SMS para eventos: uma estratégia eficaz e acessível
Melhore a organização e o engajamento do público com o SMS para eventos. Envie convites, atualizações e pesquisas de forma rápida e eficaz.
Saiba maisTraçar estratégias para recuperar e, em seguida, fidelizar um cliente detrator é ação que deve ser tratada como prioridade nas empresas. Afinal, um consumidor que se enquadra nessa categoria pode impactar negativamente o negócio das mais diversas formas: não comprando mais com a empresa, criticando a marca na internet e, até mesmo, não recomendando para sua rede de contatos.
Para não deixar um consumidor insatisfeito tornar-se um cliente perdido, algumas ações são necessárias. Identificar quem são os detratores, separá-los por categorias de insatisfação, definir diferentes abordagens e desenvolver estratégias de atendimento são algumas formas de lidar com esses consumidores.
Veja o que fazer para recuperar um cliente detrator:
O primeiro passo para lidar com detratores é saber quem eles são. A metodologia Net Promoter Score (NPS) é sua principal aliada nesse sentido. Caso algum consumidor dê nota abaixo de 6 na sua pesquisa NPS, ele é enquadrado na categoria detrator e deve ser acompanhado com cuidado para não se tornar um problema para sua marca.
Um dos sinais para identificar a insatisfação de clientes é quando várias pessoas começam a reclamar do mesmo problema.
Caso perceba que os consumidores detratores reclamam de falta de qualidade em diferentes aspectos, como produto, serviço ou atendimento, é preciso separar os clientes também em diferentes grupos para analisar a raiz de cada questão e trabalhar para resolvê-la.
Depois de identificar quem são os detratores e os motivos que levaram cada categoria a ficar insatisfeita com a marca, é preciso definir abordagens diferenciadas para cada grupo.
Um cliente insatisfeito com o produto, por exemplo, não deve ser tratado da mesma forma que o consumidor que reclamou do tempo de contato.
Um alerta: independentemente da categoria em que o cliente se enquadre, para reverter o quadro e transformar o detrator em promotor é preciso mostrar para os consumidores que sua empresa entendeu sua queixa e está trabalhando para resolvê-la da melhor forma possível.
Além de abordagens diferenciadas de acordo com a categoria em que o cliente detrator está, a empresa deve criar estratégias de comunicação para acompanhar esse consumidor.
Os chatbots são aliados eficazes das marcas para acompanhar um cliente detrator e buscar reverter a insatisfação dele. Com a ajuda dessa tecnologia, é possível realizar a pesquisa NPS e, também, tirar possíveis dúvidas dos consumidores e oferecer para eles respostas personalizadas, segundo informações coletadas do banco de dados.
Para recuperar um cliente detrator e aproximá-lo novamente da sua marca é preciso, antes de tudo, identificar os consumidores que fazem parte desse grupo, entender os motivos da insatisfação e, em seguida, apostar em abordagens personalizadas para resolver o problema. Por fim, transformar os detratores em promotores é outro passo essencial.
Outra medida importante é diversificar os canais de comunicação para os consumidores sempre conseguirem entrar em contato com a empresa, sem dificuldade.
Se você gostou deste conteúdo, leia também sobre estratégias de relacionamento: o que fazer com um cliente fidelizado e potencialize ainda mais seu atendimento!