiçando tempo, dinheiro — e oportunidades. Para que isso não aconteça com o seu negócio, é fundamental reconhecer se a sua tática de mercado está sendo feita da maneira adequada.

Quer aprender como seguir as boas práticas do SMS e acertar no conteúdo de SMS? Então confira a seguir!

As diferenças entre SMS informativo e SMS marketing

Quando se fala sobre envio de SMS, vale destacar dois tipos de conteúdo principais: o SMS informativo e o SMS marketing. Eles possuem propósitos diferentes, e ainda se apresentam de maneiras distintas para quem vai receber as mensagens.

No primeiro caso, a mensagem tem como objetivo complementar serviços que a empresa já oferece ou destacar seus pontos importantes. Inclusive, pode ser utilizado para completar a comunicação interna de uma empresa. É o caso de enviar mensagens como: “Olá, neste feriado estaremos abertos até ao meio dia. Antecipe suas compras” ou “A nova versão da sua plataforma já está disponível”.

Já o SMS marketing divulga ofertas e tem o claro intuito de conversão. É o caso de enviar mensagens como: "30% de desconto só hoje, confira!" ou "Conheça nossa nova coleção".

 

crie as melhores campanhas de marketing com sms

 

Como saber se você está enviando o conteúdo de SMS correto

Apesar das diferenças, em algumas situações pode-se confundir uma oferta com informação, e vice-versa. Se a ideia errada chega aos seus contatos, vale a pena retificá-la o quanto antes.

Identifique se você está distribuindo o conteúdo de SMS mais adequado. Dentre os passos que devem ser seguidos estão:

Entenda as demandas de seu contato

Entenda qual é o seu relacionamento com o destinatário de sua mensagem e veja qual será a função principal do conteúdo a ser enviado.

Estude os pontos de contato da pessoa com a empresa e analise o que faz mais sentido no momento.

Saiba em que estágio de compra a pessoa está

Inclusive, entender do que precisa a pessoa está diretamente relacionado a saber em que estágio de compra ela está.

Enviar um SMS marketing de maneira precipitada pode queimar a oportunidade, mas nunca fazer o envio de ofertas desperdiça um importante canal de conversão. Sendo assim, vale a pena compreender em que parte do funil de vendas estão seus contatos. Caso estejam em busca de novas informações para tomar uma decisão, o conteúdo menos promocional seria o mais indicado.

Mas se a pessoa estiver quase fechando um negócio ou se já tiver comprado antes, então o SMS marketing é a opção certeira.

Analise os resultados

Para saber se você está agindo corretamente ou não, é essencial que você analise os resultados.

Confira as taxas de entrega e reveja se os números da sua lista estão atualizados. Avalie também as taxas de conversão. Se elas estiverem muito abaixo do esperado ou da média que você tinha em mente, é sinal de que os envios estão sendo feitos de forma equivocada.

Por que é importante reconhecer esse ponto

A pior consequência dos envios incorretos é que você perde um canal importante para se comunicar. Grandes serão as chances de a pessoa não querer receber mais as mensagens da sua empresa, interrompendo seu fluxo de comunicação e a possibilidade de relacionamento.

Além disso, a empresa perde a oportunidade de se tornar uma autoridade no seu segmento de atuação por meio da informação ou de conquistar mais vendas com ofertas oportunas.

Mandar o conteúdo correto, por outro lado, garante que a estratégia de uso de SMS seja a mais rentável possível.

Ao utilizar essas dicas, você conseguirá saber se está enviando o conteúdo correto para os seus clientes e, consequentemente, respeitando as boas práticas do SMS. A partir daí, ficará mais fácil obter resultados ainda melhores! Mas, além de ter a mensagem certa, é importante que ela seja a mais bem escrita possível. Por isso, conheça pelo menos 7 dicas para deixar otimizado o conteúdo do SMS marketing.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action