Utilizando o SMS em concessionárias de veículos

Os diretores e proprietários de concessionárias de automóveis não estão enfrentando um ano animador. O desaquecimento da economia — que já provocou o fechamento de 1,2 mil concessionárias no país —, aliado às dificuldades de financiamento e ao fim das isenções fiscais explicam porque as vendas de veículos registraram no último mês de julho o pior 1º semestre dos últimos 10 anos.

O problema é que em meio ao cenário de crise econômica, muitos gestores dificultam ainda mais os seus resultados com ações de marketing inócuas ou de alto custo que, muitas vezes, não levam a nada que não seja o aprofundamento da crise.

O SMS em concessionárias de veículos já é utilizado com sucesso há anos pelos grandes players do mercado. Hoje você vai aprender a tirar proveito desse canal para melhorar os seus resultados em tempos de retração! Acompanhe-nos:

Evitar a crise por meio de estratégias de captação e fidelização

Se você é do setor automobilístico, nem é preciso lembrar que o segmento atravessa a maior crise da sua história — somente este ano, a perspectiva é de queda de 19% nas vendas.

Mas, se as notícias são ruins, é preciso atitudes novas para obtenção de resultados igualmente novos, concorda? Então, que tal aproveitar a black friday e a chegada do Natal para promover mudanças em suas estratégias de captação e fidelização?

Mas os tradicionais anúncios em classificados de veículos na Internet, impressão e distribuição de folders, e estratégias isoladas de e-mail marketing, ou custam caro, ou apresentam baixo grau de conversão.

Sobre isso, Peter Drucker, o guru da Administração dizia que

“não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito.”

E, de fato, isso faz sentido. O esforço gasto em determinadas campanhas exaure o caixa da concessionária e não contribui para nada que não seja afundá-la ainda mais na crise.

Na verdade, em momentos como esse, as estratégias de atração devem ser engajadoras e custar pouco à empresa. Então, que tal fazer como tantas outras organizações e tirar proveito do SMS para atrair velhos e novos clientes?

Primeiro: por que utilizar o SMS?

Não há apenas um motivo. Vejamos algumas respostas:

  • Mensagens via celular são simples e objetivas, com taxa de abertura de 98%;
  • O tempo de leitura é de cerca de 90 segundos;
  • Maior simplicidade na utilização;
  • Possibilidade de envio de SMS em massa via web ou API de integração;
  • Baixo custo de investimento e ROI elevado — em 2013, a Revista Exame apontou o SMS como uma das melhores estratégias para divulgar produtos com êxito a baixo custo;
  • Possibilidade de capturar contatos de outros sistemas — fácil integração com os mais diversos softwares.

Como utilizar o SMS em concessionárias de veículos

Uma ação de Mobile Marketing para concessionárias é bem simples de ser feita. Se você trabalha com revisão automotiva, por exemplo, pode programar o seu sistema de gestão para disparar um alerta na data em que cada cliente deve voltar à loja para trocar filtros, ou fazer alinhamento/balanceamento etc.

[Concessinária] “Rogério, o seu último diagnóstico de freios já passa de 1 ano. P/sua segurança, entre em contato e agende a sua revisão: 3456-7890”.

Agora, imagine se esse alerta fosse integrado a um sistema de envio de SMS, garantindo disparo de lembretes automáticos para cada cliente?

Vamos a outro cenário. Na chegada do Natal, o primeiro passo para melhorar os resultados é trazer os clientes de volta para a concessionária. E isso pode ser feito por meio de brindes e cupons de descontos, que podem ser enviados por meio de códigos premiados, via SMS.

Afinal, a instalação de um acessório grátis certamente não será desprezada por nenhum cliente. E a sua visita à loja poderá ser o ponto de partida para despertar nele o desejo de trocar o seu carro por um modelo mais novo, ou adquirir algum outro serviço complementar.

Outras utilidades do SMS em concessionárias de veículos

Vejamos, a seguir, mais algumas ideias de usos para o SMS:

  • Acompanhamento do processo de compra e regularização da documentação do veículo adquirido;
  • Lembretes aos clientes que possuem agendamento de revisões, evitando horários ociosos por não comparecimentos — há aqui ainda a praticidade e a redução de custos com ligações telefônicas;
  • Divulgação de promoções “relâmpagos”, feirões e condições imperdíveis de seminovos;
  • Promoção de novos modelos, com envio de cotação de veículos;
  • Campanhas que atraiam o consumidor para a loja, com oferecimento de descontos em serviços, instalação de acessórios, peças etc. — o SMS permite a segmentação de mensagens de acordo com critérios parametrizáveis;
  • Protocolos de atendimento ao cliente (SAC);
  • Envio de código de barras de fatura e boleto;
  • Trabalho de cross-media: você pode, por exemplo fazer um trabalho com disparo de e-mails. E, com base nos clientes que abriram as mensagens, pode ser enviado um SMS para ampliar ainda mais o impacto e a persuasão da campanha;
  • SMS promocional com links: use o SMS para atrair os seus clientes para suas redes sociais. Por exemplo

[Concessinária]Felipe, você já conhece a promoção ‘troque o óleo com a gente e ganhe um kit de ferramentas?’ Aproveite! (link da promoção).

SMS como estratégia das grandes empresas no futuro

Um estudo da Telefonica divulgado em 2016 revelou que o uso de SMS como ferramenta empresarial deve continuar crescendo no futuro.

O relatório concluiu que a capacidade de chegar a 99,99% dos dispositivos, somada à impressionante velocidade com que os destinatários costumam ler as mensagens, demonstram que o SMS deve crescer significativamente nos próximos anos — especialmente nos setores financeiro, educação, saúde e varejo.

E, anualmente, ainda de acordo com o estudo, são enviadas cerca de 8,3 trilhões de mensagens móveis, por SMS ou ferramentas similares. Ou seja, tem mesmo muita empresa ganhando vantagem competitiva por meio do Mobile Marketing, concorda?

Enfim, diante de tudo isso, você já percebeu que SMS em concessionárias de veículos é uma forma inteligente, barata e simples de aproximar clientes e conquistar novos. Agora, que tal continuar conosco e saber tudo sobre SMS para revisões de veículos? Boas vendas, e até breve!

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia