Você Sabia? Monitoramento via SMS para idosos que moram sozinhos

Tecnologia utiliza SMS para convocar parentes em caso de emergências

Segundo o Censo de 2010, 6,9 milhões de pessoas moram sozinhas no Brasil. O que, do ponto de vista da liberdade, pode ser bem bom. Mas quem já sofreu algum acidente dentro de casa, sabe que nem tudo é tão azul. Quando se fala de idosos, então, a situação fica mais delicada. Porque todo mundo conhece um avô ou uma avó que só foi tomar banho, escorregou, caiu e não conseguiu levantar. Tendo companhia em casa, tudo ok. Mas como pedir ajuda se até o zelador está de folga? E o telefone sem fio ficou lá, tão longe?

Pensando nisso, acabou de chegar ao sul do Brasil – mas especificamente Porto Alegre, o serviço que faz sucesso nos Estados Unidos, funcionando como um anjo-da-guarda. Funciona assim: Quando o idoso precisa de auxílio, é só apertar o botão que fica numa espécie de rádio, num colar ou numa pulseira à prova d´água. Imediatamente, uma equipe de monitoramento 24 horas entra em contato por viva (e bem alta!) voz, perguntando o que aconteceu, montando um plano de ação e convocando a ajuda indicada – inclusive filhos podem ser colocados na linha. Caso o idoso não responda, avisos SMS são enviados para parentes, vizinhos, amigos ou para o profissional de saúde que o cliente informou.

A grande diferença está na tecnologia SMS e no monitoramento. Literalmente “Você nunca está só”. Quanto mais rápido for o atendimento a um idoso, maior é sua chance de recuperação, inclusive quando se trata de uma fratura.  Por isso, o SMS é tão importante em ações de monitoramento, pois é enviado e recebido na hora.

Gostou da ideia? Compartilhe a novidade, afinal, ela pode ser útil para quem você gosta.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia