Você Sabia? Uso do SMS na agricultura.

Amanhã, dia 12 de outubro, é Dia das Crianças e da Nossa Senhora Aparecida aqui no Brasil, mas também Dia do Agrônomo, um profissional ligado a agricultura, zootecnia, horticultura, fruticultura e solos. Então, para dar continuidade às publicações no estilo “Você Sabia?”, aproveitamos a data para falarmos do SMS na agricultura, já que descobrimos vários usos inusitados do SMS nesse setor.

Muitos dos exemplos que vamos citar são percebidos por muitos como impossíveis de serem feitos, porém são reais e estão sendo uma ótima alternativa para um maior controle e repasse de informação nessa área, auxiliando diariamente nas atividades do setor.

Quer ver os exemplos inusitados que encontramos?

Imagine que é possível saber por SMS quando uma vaca está no cio? Agrônomos, veterinários e fazendeiros que cuidam de bovinos precisam fazer exames constantes nas vacas para descobrir se elas estão em seu período fértil e podem reproduzir. Porém, agora isso não é mais preciso, ao menos na Escócia, onde foi desenvolvida uma coleira pela qual as vacas enviam uma mensagem para seus donos avisando que estão “no clima”. Não é engraçado? Porém, é real.

Desenvolvida pela Universidade de Strathclyde, a nova coleira usa o mesmo tipo de sensor do Nintendo Wii para monitorar a atividade e o movimento de cada bovino. A partir desses dados, um programa consegue determinar se uma vaca está em seu período fértil, se engravidou ou se está pronta para dar à luz. E então, um software relaciona os movimentos da Mimosa com a vida sexual do animal e envia o SMS.

Olha só os benefícios disso: Como hoje a reprodução de bovinos é feita, em maior parte, por meio da inseminação artificial, a nova tecnologia irá fazer com que menos tentativas sejam necessárias para engravidar uma vaca, barateando o custo da carne e de derivados de leite.

Agora veja mais um uso inusitado do SMS nesse setor que acontece na Suíça: lá, as ovelhas vão passar a avisar os pastores, por meio de SMS, do perigo de ataque de lobos. Esse rebanho também irá utilizar uma coleira que detecta alterações no ritmo cardíaco (quando as ovelhas são atacadas por lobos, as batidas triplicam). A coleira inteligente avisa por SMS o pastor do ataque iminente; além disso, emite um sinal sonoro tão forte que assusta os lobos.

Mas qual é o real benefício? Os ataques de lobos a rebanhos têm constituído uma dor de cabeça para os pastores suíços. Em muitos casos, as ovelhas, assustadas, debandam a fugir e derrubam as cercas dos pastos onde se encontram, ou acabam morrendo.

Agora, em Uganda, país onde as áreas rurais têm baixa cobertura das redes de energia e os celulares muitas vezes são carregados com baterias de carros, o SMS é um dos principais meios de comunicação e fonte de informações. Lá, muitas informações sobre o plantio e cultivo de determinada fruta ou verdura, assim como informações sobre safras, são repassadas aos agricultores por SMS.

Bem que muitas empresas aqui do Brasil, ou associações de agricultores, poderiam fazer o repasse de orientações sobre os plantios a agricultores por SMS! O SMS também é perfeito para o uso no campo, para mapeamento de áreas, amostragem de solo e monitoramento de qualquer informação em tempo real.

O que você achou dos exemplos que trazemos para o Dia do Agrônomo?

Não perca o próximo Você Sabia?

Escrito por

Zenvia