Use SMS Marketing para transformar crise em oportunidade

 

Depois do cenário econômico desafiador de 2015 e a recuperação lenta desde 2016, as empresas ainda enfrentam um cenário de incertezas na economia brasileira. A ameaça de nova carga de impostos e a alta do dólar são alguns dos obstáculos que companhias de todos os tipos e tamanhos estão enfrentando no contexto atual.

Mas esses sinais de crise podem transformar-se em oportunidades de marketing para aquelas que querem fidelizar os clientes e criar novas formas de relacionamento, otimizando recursos e reduzindo gastos operacionais.

A tecnologia tem um papel fundamental nesse cenário e o SMS Marketing  é o catalizador de oportunidades para empresas de todos os setores, que querem potencializar seus negócios. Eficiente e de baixo custo, esse recurso tem uma função estratégica e é uma ótima ação para quem busca assertividade e um maior retorno de engajamento com seu público-alvo.

Vantagens do SMS Marketing

Atualmente, segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil possui mais de 280 milhões de aparelhos celulares. A estimativa é que, até 2018, esse número ultrapasse a marca de 350 milhões de linhas. Esses números servem como um incentivo para empresas que querem reinventar seu modelo de atendimento e de relacionamento com os clientes por meio do uso do SMS Marketing.

As vantagens dessa ferramenta são muitas. O SMS é eficiente, econômico, 100% mensurável e personalizável, possibilitando que cada empresa segmente suas campanhas como quiser. O recurso ainda é compatível com todos os tipos de celulares. Característica relevante porque, apesar do grande número de linhas disponíveis no País, existem ainda usuários sem amplo acesso à internet ou aos aplicativos (cerca de 74% das linhas são pré-pagas e com pacote de dados reduzido).

Para que a campanha certa seja encaminhada para o público certo, as empresas precisam investir no conhecimento de seus clientes, entendendo o que eles desejam. Outra tarefa fundamental para o sucesso da campanha via SMS Marketing é criar uma comunicação envolvente, direta e assertiva em todos os processos, da venda ao pós-venda.

O universo mobile e do SMS Marketing é vasto e pode ser explorado das mais variadas formas pelas empresas que buscam uma ação inovadora para se comunicar com seus clientes. As funções do recurso são diversas. As empresas podem divulgar promoções, informar sobre lançamentos de produtos, anunciar ofertas relâmpagos, enviar cupons de descontos, gerar lembretes e realizar pesquisas de satisfação.

Amplo leque de funções

Uma agência de viagens, por exemplo, pode realizar o marketing de turismo, enviando promoções de viagens por sms, dicas de roteiros alternativos, lembretes sobre datas e horários de voos, além de sms para avisar sobre reservas efetuadas pelo cliente. Outra opção é realizar ações de comunicação por sms com guias. Uma empresa de e-commerce pode enviar mensagens com links de ofertas ou cupons de desconto. Já um banco pode enviar alertas de transações bancárias realizadas ou mensagens com códigos de pagamento e linhas digitáveis de boletos.

Os baixos custos desse tipo de ação aliado à sua elevada taxa de assertividade transformam o SMS Marketing em um canal direto de relacionamento com clientes efetivos e potenciais. Pesquisas revelam que a taxa de abertura da ferramenta é de 98%, enquanto a taxa de resposta é de 26% (no caso do e-mail marketing, esses números caem para 22% e 5%, respectivamente).

Esse tipo de campanha ganha ainda mais relevância em tempos de crise em que departamentos de Comunicação e Marketing precisam ser ainda mais eficientes, sem comprometer o orçamento já apertado dessas áreas. Aproveite também essa chance de usar o SMS Marketing a seu favor!

Escrito por

Zenvia